O que é Pelvis?

0
O que é Pelvis?
3.1 (61.43%) 14 votes

Nosso corpo é composto por diversos tipos de ossos e órgãos. A pelve é fica localizada na região da cintura. Segundo alguns dicionários é um local de transição entre o tronco e os membros inferiores.

Nele podem ser encontrados diversos órgãos importantes para funcionamento do nosso organismo, tal como os rins, bexiga, próstata, ovários, útero, entre outros mais. Para que suas funções sejam realizadas, há uma espécie de tecido que é responsável por sustentar todos eles.

anúncios:


O que é Pelvis?

O que é Pelvis? – Causas, sintomas e tratamento

Dores pélvicas é um tipo de dor mais comum em mulheres mas atinge os homens com certa frequência, geralmente esse tipo de problema aparece para indicar algo no órgão reprodutor feminino, também pode ser um sinal de alguma deficiência no trato urinário, intestino ou reto. Além da gravidez, a dor também pode aparecer como um sintoma para doenças como: endometriose e fibrose uterina.

Durante a menstruação, a dor pode estar estar relacionada a contrações do útero ou ovulação. Ela pode atingir tanto o lado direito quanto esquerdo, vai depender do órgão afetado.

Para identificação do problema e diagnóstico, são utilizados exames como ultra-sonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Já o tratamento medicamentoso pode incluir analgésicos, anti-inflamatórios ou antibióticos, dependendo da intensidade e causa. Para doenças mais graves como a endometriose, são indicadas cirurgias.

Dores pélvicas durante a gravidez, é normal?

o-que-e-pelvis-1

anúncios:

Embora seja comum no mais para o final da gravidez, em todos os casos, a dor pélvica deve ser relatada ao médico. Ela costuma surgir a partir do primeiro trimestre de gestação, ou até mesmo poucos dias antes do parto.

A razão associada a ela é em função do peso que a barriga ganha, especialmente nos últimos meses. Mas também pode estar ligada a outros fatores como:

  • Produção de relaxina, é um hormônio responsável para garantir mais elasticidade entre os ligamentos, o que faz com que as articulações fiquem mais “soltas” para o parto;
  • O aumento de pressão nos órgãos e músculos localizados na região pélvica à medida que a gravidez avança.

Para os homens, o que a dor pélvica pode significar?

o-que-e-pelvis-2

Para os homens a dor pélvica pode significar a inflamação da próstata ou hiperplasia benigna, mas também pode estar associada a doenças sexualmente transmissíveis, a exemplo da gonorreia ou clamídia. Ainda destacamos a peritonite, infecção urinária, epididimite, câncer de cólon, pedra nos rins, apendicite, hérnias ou dano muscular pélvico.

A depender da causa, o tratamento para a dor é feito com antibióticos, anti-inflamatórios, relaxamento, fisioterapia, analgésicos e em caso de necessidade é indicada a cirurgia.

Há também as dores pélvicas crônicas, que é quando a dor persiste por um período de mais de 6 meses, de forma contínua e pode interferir nas atividades cotidianas dos pacientes. A dor pélvica crônica pode ser sintoma para: endometriose, varizes pélvicas, adenomiose, síndrome do cólon irritável, cistite intersticial, fibromialgia, problemas nas articulações lombares, infecções urinárias e inflamação dos músculos da região pélvica.

Diferenças da pelve masculina para a feminina o-que-e-pelvis-3

O furo na pelve masculina, no ísquio, tende a ser maior do que o da mulher, também é mais arredondado, possuindo um formato mais “triangular”. A posição dos ossos na pelve feminina envolve um espaço mais largo, enquanto que na masculina eles são mais estreitos.

No caso dos homens, o ílio tende a ser mais fino e alto, e possui as bordas superiores em posição vertical, nas mulheres ele é mais largo e abre para os lados. O ângulo do ísquio também se difere em 60º em uma pelve masculina e cerca de 90º em uma feminina. A pelvis óssea (esqueleto da pelve) é muito resistente e é formada pelos seguintes ossos:

  • Osso do quadril
  • Sacro
  • Cóccix

Em todo o caso, se você sente qualquer dor na região, procure o seu médico. Só ele é quem pode apontar o diagnóstico preciso para o seu problema e também o tipo de tratamento mais recomendado, seja através de medicamentos ou então com a intervenção cirúrgica. Nunca opte pela automedicação, busque sempre um profissional preparado para auxiliá-lo.

Se ainda tiver alguma dúvida sobre O que é Pelvis, pergunte nos comentários que responderemos o mais breve possível!

anúncios:


COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here