Pimenteira Ornamental

0
publicidade:

Plantas de todos os tipos são ótimos itens que auxiliam na decoração do nosso lar. As pimenteiras ornamentais podem ser utilizadas com esse intuito também, ou podem ter um significado especial para quem as cultiva. Preparamos um artigo que irá te ajudar a entender mais sobre ela, como cultivá-la da maneira correta e também muitas curiosidades interessantes a respeito.

Há diversos tipos delas que podem ser encontrados em lojas especializadas. Por suas cores, são fortes atrativos quando utilizados para a decoração e fazem toda a diferença no ambiente em que são colocadas.

pimenteira-ornamental

publicidade:

Há muitos vasos comercializados em várias lojas de jardinagem, no entanto, muitas pessoas ainda preferem cultivá-las em casa, adquirindo as suas próprias sementes. Seu plantio não chega a ser um desafio para os jardineiros menos experientes, mas é necessário se atentar a alguns cuidados importantes para evitar erros que possam levar a planta a morte. Antes de mais nada, a indicação de especialistas é que você adquira sementes de qualidade, reconhecidamente fortes, e de boa procedência.

publicidade:

A escolha correta para o vaso deve ser de cerâmica e com tamanho médio. Você deve preenche-lo com terra vegetal leve, fértil e com boa capacidade de drenagem.

Algumas curiosidades sobre a pimenta

A pimenta vermelha é originária da América, ela se tornou muito popular no mundo após a descoberta de Cristóvão Colombo, atualmente é um dos temperos mais utilizados no mundo perdendo apenas para o sal. Estima-se que aproximadamente um quarto da população mundial consuma pimenta regularmente.

Há quem diga que ela é muito eficaz para o tratamento de vários tipos de doença, tais como a artrite, catarata, gripes, resfriados, dores de cabeça e etc. O fato é que se trata de um alimento extremamente nutritivo, pois possui vitaminas A, B e C. Aliado a isso, temos uma  grande quantidade de magnésio, potássio, ferro e aminoácidos. Também é muito rica em betacaroteno, um ótimo antioxidante para retardar o envelhecimento precoce.

pimenteira-

Pimenteira Ornamental: Como cuidar – Pode comer?

Você pode cultivar as pimentas ornamentais em vasos, cantoneiras e jardins, no entanto, não é indicado que elas recebam diretamente a ação do sol. É necessário que seja aplicado fertilizantes ao menos uma vez ao mês. Nunca as deixe encharcadas, apenas umedecidas.

Se a sua pimenteira ornamental estiver em um vaso, não utilize pratos e muito cuidado com os pulgões que devem ser combatidos com água e vinagre que podem ser borrifados nas folhas do fruto.

A dica para quem quer durabilidade é cultivá-las em jardins da maneira correta, pois aquelas compradas em supermercados e floriculturas já possuem um certo tempo de vida, devemos levar em em consideração que elas dão frutos de uma vez só e isso só acontece após um certo período.

À medida que a planta mostrar que está enfraquecendo é necessário fazer a remoção dos frutos, desta forma, evitará que ela morra.pimenteira-ornamental-2

Uma superstição ligada diretamente a pimenteiras ornamentais diz que elas afastam todo o tipo de mau-olhado. Em todo o caso, acreditando ou não nessas coisas, não custa ter sempre à disposição um vaso em sua casa.

Uma dica muito importante, é que a semente deve ser plantada no vaso a uma profundidade considerável, faça um sulco de pelo menos 20 centímetros. Pimenteiras não são tolerantes a temperaturas muito baixas e geadas, por isso, recomendamos que cultive-as nos períodos quentes do ano.

Ao atingir uma média de 15 centímetros de altura, a pimenteira já estará pronta para a sua primeira floração, então é só aguardar. Nestes estágio, espera-se que ela já tenha raízes desenvolvidas e as folhas estejam bem viçosas e distribuídas.

Após a floração, as pimentas começam a brotar no prazo de 2 meses, mais ou menos. Se o clima for favorável, e houver todos os cuidados necessários para o seu desenvolvimento, o processo pode ser acelerado um pouco mais.

pimenteira-1

Se você tem dúvidas quanto ao consumo dos frutos, saiba que não há problema algum quanto a isso! Apenas um detalhe é importante, as pimentas ornamentais produzidas podem conter um grande índice de agrotóxicos. Não é recomendável que se consuma na primeira safra, se este é o caso.

publicidade:

Deixe um comentário!

Anúncios:
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA