Quando trocar os pneus do Carro?

0
anúncios:
anúncios:

Assim como nossos pés precisam de descanso para se recuperar de uma caminhada, os pneus dos carros não são imunes ao ambiente e, sobretudo, as interações entre os dois.

Os pneus dos carros sofrem sempre que esses são dirigidos, quanto maior a frequência de utilização de um carro, mais curto será o período de tempo em que seus pneus estarão em boas condições de uso, isso também depende das condições do terreno em que dirige.

pneu-furado-carro-estrada-amigos-viagem

publicidade:

Quando trocar os pneus do carro?

Um pneu desgastado pode ser um grande problema, pois um furo no meio da estrada pode ser catastrófico, além de uma série de acidentes que podem ocorrer pela diminuição do atrito entre asfalto e pneu, estabilizado pela camada de cerdas no pneu.

anúncios:

Por esses motivos e outros mais extensos é sempre bom manter o bom estado dos pneus em dia. Se você costuma levar o carro periodicamente para avaliação mecânica, não é raro que ele logo te informe quando precisará trocar seus pneus, mas caso esse não seja seu hábito, há uma série de itens que você mesmo pode conferir para saber se há necessidade de trocar os pneus do seu carro.

Dicas para Conferir

1. Profundidade dos sulcos
Os sulcos de um pneu em bom estado nunca devem ultrapassar 1,6mm de profundidade, especialmente em dias de direção em locais molhados e escorregadios. Uma forma amadora de medir isso é colocar uma moeda de um real no sulco, se a parte dourada for coberta, é hora de trocar.
2. Indicadores de desgaste
Os pneus mais novos já vêm com indicadores de desgaste, eles são invisíveis enquanto os pneus estão novos e começam a aparecer claramente conforme vai chegando o período de troca.
3. Rachaduras na lateral
Nem todos os problemas dos pneus são de desgaste. Procure por riscos ou cortes na parede lateral, são ranhuras que podem ser vistas a olho nu. Pode estar vazando ar dos pneus por essas ranhuras, ou um sinal de que ele logo irá estourar.
4. Saliências e bolhas
Assim como as ranhuras elas indicam que algo no pneu não está bem, e podem ser prenúncios de acidentes.
5. Vibração
A vibração faz parte da direção, mas ao notar um aumento considerável de vibrações, procure seu mecânico.

anúncios:

Deixe um comentário!

anúncios:
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA