Por que Bocejamos?

0
anúncios:
anúncios:

O bocejo é algo que acontece como reflexo involuntário e, por muitos e muitos anos, ficou estabelecido o conceito de que bocejamos quando o corpo mostra que está precisando de sono.

Quando o bocejo acontece é praticamente impossível contê-lo. Uma pessoa, ao começar a bocejar, pode fechar a boca, mas seus músculos já estão acionados pelo reflexo e continuam com a contração, completando o ato de bocejar.

Tanto o ser humano quanto os animais bocejam e, recentemente, descobriu-se que também muitas aves são bocejantes. A teoria era de que todos bocejamos quando o oxigênio começa a ficar mais raro no ambiente em que estamos ou quando nossos músculos estão completamente relaxados.

publicidade:

Estabeleceu-se, com essa teoria, a crença de que uma pessoa que boceja frequentemente, não está recebendo oxigênio em quantidade suficiente para suas necessidades físicas. No caso, essa pessoa poderia estar precisando de um ambiente ventilado ou de exercícios aeróbicos para completar a quota de oxigênio necessária para seu organismo.

anúncios:

por-que-bocejamos2

Como constatação dessa teoria, o simples fato de se movimentar, lavar o rosto ou tomar um copo de água, faz com que a pessoa deixe de bocejar.

anúncios:

Segundo a medicina, o bocejo é um ato ainda desconhecido. Seria preciso esclarecer se o bocejo é necessário para o cérebro e qual parte do sistema nervoso controla esse reflexo involuntário. Alguns estudiosos acreditam que é o centro do cérebro, o mesencéfalo, servindo então o bocejo para despertar a pessoa que está bocejando, fazendo com que estique os músculos e ajude o sangue a circular pelo organismo.

Dentro desse conceito, o bocejo serve para distender os alvéolos pulmonares, permitindo maior entrada de oxigênio nos pulmões, tirando a pessoa da sonolência, quando o corpo fica mais relaxado e cria pequenos colapsos no pulmão.

Veja também: Por que Dormimos?

O bocejo pode ser acionado em outra pessoa quando vê alguém bocejando, ou seja, é um ato involuntário contagioso, e isso ainda também não tem explicação para a ciência.

Uma nova teoria para o bocejo: Por que Bocejamos?

Em 2014 surgiu uma nova teoria sobre o bocejo: bocejamos para baixar a temperatura cerebral. Isso, sem dúvida, é uma boa desculpa para quando bocejamos em momentos inconvenientes.

A conclusão foi feita por Andrew Gallup, da Universidade do Estado de Nova York, que, juntamente com uma equipe de pesquisadores norte-americanos e austríacos, resolveu fazer alguns testes, verificando assim que o número de bocejos depende da temperatura do meio ambiente.

A pesquisa foi feita em zona quente e árida dos Estados Unidos, onde notou-se que o nível de contágio dos bocejos aumentava com o aumento da temperatura externa, começando a cair em número, quando a temperatura externa ficava nos níveis da temperatura do corpo humano, em torno de 37°C.

O estudo também foi aplicado em Viena, em temperaturas muito mais baixas, próximas de zero graus. Quando os pesquisadores mostraram imagens de pessoas bocejando para outras, escolhidas ao acaso, notou-se que o bocejo contagiante era muito mais baixo no inverno do que no verão.

Para os pesquisadores, bocejamos quando precisamos de mais oxigênio nos pulmões para resfriar a temperatura do cérebro. Assim, o bocejo atua como um radiador, tirando o sangue quente do cérebro e substituindo por sangue mais frio, vindo dos pulmões.

Isso comprovou também que o fato de que, ao colocarmos algo frio na testa faz com que tenhamos menos bocejos, já que estamos resfriando o sangue dentro da caixa craniana.

Para os pesquisadores, a conclusão é simples: o cérebro funciona melhor e de forma mais eficiente quando a temperatura está mais baixa. Assim, o bocejo contagiante seria como um alerta para as outras pessoas de um mesmo grupo, que aumenta o seu sinal de vigilância. O bocejo, então, não seria um sinal de sono, mas um indicativo de que é preciso ficar alerta.

Possivelmente o bocejo seja um resquício de nosso estado primitivo, quando os humanos viviam em cavernas e precisavam ficar alertas o tempo todo durante a noite, para não serem surpreendidos por animais selvagens.

Deixe um comentário!

anúncios:
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA