O Santo e a Porca

0
O Santo e a Porca
5 (100%) 1 vote

O santo e a porca é um roteiro de peça teatral criado por Ariano Suassuna, um dos maiores poetas, dramaturgos e romancistas da atualidade. Ele faleceu recentemente no dia 23 de julho de 2004, aos 87 anos.

O Santo e a PorcaNo entanto, nos deixou várias obras ilustres que são marcos na Literatua por conter riqueza de história cultural. Como é o caso do Santo e a Porca que você terá aqui um pequeno resumo de seu enredo.

anúncios:


 

 

O movimento que se destaca nessa obra é o Modernismo tendo a geração 45 como fase principal na época que foi escrita.

O Santo e a Porca foi lançado em 1957 na região nordeste e até hoje, essa leitura é exigida em vestibulares, exame do ENEM por ser de grande importância para a sociedade.

Ela representa a manifestação da cultura nordestina estando dividida em três atos:

anúncios:

1 – Apresentação dos personagens

2 – Desenvolvimento

3 – Ápice

O tema ou assunto gira em torno da avareza, pois o impasse se dá quando o protagonista pensa que irá perder todo o seu dinheiro que guardava numa porca de madeira.

Apesar de ser um gênero de comédia, o texto pretende trazer uma reflexão sobre a relação do ser humano com o mundo físico (representado pela porca) e o espiritual (representado por Santo Antônio).

Veja Também: Confira também o Resumo do livro O Pagador de Promessas

Resumo do Santo e a Porca

O Santo e a Porca contam a história de um velho avarento chamado de Euricão Árabe. Este homem (protagonista) é devoto de Santo Antônio e tinha como hábito de guardar todas as suas economias numa porca de madeira.

Quando ele recebe uma carta de Eudoro dizendo que iria lhe privar de seu mais precioso tesouro, Euricão fica com receio achando que Eudoro poderia pedir o dinheiro de sua porca.

Nesse momento, Caroba, a empregada do lar, entende a situação da seguinte maneira: o tesouro à que o Eudoro se referia era Margarida, filha de Euricão. O Eudoro, fazendeiro, deseja casar-se com sua filha, a Margarida.

Só que Margarida namorava escondido com Dodó, filho de Eudoro. Então, Caroba aproveitava a situação para arranjar um dinheiro e casar-se com Pinhão, seu noivo.

A empregada planeja casar Margarida com Dodó, e Benona, irmã de Euricão, com Eudoro, pois os dois haviam sido noivos no passado.

Ela primeiro inventa que Eudoro iria pedir a mão de Benona em casamento, depois se aproveitaria do medo de Euricão de perder seu dinheiro e combinaria com ele uma comissão para ajudá-lo a tirar 20 contos de Eudoro.

Então, Caroba esconde as meninas no quarto, tranca Dodó com Margarida e se disfarça para receber Eudoro como se fosse Margarida.

Depois de se disfarçar de Benona, ela faz com que Eudoro se apaixone novamente pela antiga noiva e o tranca no quarto com ela.  

Eurico resolve enterrar a porca no cemitério, mas quando levanta de madrugada para pegá-la não a encontra, Pinhão já havia levado a porca para o quarto de Caroba.

Ao passar pelo quarto de Margarida, vê a filha saindo de lá com Dodó. Como Dodó tenta se explicar achando que Euricão está bravo por estar junto no quarto, ele começa a desconfiar de que o moço roubou sua porca e começam a brigar.

Ao ouvirem a discussão, todos saem dos quartos. Pinhão pede dinheiro a Euricão para dizer onde está a porca.

Quando a recupera, percebe que o dinheiro guardado não vale mais. Os casais se acertam e Euricão termina sozinho com a porca e sem o dinheiro, perguntando a Santo Antônio o que aconteceu.

O Santo e a Porca – Personagens

Agora que você leu esse pequeno resumo do Santo e a Porca, conheça os seus personagens. Cada um possui uma figura importante na peça e você terá abaixo um pouco sobre cada um.

  • Euricão: é o personagem principal da peça, vive com sua filha Margarida e sua irmã Benona. Após a morte da esposa, Euricão se torna um homem mesquinho e ligado a bens materiais.
  • Margarida: filha de Euricão. Personagem que desperta o interesse de Eudoro, um homem mais velho, mas gosta de seu filho Dodó.
  • Benona: irmã de Euricão, uma solteirona recatada. No passado, chegou a assumir compromisso com Eudouro e ainda era apaixonada por ele.
  • Eudoro: um fazendeiro de posses, que já tinha certa idade e, por ser solitário, desejava pedir a mão de Margarida em casamento.  
  • Dodó: filho de Eudoro. O personagem, apesar de ser apaixonado por Margarida, se mantém submisso ao pai e só consegue terminar com sua amada por conta das armações de Caroba.
  • Caroba: empregada de Euricão e desejava casar-se com seu noivo Pinhão. Para conseguir dinheiro para seu casamento, utiliza de sua esperteza e gera toda a intriga da peça.
  • Pinhão: também trabalhava para Eudoro. Personagem que possuía um linguajar mais oralizado, representando a fala dos mais simples.
  • Porca: objeto do qual a peça gira em torno. Simbolizava a avareza.
  • Santo Antônio: além de santo casamenteiro, também era convocado para proteger as finanças de Euricão, já que era seu santo protetor. Simbolizava o divino e o sagrado.

O Santo e a Porca – Resenha em Vídeo

Gostou? Então, comente abaixo e compartilhe a sua opinião!

 

anúncios:


COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here