Tiziu passarinho

0
anúncios:
anúncios:

Observar os pássaros e seus hábitos, cantos é sem dúvidas muito bom. Cada um deles possui a sua característica e particularidade.

Ao todo, estima-se que existam mais de 8.500 espécies em todo o mundo. Dentre elas, uma das que mais intrigam são os papagaios, além de serem muito curiosos, possuem uma característica única e surpreendente no reino animal, são capazes de reproduzir algumas palavras ou frases que falamos, porém, o seu vocabulário dificilmente ultrapassar 20 palavras. E não para por aí… o Pitohui, um pássaro nativo das florestas da Nova Guiné, é considerada a única ave venenosa do mundo, pois possui na pele e nas pernas uma toxina capaz de paralisar alguns animais. Incrível, não é mesmo?

Mas hoje vamos falar sobre um pássaro muito especial, o pássaro Tiziu. Você conhece os seus hábitos? Esses pássaros que frequentemente são vistos acompanhados por suas parceiras. Sua reprodução só acontece em determinadas épocas do ano que são favoráveis para a reunir os alimentos necessários as suas crias. tiziu-passarinho-o-que-ele-come

publicidade:

Pássaro Tiziu – Saiba Mais

O nome científico do pássaro Tiziu é Volatinia jacarina, também é conhecido no Brasil como bate estaca, serrador, serra serra e tizil é uma ave da família Thraupidae. No geral é uma espécie mais facilmente encontrada em ambientes, como capinzais, parques, jardins, savanas, campos, beira dos brejos capoeiras, campos cultivados, lugares próximos a habitações.

anúncios:

Ele está presente em todas as regiões do nosso país e também alguns países da América do Sul como México e Panamá. O pássaro mede cerca de 12 centímetros em sua fase adulta e pesa mais ou menos 100 gramas sendo que o macho possui um brilho azul-metálico e a fêmea, uma coloração parda.

Veja Também – Pássaros autorizados para criar em casa (cativeiro)

anúncios:

Ao atingirem o ápice de sua maturidade sexual, as fêmeas podem apresentar a coloração marrom-oliva na parte superior e amarelo-amarronzado na região inferior e peitos e laterais escuras.

A troca de plumagem acontece duas vezes ao ano, sendo que no primeiro período, é a fase da reprodução onde as penas da cabeça ficam com um tom pardo. Uma nova muda de penas acontece antes do período reprodutivo onde ele fica com as pernas pretas azuladas, demonstrando estar pronto para se reproduzir.

tiziu-passarinho-o-que-ele-come-1

Pássaro Tiziu – O que Ele Come?

A alimentação do pássaro Tiziu é baseada especialmente de sementes ciperáceas e gramíneas, como a braquiária, embora também costuma capturar insetos como formigas e cupins. Os comedouros que possuem painço, alpiste e quirela de milho fininha são locais onde o Tiziu irá aparecer.

Veja Também – Pássaro Maritaca

Para a alimentação em cativeiro, é necessário oferecer uma boa variedade de sementes, uma sugestão interessante seria adicionar 50% de alpiste, 30% de painço amarelo, 10% de senha e 10% de níger. Também é interessante colocar de vez em quando alimentos vivos, como larvas de tenébrio, por exemplo.

Pássaro Tiziu – Canto e Acasalamento

O pássaro Tiziu atinge a sua maturidade sexual aos 12 meses de vida e a sua reprodução ocorre especialmente nas épocas mais chuvosas do ano como na primavera e verão, pois a quantidade de alimento que consegue capturar é maior. Em média, a fêmea consegue botar de 2 a 3 ovos.

Tiziu fêmea.
Tiziu fêmea.

Para atrair a fêmea o macho dá vários saltos mostrando a região branca sob as assas, e repousa sobre o local de origem. Seu canto é bem estridente e curto, o característico “ti, ti, tiziu”, acredita-se que é para atrair a atenção da parceira e também uma forma encontrada para delimitar o território. Somente os machos cantam, a fêmea não, mas ela consegue emitir ou vocalizar um piado.

Os filhotes nascem após 13 dias de incubação, aproximadamente, e são separados da mãe do 35-40 dias de idade. O macho sempre irá levar o alimento, ficando a cargo da fêmea fazer o choco dos ovos.

Seu ninho é feito de fibra de sisal, pequenas varetas, gramíneas, fibra de coco e raiz de capim.

tiziu-passarinho-o-que-ele-come-3

Deixe um comentário!

anúncios:
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA