Qual a função do Iodo no Organismo

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O nosso organismo necessita de uma série de nutrientes e sais minerais para que seu funcionamento seja pelo e que suas funções não sejam prejudicadas, além de proporcionar a um indivíduo qualidade de vida.

O nosso corpo absorve esses nutrientes e sais minerais através de uma boa alimentação, equilibrada, o iodo é um dos elementos que necessitam conter em nossa dieta diária, pois sua presença em nosso organismo é muito importante, caso falte iodo em nosso organismo, alguns problemas podem surgir.

Principal Função do Iodo no nosso organismo

iodo no organismoA principal função do iodo no organismo é agir na glândula da tireoide, atuando no funcionamento e desenvolvimento de hormônios, que são:

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Tri-iodotiroxina: Quando esse hormônio deixa de ser produzido ou tem baixos níveis no organismo, pode causar deficiência na visão, dores na barriga, olhos saltados ou bócio (garganta inchada).

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Tiroxina: a principal função e regular a velocidade do metabolismo do organismo, além de oxigenar os tecidos musculares.

O Iodo ainda tem outras funções no organismo, como conservar a temperatura do nosso corpo estável, quando desregulado, poderá haver problemas com a pressão artéria, sistema nervoso entre outros.

iodo benefícios

Dietas com Iodo?

Ainda algumas dietas são deficientes desse nutriente, o que pode agravar estados de saúde, ainda mais em crianças pequenas e bebês que já se alimentam ou mesmo em lactação, quando se faz necessário ingestão do iodo pela mãe, nestes podem causar danos cerebrais, já que um dos objetivos é produzir hormônios que atuam na oxigenação do corpo.

A ausência do iodo pode causar um estado mais grave como bócio, que é o aumento da glândula tireoide, localizado próximo a garganta, conhecido popularmente ao lado do gogó, causam fraqueza muscular, alterações de pele e redução no crescimento do pêlos.

Além de atuar em sistemas importantes do nosso organismo, auxilia no desenvolvimento das unhas, cabelos, dentes, um elemento tão pequeno mas com grandes proporções ao nosso corpo.

Iodo faz bem para a gravidez

O iodo ainda tem propriedades benéficas na gravidez, combatendo apoptose é um tipo de auto destruição celular, causando a morte do feto.

Diante de tantas funções importantes em nosso organismo, é necessário cuidado na alimentação, uma dieta rica em iodo e demais nutrientes favorecem o funcionamento do corpo.

Alimentação rica em iodo

alimentação com iodoO iodo é de extrema importância para nosso organismo, a ausência poderia causar sérios problemas no funcionamento, já que nosso corpo não pode produzir essa substancia, e necessário ingeri-lo por uma alimentação balanceada e equilibrada.

Pensando nisso, iremos apresentar alguns alimentos ricos em iodo e seus benefícios ao nosso organismo, ao incluir esses alimentos na sua dieta, poderá melhorar sua qualidade de vida e ainda evitar problemas futuros de saúde.

Alimentos onde podemos encontrar Iodo

Veja alguns alimentos fáceis de encontrar e ricos em iodo:

Bacalhau

Um peixe geralmente usado em festas de fim de ano ou alguma ocasião especial, usado em receitas especiais.

Rico em iodo, com baixo teor de gordura, sendo pouco calórico, contém vários nutrientes, como proteína saudável, cálcio, magnésio, potássio e vitamina E.

Ameixa seca

Esse pequeno fruto pode não parecer, mas tem grandes quantidades de iodo, além de outros nutrientes, como fibras, boro, vitamina A, vitamina K entre outros.

Ovo cozido

Esse acredito que é um dos mais fáceis de encontrar, além de encontrar aproximadamente 10% de iodo no ovo, pode se beneficiar de outros nutrientes como vitamina A, vitamina D, zinco, cálcio, antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento precoce e para quem quer emagrecer é uma ótima opção.

Banana

Uma fruta rápida de ser ingerida e muito fácil de ser encontrada, além de encontrar iodo na sua estrutura, outros alimentos como potássio fazem parte da sua composição.

Agora que você já sabe que banana tem iodo, você pode inserir essa fruta na alimentação e se beneficiar dos nutrientes que favorecem o organismo.

Milho em conserva

Sabe aquela latinha de milho você usa no fim de semana, colocando no arroz, esse enlatado contém uma grande quantidade de iodo.

Um xicara pode conter aproximadamente 14 microgramas de iodo.

Queijo cheddar

Talvez essa seja a fonte de iodo mais gostosa para alguns, geralmente usado em hambúrguer ou sanduiche, no entanto é necessário se atentar ao consumo devido a quantidade de calorias, tanto do lanche quanto no próprio queijo.

Morango

Uma fruta deliciosa, além de nutritiva, rica em vitaminas e sais minerais, que favorecem o nosso organismo, o que você não sabia é que nessa fruta contém uma quantidade de iodo, uma pequena porção, pode conter até 13 microgramas de iodo, quantidade suficiente para um dia.

Peixes em geral

Falamos do bacalhau acima, porque contém uma fonte impressionante de iodo, no entanto os demais peixes não ficam de fora da lista, também apresentam uma quantidade significativa de iodo.

Estes são alguns alimentos ricos em iodo que ajudam nosso organismo a funcionar melhor, além de serem muito fáceis de encontrar, lojas e supermercados e quem sabe até em feiras.

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O importante é incluir esses alimentos na dieta diária, para que o nosso organismo tenha pleno funcionamento das funções essências.

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Vídeo mostrando os benefícios do Iodo!

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