Pirogalol

0
Pirogalol
5 (100%) 1 vote

Pirogalol, também chamado de ácido pirogálico, é um composto orgânico pertencente à família fenol. Ele pode ser utilizado como um revelador de filme fotográfico ou também na preparação de outros produtos químicos.

O pirogalol foi obtido pela primeira vez em ácido gálico, os quais podem ser obtidos a partir de galhas e cascas de várias árvores.

anúncios:

Pirogalol

É convertido em pirogalol por aquecimento com água sob pressão. Ele é o desenvolvedor fotográfico mais antigo. A sua rápida deposição dos sais de prata tem sido observada desde 1832.

anúncios:

As soluções alcalinas de pirogalol absorvem o oxigênio de forma eficiente e são utilizados na determinação do teor de oxigênio na misturas de gás. Ele é um branco inodoro ao cinza sólida. Possui o peso molecular de 126,111 g / mol.

Veja Também: Saiba as utilidades e restrições da Penicilina Cristalina

O que é Pirogalol?

Pirogalol é um composto orgânico cuja fórmula se apresenta como C 6 H 3 (OH) 3 . É composto sólido branco embora por causa de sua sensibilidade para o oxigênio, as amostras são tipicamente acastanhadas.

anúncios:

Ele é um dos três isoméricas benzenetriols. A planta aquática Myriophyllum spicatum é que produz esse ácido pirogálico.

É fundamental que você saiba que de acordo com a classificação e rotulagem harmonizada em alguns locais do mundo, essa substância é perigosa se ingerida, é nociva em contacto com a pele, é perigosa se for inalada, é suspeita de causar defeitos genéticos e é nociva para a vida aquática, com longa duração de efeitos negativos.

Por ser um componente químico muito forte, você deve ter o máximo de cuidado ao utilizá-lo!

Pirogalol – Como é Usado?

O Pirogalol ou benzeno-1,2,3-triol é um pó branco cristalino e um poderoso agente redutor. Foi primeiro preparado por Scheele 1786 por aquecimento de ácido gálico. Uma preparação alternativa é o aquecimento de ácido para-clorofenossulfónico com hidróxido de potássio.

Quando em solução alcalina, absorve água prontamente, tornando-se cor roxa de uma solução incolor. Ele também pode absorver oxigênio e é usado para calcular a quantidade de oxigênio no ar.

É usado para análise dos gases do digestor de lodo anaeróbio, APHA. A sua fórmula química para pirogalol é C6H6O3 como dito antes.

O uso de pirogalol, por exemplo, em formulações de corantes capilares está diminuindo devido a preocupações quanto à sua toxicidade. A sua DL50 (oral, rato) é de 300 mg / kg.

Hêne e o Pirogalol

Muito se fala em colorir os fios dos cabelos e a utilização de uma substância é bastante comum de encontrar no meio desse segmento. Um componente químico muito utilizado para alisar o cabelo é hêne, pois oferece custo muito baixo.

E o que hêne tem a ver com o pirogalol? É justamente por conter uma enorme quantidade desse componente orgânico. É o pirogalol que passa a colorir os seus fios deixando-os com o tom ideal ao desejo do seu coração.

Ele também permite que você cubra aqueles fios brancos deixando o couro cabeludo mais brilhante e sem um fio branco. Ele tem esse poder também!

Por ele ser baixo custo, você pode encontrar em qualquer local especializado em cabelos e o valor pode custar até R$ 10,00. Mas você deve ter cuidado na hora da aplicação. Seria interessante procurar mais informações de como deve usar e aplicar em seu cabelo.

Você não deve confundir henê com Henna, pois são dois produtos totalmente diferentes. Enquanto que henê é um composto químico que tem o objetivo de alisar e colorir os fios, a Henna é um pó cuja origem vem de uma planta que apenas tonaliza os seus fios progressivamente e sem alisá-los.

Um dos percalços que você pode ter ao usar hêne é que seu componente químico, o pirogalol, não permite que use diferentes variações de alisamentos ou tonalizantes por ser incompatível com outras substâncias.

A elas são possíveis citar: progressivas, descolorações, tintas, amônia, lítio, sódio, guanidina.

Outro aspecto interessante desse produto hêne é que uma vez aplicado em seu cabelo, ele durará por longa vida. A não ser que você deixe o cabelo crescer e vá cortando as pontas até que ele desapareça de seus fios. Ele é bem forte!

 

Que tal? Gostou de saber mais informações sobre pirogalol? Comente abaixo o que achou e se souber mais detalhes dele, acrescente aqui nos comentários! Colabore com o Portal Brasil 10 compartilhando esse post com seus amigos, familiares e parentes! Contamos com você!

anúncios:

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here