Mentruz com Leite

1
Mentruz com Leite
2.9 (57.14%) 7 votes

 

Não é de hoje que utilizamos receitas caseiras para o tratamento de doenças. Você encontra muitas delas espalhadas por aí, seja na internet ou TV, sem muito esforço, com as mais diversas finalidades e indicadas para variados tipos de situações. De fato, elas são bastante úteis para você que quer garantir mais qualidade de vida e ter uma recuperação mais e “natural”, caso venha a adoecer.

anúncios:


É importante dizer, que apesar de seus benefícios, não é recomendável exagerar em nenhuma delas, pois, por mais que seus efeitos sejam benéficos, o uso em excesso também pode faz mal.

Mentruz

O mentruz é também conhecido como, erva-vomiqueira, erva-formigueira, mentruz-rasteiro, mastruz-miúdo, mastruço dos índios e pode ser encontrado mais facilmente na cozinha mexicana, embora há quem diga que seja um meio é muito eficiente para espantar percevejos e pulgas ao adicionar folhas secas entre o lençol da cama.

mentruz-com-leite

O mentruz pode ser encontrado em todo o Brasil e é utilizado para fins medicinais desde o descobrimento do nosso país. É pertencente à família Brassicaceae, se o caule estiver ramificado e prostrado, a planta pode alcançar até 70cm de altura.

Possui folhas dividas, flores pequenas com coloração esbranquiçada. Com duas sementes que se separam, o fruto também é bem pequeno. Ao ser amassada, pode exalar um odor bastante semelhante ao agrião.

anúncios:

Receita de Mentruz com Leite

Dentre as indicações da receita de mentruz com leite é para quem sofre com ataques de asma e angina, no tratamento de laringites, e para fazer o corpo aumentar a transpiração.

Também é eficiente para auxiliar como um fortificante para os pulmões, vermífugo e combate à gripe. Porém, recomenda-se que seja tomado no máximo por 3 dias.

Receita de mentruz com leite: o modo de preparo é bem simples, basta que você tenha à disposição um liquidificador. Adicione o mentruz picado e leite na proporção de um copo para dois. Após batido, é só ingerir a mistura.

Receitas adicionais: A receita medicinal caseira para eliminar vermes requer: 1/2 colher (sopa) de folhas frescas de mentruz; e 1/2 litro de água. Utilizando uma panela, ferva as folhas frescas de mentruz durante o período de 3 minutos. Ao amornar, coe e tome de 2 a 3 xícaras (chá) por dia, sem adicionar açúcar.

Para dores musculares, reumatismo, contusões, a dica que damos é colocar o mentruz em um pilão, na quantidade de duas colheres de sopa de folhas, flores e sementes picadas, e 1 xícara de chá de álcool de cereais a 70%. Ao finalizar o processo de amassar, deixe a mistura em maceração por 3 dias. Em seguida, coe e faça o seu armazenamento em vidros escuros. Você pode fazer a ingestão de 15 gotas, ou uma colher de café diluída em água antes de fazer as principais refeições do dia.

Veja Também:

É claro que se você sofre com qualquer destes problemas é sempre buscar a ajuda profissional, em nenhuma hipótese faça nunca a automedicação. As receitas simples e caseiras são eficientes, e podem ser um bom complemento, mas não se esqueça de conversar com o seu médico para saber se está autorizado a utilizá-la, justamente porque se ingerido em grandes quantidades, o mentruz pode ser tóxico para o organismo.

Para fazer a conservação do mentruz, após realizar a lavagem das folhas, flores e sementes em água corrente e enxuta, é recomendável que você as deixe para secar à sombra, em um local bem ventilado. O armazenamento pode ser feito em sacos de papel ou vidros escuros.

Mentruz com Leite – Contraindicações

Como já destacamos anteriormente, evite utilizar as receitas em altas quantidades, quanto aos efeitos colaterais, o mentruz pode causar irritações nas mucosas e pele, vertigem, vômitos, dores de cabeça, problemas aos rins e fígado, colapso circulatório entre outros.

O consumo também não é indicado para mulheres no período de gestação, pois o seu uso pode causar a contração do útero e consequentemente, o aborto.

Fique atento às recomendações.

anúncios:


COMPARTILHAR

1 Comentário

  1. Sempre usei mentruz pra tosse gripe fortalecer anemia muito bom !!
    Agora gostaria de saber se da dor na barriga e mexe com intestino

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here