Tamanho A3 em CM e MM

0
anúncios:
anúncios:

Papeis é sempre uma dúvida comprar, anda mais com tantos tamanhos e nomes diferente, para ajudar você, vamos falar do tamanho do A3 em CM e em MM entre outras coisas.

Em outro momento esse tamanho de papel A3 nem era tão popular, usado apenas em gráficas e papelarias para impressão de banners e avisos e impressos do gênero, mas agora tem se popularizado pela descoberta de como pode ser prático seu uso e aplicações.

Veja Também: Papel de Parede para Celular

publicidade:

Antes de falar sobre o tamanho, você conhece a história do papel?

anúncios:

Ainda não, vamos ao momento história: O papel nasceu na China no ano 105, no entanto era algo muito caro e raro, então era muito comum usar pedras, metais e pele de animais para documentos, registros e afins.

Nos dias atuais há muitas empresas que produzem o papel, com diversos tamanhos, nomes e muitos números, e é nesse momento que complica para algumas pessoas, qual a medida correta?

anúncios:

tamanho a3 a4

Papel A3 – Tamanho CM

O papel atualmente mais popular, podemos dizer de uso doméstico é o A4, com medida de 21 x 29,7 centímetros, a medida A3 é praticamente o dobro, 42×29,7 centímetros.

O nome do papel pode mudar de acordo com a medida, quanto menor o número, maior o tamanho do papel, veja:

  • A4: 21×29,7 cm
  • A3: 42×29,7 cm
  • A2: 42×59,4 cm
  • A1: 59,4×84,1 cm
  • A0: 84×118,9 cm

Algumas dessas medidas somente é usada por gráficas, jornais e produção de informativos, isso porque há impressoras especificas que atendem os tamanhos.

Papel A3 – Quando usar cm e mm?

Quando você compra papel para impressão, geralmente vem especificado em centímetros, para uso comercial, facilitando a compra do produto.

O uso do mm é usado na indústria gráfica, principalmente no corte, onde redimensionado o tamanho do papel para atender as especificações do cliente final.

Tipos de Papel

  • Papel jornal: papel de gramatura mais fina, usado para impressão de revistas e jornais.
  • Papel offset: papel usado para impressão offset, impressão em máquina de tinta, processo manual, geralmente usado em livros, catálogos e algumas revistas.
  • Papel fotográfico: usado em para impressão fotos, podendo ser brilhante ou fosca.
  • Papel Couchê: é um papel mais populares, por ser revestido em polietileno, é como tivesse um efeito plastificado, podendo ser também brilho ou fosca.
  • A outros para impressos específicos como paper gloss, color paper, kraft entre outros.

Alguns desses não são fáceis de encontrar em papelarias, é mais comum encontrar em locais destinados ao setor gráficos, você pode comprar no A3 ou na medida que você precisar, dentro do da lista de papeis que mencionamos acima, fora disso somente sob encomenda.

Veja Também: Sacola de Papel – Como Fazer

Gramatura do papel

Gramatura é a espessura do papel, dependendo da aplicação é necessário um papel mais firme, o que geralmente usamos em casa ou empresas comercias, é gramatura 75.

Mas pode ser mais firme o papel, se você já pegou convite de casamento, o papel é mais grosso, além de decorado, gramaturas para esse uso é geralmente 120.

Quando mais espesso o papel, mais caro fica, então vamos conhecer as mais populares:

  • Gramatura 115g: usado geralmente para aplicações de cartazes e panfletos, folhetos de baixo custo
  • Gramatura 150g: a maior aplicação é para folders e convites, ou mesmo aquelas capas de revistas mais duras.
  • Gramatura 250g a 300g: Essa espessura é geralmente usada em cartões de visita, são mais pesados e mais grosso.
  • Gramatura 35g e 55g: Geralmente usado em jornais, devido a sua finura e vida útil curta.

Todas essas gramaturas você pode usar em tamanho A3 ou qualquer outra medida que deseja, o importante é que tenha em mente como será o resultado da sua arte ou impressão no papel escolhido.

Da onde surgiu o Tamanho A

O tamanho A surgiu de um sistema de medidas alemão, DIN 476 no ano de 1922. Essas medidas eram popularmente conhecidas no período da Segunda Guerra Mundial, alguns anos depois passou a ser usado um novo modelo, chamado de ISSO 216

O novo modelo métrico passou a ser uado em muitos outros países, como Estados Unidos, Canadá e Brasil, em nosso país desde 1940, temos nosso próprio padrão, o órgão regulador, ABNT que é a Associação Brasileiras de Normas Técnicas.

Para quem usa papel em grande escala, para impressões dos mais diversos tipos, é necessário realizar cálculos, para cortes e medidas, para evitar desperdício e quantidade de folhas usadas.

Assim os tamanhos A são fazem parte da raiz quadrada de 2, podendo ser facilmente usados e calculado de diversas formas.

Em resumo o tamanho A3 é mais popular em gráficas e papelarias, em impressos de cartaz, cada vez mais popular no meio comum, o que dificulta realmente o uso doméstico é o valor da impressora, não é barato.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o tamanho A3 e suas curiosidades, compartilhe nas redes sociais ou deixe um comentário aqui se tiver alguma dúvida sobre o papal A3.

Deixe um comentário!

anúncios:
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA