Zika Vírus

1
anúncios:
anúncios:

As notícias sobre o Zika vírus são cada vez mais frequentes nos noticiários, e não se trata apenas de um problema regional. No Brasil, as primeiras informações sobre as causas do Zika vírus surgiram no Nordeste, em Pernambuco.

Se considerarmos o prazo decorrido entre os primeiros casos de microcefalia, há cerca de 3 ou 4 meses, e o presente, quando o Zika vírus foi constatado em praticamente todos os países das três Américas, podemos ver que estamos enfrentando um caso de pandemia.

Veja Também: Conheça as doenças transmitidas pelas bactérias

publicidade:

Diferente da Dengue e da Chikungunya, provenientes de vírus transmitido pelo mesmo Aedes aegypti, o Zika vírus cria problemas que são levados pela vida toda, gerando crianças com o cérebro menor e com menos possibilidades de desenvolvimento físico e intelectual.

Zika Vírus

O Zika vírus não é contagioso, não passando de uma pessoa para outra, mas é transmitido pelo mosquito que, ao picar uma pessoa contaminada, adquire o vírus e o transmite para todos que forem picados por ele.

Zika Vírus – Sintomas

Zika e dengue

Os sintomas do Zika vírus são praticamente os mesmos da Dengue, embora mais fracos, desaparecendo entre 4 e 7 dias após sua primeira manifestação. A qualquer sinal dos sintomas é necessário procurar ajuda médica. Veja quais são os sintomas:

  • Febre de até 38,5°C;
  • Dores nas articulações, principalmente nas mãos e nos pés;
  • Dores musculares no corpo todo;
  • Dor de cabeça, que se manifesta atrás dos olhos;
  • Conjuntivite;
  • Hipersensibilidade à luz, principalmente durante o dia;
  • Manchas vermelhas na pele, que se espalham pelo corpo, podendo ser confundidas com sarampo;
  • Cansaço físico e mental.

Alguns pacientes também podem manifestar problemas digestivos, como náuseas, vômitos, diarreia e dores no abdômen, além de coceiras e aftas.

dab0e3cb92756ac50c0341e2630f70ef

Como o Zika Vírus é transmitido

O Zika vírus é transmitido unicamente pelo inseto Aedes aegypti, que geralmente ataca no final da tarde e no início da noite. Já há casos constatados de picadas também durante a noite. Somente a fêmea pica, já que precisa de sangue para chocar seus ovos.

Ao contrário da Dengue, no entanto, o vírus pode passar da mãe gestante para o filho, provocando a microcefalia. Alguns pesquisadores suspeitam que o vírus também possa ser transmitido pelo leite materno, podendo desenvolver os sintomas de Zika, mas esse problema está ainda sendo objeto de estudos, bem como a suspeita de ser transmitido por relações sexuais (nos Estados Unidos, um paciente apresentou o Zika vírus no esperma).

microcefalia

Tratamento para o Zika vírus

O tratamento para o Zika vírus é semelhante ao tratamento da Dengue, podendo incluir medicamentos contra dor e febre, anti-inflamatórios, colírio nos olhos e antialérgicos.

A recomendação médica é também para descanso durante 7 dias, fazendo uma alimentação rica em vitaminas e minerais, ingerindo muita água para não passar por uma desidratação.

É importante salientar que remédicos que contenham ASS (ácido acetilsalicílico) em sua composição não podem ser usados, já que aumentam o risco de hemorragias.

Zika Vírus – Prevenção

A única prevenção contra o Zika vírus é o combate ao mosquito Aedes aegypti. Para isso, é necessário manter sempre o quintal limpo e livre de recipientes que possam acumular água da chuva, evitando sua proliferação.

O uso de repelentes é indicado para todas as pessoas nas regiões atacadas pelo mosquito, sendo essencial para as mulheres grávidas, evitando a contaminação do bebê.

Trata-se de um problema de saúde pública, que deve ser combatido em todas as frentes: não basta apenas os órgãos públicos cuidarem do assunto, enviando agentes de saúde para verificar a existência ou não do mosquito. É preciso a participação de todos no seu combate.

O mosquito Aedes aegypti já alcançou todos os países das 3 Américas: do Norte, Central e do Sul, prevendo-se apenas duas exceções: Chile e Canadá, em virtude de suas temperaturas mais baixas, que não permitem a proliferação do agente.

Previna-se contra o Zika vírus mantendo a higiene no seu quintal e evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti: esta é a melhor forma de não contrair a doença.

Deixe um comentário!

COMPARTILHAR

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA