Rodoanel Mapa

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Segundo algumas pesquisas recentes, o número de acidentes em São Paulo decaiu consideravelmente em 2015, sendo a maior baixa desde 1998 ano em que passou a vigorar o Novo Código de Trânsito Brasileiro.

A redução atingiu 23,7%, no entanto, os resultados apesar de positivos, podem ser atribuídos a fatores como a crise econômica, que reduz o número de viagens. Mas a capital também apostou em medidas relacionadas à segurança das vias, tal como a redução dos limites de velocidade e fiscalização por radares, que de certa forma também causou surpresa para os motoristas que ainda não estavam acostumados com novas regras, que resultou no aumento de infrações em 40% com multas.

É importante destacar que mesmo com várias medidas, o aumento da circulação de veículos só cresce. Uma dica para quem vai passar por São Paulo é utilizar a ferramenta da CET que demonstra como está a situação das vias em tempo real. Acesse: http://cetsp1.cetsp.com.br/.

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Você conhece o Rodoanel Mário Covas? Sabe o porquê e qual a finalidade de sua criação?

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Rodoanel Mapa

O Rodoanel Mário Covas, é conhecido também pelo nome de Rodoanel Metropolitano de São Paulo, possui aproximadamente 180km de extensão e a sua finalidade é melhorar o tráfego de veículos que circulam do interior para a capital. No geral, há uma grande movimentação por duas das vias marginais da cidade, a Marginal Pinheiros e Marginal Tietê, levando a uma intensa situação de congestionamento.

O projeto de construção ainda está em andamento, sendo que o que foi entregue até o momento ainda não totaliza a obra. O projeto foi dividido em Oeste, Sul, Leste e Norte, inauguradas em 2002, 2010 e 2014 respectivamente. Quanto a parte norte, a previsão é para que a mesma seja entregue em março de 2018.

Dentre os municípios que passam pela região metropolitana estão: Itapecerica da Serra, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires, Santana de Parnaíba, Barueri, Carapicuíba, Osasco, Cotia, Embu das Artes, Mauá, Poá, Suzano, Itaquaquecetuba e Arujá. Com a conclusão das obras no trecho Norte haverá também a ligação entre a cidade de Guarulhos.

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Um pouco sobre a história

Desde a segunda década do século XX, urbanistas e autoridades visavam construir um projeto que circundasse o núcleo central de São Paulo. Especialmente a partir de 1952 a necessidade do projeto passou a ser algo ainda mais interessante para a cidade, tendo em vista que o aumento na frota de veículos se deu de maneira exponencial. Na verdade, todo o esboço foi criado em cima das marginais Tietê e Pinheiros, mas a descontinuidade fez com que as mesmas passassem de vias expressas para comuns.

O Grande Anel Rodoviário, acabou sendo inviabilizado pela distância da capital, no entanto, no ano de 1987 tivemos a construção da Via Perimetral Metropolitana. Mas o projeto Rodoanel Mario Covas só veio a ser apresentado de verdade em 1992. A obra só saiu do papel no ano de 1998.rodoanel-mapa-1

A Rodoanel Mário Covas é responsável por fazer a ligação das rodovias ao porto de Santos e com isso garantir a qualidade de vida e tornar o trânsito mais fluído e ágil. Através da sua extensão serão interligados todos os corredores de acesso à metrópole, tais como: Anhanguera, Bandeirantes, Castelo Branco, Raposo Tavares, Régis Bittencourt, Imigrantes, Anchieta, Ayrton Senna, Dutra e Fernão Dias.

Com o projeto, também se espera reduzir o índice de acidentes que acontecem com caminhões de carga, para que desta forma se possa controlar melhor a contaminação ambiental.

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Confira abaixo as vias integrantes do sistema antecessor (mini anel viário) e seus respectivos acessos:

  • Marginal Tietê (acesso às rodovias Anhanguera, Bandeirantes, Dutra, F. Dias e Ayrton Senna)
  • Marginal Pinheiros (acesso às rodovias C. Branco, R. Tavares, R. Bittencourt)
  • dos Bandeirantes (acesso à rodovia Imigrantes)
  • Afonso d’Escragnolle Taunay (acesso à rodovia Imigrantes)
  • Complexo Viário Maria Maluf
  • Presidente Tancredo Neves
  • Avenida das Juntas Provisórias (acesso à rodovia Anchieta)
  • Viaduto Grande São Paulo
  • Avenida Luís Inácio de Anhaia Melo
  • Avenida Salim Farah Maluf (acesso à Marginal Tietê e rodovia Dutra)
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