Procon Macaé

0
publicidade:

O Procon é uma fundação que está presente nos mais diversos municípios do Brasil. Trata-se um órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania que visa garantir a proteção e direitos dos consumidores.

Provavelmente você já passou por algum problema em que precisou da ajuda do Procon para resolver, não é mesmo? Saiba que isso é mais comum do que se imagina. O objetivo deste artigo é fornecer algumas formas de contato e destacar algumas maneiras que o consumidor possui para fazer a sua reclamação, em casos de necessidade.

Como faço para defender meus direitos?

Quando o consumidor tem problemas com o produto frente ao fornecedor, ele pode se dirigir à uma unidade do Procon e registrar a sua reclamação, seja por serviços mal prestados, adulteração na embalagem do produto, constrangimento, cobrança abusiva, ausência de documento fiscal, algo diferente no interior do produto e etc.

publicidade:

O Procon é um órgão encarregador de fornecer o auxílio de que você precisa para se sentir satisfeito em relação as soluções apresentadas, sejam de trocas, devoluções, reparos ou manutenção.

publicidade:

procon-macaé-1

É importante que o consumidor disposto a fazer a reclamação esteja munido de seus documentos pessoais e também aqueles que comprovem a relação comercial com a empresa, a exemplo da nota fiscal ou uma conta emitida do produto ou serviço.

No Procon, o operador de atendimento irá registrar uma ficha contendo os seus dados pessoais e também da empresa/loja no qual foi solicitado o serviço, ou feita a compra e um breve relato sobre os acontecimentos que lhe causaram desagrado.

Utilizando-se desses dados, o Procon entrará em contato com o fornecedor e solicitará que envie uma resposta ou a reclamação ou através de um representante compareça ao órgão para prestar esclarecimentos e chegar a um consentimento com o consumidor, na data e horários marcado fazendo, ou tentando fazer com que o problema seja resolvido.

procon-macaé-2

Sempre tenha em mãos, ao menos alguns destes documentos (se possível leve todos):

  • Faturas
  • Recibos
  • Certificados de garantia
  • Ordens de serviço
  • Contratos
  • Notas fiscais
  • Tíquetes de caixa, etc.

Antes de encaminhar a sua queixa, o Procon recomenda que o consumidor tente resolvê-lo com o fornecedor através do SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor. Anote também o número do protocolo cedido, assim como a data, hora e as orientações que lhe foram apresentadas.

Você não deve tentar sanar o vício ou defeito do produto sozinho pois pode ampliar o dano ou anular a garantia. Ao identificar o problema, você pode optar por:

  • Devolução do dinheiro.
  • Reparação do produto ou serviço.
  • Troca por outro em boas condições de uso.

procon-macaé-4

Procon Macaé: Contato, Telefone, Endereço

Precisa entrar em contato com o Procon Macaé? Segue o endereço, telefone e horário de funcionamento:

Endereço: Av. Presidente Sodré, 534 – Centro, Macaé – RJ, 27913-080

Telefone: (22) 2791-9008

Horário de funcionamento: 08:00–18:00

Para maiores informações, consulte: http://www.macae.rj.gov.br/procon.procon-macaé

Sobre alguns direitos do consumidor:

Proteção da vida e da saúde – Fornecedor deve sempre informar sobre os possíveis riscos à saúde ou a sua segurança;

Educação para o consumo – Você tem o direito de ser orientado sobre o uso adequado dos produtos na hora da compra ou em manuais de instrução;

Liberdade de escolha – O consumidor tem o direito de escolher o produto ou serviço que achar melhor, sem a interferência do fornecedor;

Informação – Acesso a dados precisos como quantidade, composição, preço, riscos e etc. questione sempre os fornecedores para esclarecer as suas dúvidas.

Proteção contra a publicidade enganosa ou abusiva – Caso o produto não corresponda aquilo que foi visto na publicidade, você tem o direito de pedir o seu dinheiro de volta ou cancelar a compra.

Consumido tem proteção contratual – Cláusulas de contrato abusivas podem ser revistas, anuladas ou modificadas por um juiz.

Indenização – O consumidor pode ser indenizado caso tenha sido prejudicado em sua compra por quem lhe vendeu o produto, inclusive também pode ser recompensado por danos morais;

Acesso à Justiça – Sempre que tiver direitos violados, recorra à justiça, se achar necessário.

Facilitação da defesa dos seus direitos – O consumidor pode fazer as reclamações mesmo sem provas, deixando para o fornecedor a obrigação de comprovar que o problema não ocorreu;

publicidade:

Qualidade dos serviços públicos – Órgãos públicos têm o direito de oferecer ao consumidor serviços de qualidade e que atendem as suas necessidades.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA