Vantagens, Desvantagens e Riscos da Fertilização In Vitro

0
Vantagens, Desvantagens e Riscos da Fertilização In Vitro
1 (20%) 1 vote

A fertilização in vitro é um método que utiliza a coleta de um óvulo do corpo de uma mulher e assim se fertiliza com o espera do homem. Após isso o zigoto é imediatamente implantado novamente no útero da mãe para que aconteça o desenvolvimento normal do feto. Essa técnica é utilizada somente em último caso, nas tentativas, de casais que possuem problemas para engravidar, ou seja, com problemas de infertilidade.

Mesmo que essa técnica tenha um alto custo e tampouco tem a probabilidade de 100% de dar mesmo certo, acaba sendo como a última esperança de casais que queiram ter um filho.

anúncios:


E se você passa por esse tipo de problema e tem o desejo de iniciar um tratamento deste, com certeza deve ter muitas duvidas em sua mente, certo? Pois fique tranquila, hoje iremos abordar todas as vantagens, desvantagens e também os riscos que se pode ocorrer em uma fertilização in vitro. Quer saber mais? Confira agora com a gente!

Invitro

Procedimento Fertilização In Vitro

A primeira etapa deste método é a indução da ovulação. Com a ajuda de remédios, os hormônios femininos são estimulados para que assim seus ovários consigam produzir mais óvulos do que normalmente produziria.

Os óvulos maduros são recolhidos com o auxilio de uma agulha de aspiração, exatamente como também é feito com o esperma masculino, que é dado pelo homem por meio de masturbação e assim são combinados com os óvulos ainda em placas.

Após a fertilização dos óvulos, juntamente com os embriões, são incubados pelo período de três a cinco dias para ocorrer o crescimento. São escolhidos então os que se encontram mais saudáveis, o que dependerá muito da idade da mãe e de alguns outros fatores e são introduzidos no útero com o auxilio de um cateter.

anúncios:

A grande vantagem da fertilização in vitro é que sempre acontece a formação do embrião para a chegada ao útero, porém, tem o fator de que nunca se é garantida mesmo a implantação total, uma clara desvantagem do método. Uma outra desvantagem é que se existe a possibilidade de uma hiperestimulação do ovário, que se dá pela utilização de remédios para a fertilidade que super estimulam a produção de óvulos no corpo da mulher.

Vantagens da Fertilização In Vitro

Com certeza para os casais que possuem problemas de fertilização garantem ótimos benefícios com esse método. Seja qual for a situação que acarreta a infertilidade, o óvulo feminino sempre será unido a uma célula viável de esperma, o que garante que o embrião será gerado e assim poderá ser inserido no útero da mãe.

Existem alguns procedimentos que são totalmente viáveis com a fertilização in vitro, são eles: transferência de embriões congelados, aconselhamento genético, eclosão assistida e injeção intracitoplasmática de espermatozoides.

Alguns casos são utilizados tanto óvulos como espermas doados, para quando há a possibilidade do casal não poder utilizar os seus próprios por algum motivo.

Desvantagens da Fertilização In Vitro

As crianças que nascem através da fertilização in vitro, em muitos casos, são chamadas dos já conhecidos “bebês de proveta”, porém, mesmo que o embrião seja criado, a criança irá crescer e ter um desenvolvimento como qualquer outra criança.

Vantagens Fertilização

Outra desvantagem é o equivoco é a do pensamento das pessoas que a fertilização in vitro é um procedimento dos mais fáceis, pois a realidade é totalmente outra. Esse método necessita de muito planejamento e principalmente de muito esforço das pessoas envolvidas. A mãe irá tomar injeções para a fertilidade e terá de efetuar um monitoramento de seus ciclos para poder garantir uma boa coleta de óvulos e assim que a transferência dos mesmos seja feita no melhor momento.

Riscos da Fertilização In Vitro

Os riscos por menores que sejam, existem sim. Podem ocorrer trombose, hemorragias e alguns sintomas colaterais um pouco chatos de se lidar. Porém somente em casos extremos.

O risco maior somente é o de toda a espera e ansiedade, o que é altamente normal nestes casos, darem errado. Mesmo sendo um método excelente, ele não garante 100% de resultados, principalmente pelo fator da idade da mãe.

Esperamos ter lhe explicado todos os pontos da fertilização in vitro e que isso os ajudem a tomar a decisão de passar ou não por esse tipo de tratamento. Boa sorte!

anúncios:


COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here