Pássaro Maritaca

25
anúncios:
anúncios:

O pássaro maritaca é originário das regiões onde o cerrado é predominante, comumente é possível encontrar essa aves que fazem parte da família  dos psitacídeos nos estados do Piauí, Alagoas, Pernambuco, Moto Grosso do Sul, Goiás e até mesmo em outros países, como por exemplo, no Paraguai.

Seu habitat natural são as matas altas e ciliares e também os pinheirais, mas atualmente muitos habitantes das grandes cidades têm adquirido o pássaro maritaca para tê-lo como um animal de estimação, criando-os fora do seu local de origem.

pássaro maritaca

publicidade:

Curiosidades da Maritaca

  • A maritaca não possuem o sexo visível a olho nu;
  • Esses animais costumam ser vistos em bando;
  • Um adulto chega a pesar cerca de 250 gramas;
  • O acasalamento da maritaca acontece entre os meses de agosto a janeiro;
  • Costumam dar de três a cinco ovos.

Pássaros Maritacas – Alimentação

De acordo com biólogos que estudam esse tipo de espécies a alimentação das maritacas deve conter frutas como: abóbora, banana, mamão e laranja, também podem ser acrescentados às refeições castanhas e milho verde.

anúncios:

Cuide bem da sua maritaca

Como qualquer outro animal o pássaro maritaca não é muito adepto de viver preso em gaiola, porém a maioria dos donos costumam deixá-los assim para evitar que vão embora, mas cuidado dê uma certa liberdade ao seu bicho de estimação.

Veja Também:

anúncios:

Crie-o em uma área verde onde ele possa reconhecer, pelo menos, um pouco do seu habitat e faça o possível para que a ave acostume com o ambiente e se sinta livre para voar e voltar ao lar.

Não se esqueça de dar água, a ingestão de líquido é muito importante, deixe em algum local pré-definido um pote onde ao sentir cede a maritaca possa se satisfazer.

Deixe um comentário!

anúncios:
COMPARTILHAR

25 Comentários

  1. acabei de pegar dois filhotes de maitaca dentro do forro de casa
    elas tem aproximadamente 2 semanas, como faço para alimenta-las adequadamente sem riscos
    e como faço para fazer com q elas se acostumem com o habitat

    • Elas se acostumarão sozinhas, basta tratar bem. Enquanto filhotes se alimentam de coisas pastosas/líquidas como suco de frutas naturais ou um alimento próprio para a espécie que pode ser comprado em petshops. O alimento precisa ser dado através de uma seringa ou algo parecido. Espero ter ajudado

  2. A um ano estava em uma praça aqui de Minas e vi um pássaro verde dando um escândalo, fui reparar, um tucano estava no ninho, dei uma de macaca e espantei o bicho, mas a mãe não voltou para o ninho para cuidar da que sobrou ; coloquei umas frutas perto e nem assim, então não esperei mais, peguei a que sobrou e levei a um amigo veterinário, ela era feinha e precisava de cuidados , meu amigo falou que ela certamente morreria pois ficou com a patimha alejada pelo tucano, levei ela para minha casa e cuidei, dei comida no bico, ela foi melhorando e ganhando penas, apesar de ter ficado com um defeito em uma das Patinhas estava desenvolvendo, fui me apegando e ela é tão inteligente comprei um pé de Romã maior e coloquei em minha varanda, foi a forma de dizer a ela que ela não vai poder ir mas sempre vai ser livre e pra minha alegria ganhei um presentão todos os dias maritacas vem cedinhos para perto dela, adoro a confusão que elas fazem, igual reunião de família domingo, parecem entender que a amiga não pode sair por aí, mas sempre tem alguma com ela e eu sempre deixo frutas de forma que pareça que ela está em um pomar, se virando para comer e bebedouros pendurados e detalhe ela adora comer de cabeça para baixo .
    As pessoas dizem que bichos são apensas instintivos e eu posso parecer uma boba, mas amo essa maritaca e tenho certeza que ela também me ama, pois sabe todos os dias que sou eu quando brinco com ela lá da rua chegando do trabalho, eu não chego um dia mais atrasada no trabalho kkkk.

  3. Achei um filhote de maritaca rescem nascido ñoo meu forro Cuidei dele e agora ja esta nascendo as asinhas. Mas quanto tempo leva para suas perninhas ficarem firmes

  4. Caiu um do forro da minha casa. Mas tem um mês ele ou ela não quer comer sozinho tenho que da no bico. Acho que machucou a costelinha ele manca tadinho. Quanto tempo para comer sozinho.

  5. Apareceu em minha casa uma maritaca já adulta e acostumada ao convívio doméstico. Estou tratando com frutas e sementes e está na gaiola. Estou com medo de soltar porque ela parece doméstica, tenho medo que se machuque e não consiga voltar pra minha casa ou de onde tenha fugido. Existe algum truque para que ela acostume a ficar na minha casa e sem fugir?

  6. Oi stefania vc mora onde?, é que o meu bebê fugiu e eu estou desesperada procurando, eu cuido dele desde novinho, deixei ele um pouco na árvore do meu quintal e ele sumiu:(

  7. Eles criam firmeza nas perninhas com 1 mês mais ou menos,tenho uma de 2 meses,e peguei ela com apenas 3 dias de vida e estava toda machucada pois o fio eletrico caiu nela..
    E ela já esta comendo bolachas,banana,arroz,girassol,etc.

  8. Olha stefania, o mesmo caso se deu comigo. Possuo uma Maritaca há 04 anos e mantenho ela solta, a casa fica toda aberta , durante este tempo ela partiu umas 08 vezes e voltou. Nunca prendi em gaiola ou usei correntes etc.
    Acho que o animal têm direito de escolha, e no caso de minha maritaca, por enquanto ela decidiu estar vivendo com a gente.
    Claro que quero o melhor para ela, pois se tornou um menbro da família, mais por pior que me doa, a decisão será sempre dela.
    Grande abraço,

  9. A minha está com ums baixinhos em sua penagem,gostaria de saber se sabe me informar o que são,na verdade parece piolho,pulga algo assim desde já agradeço.

  10. eu tenho uma maritaca maracanã eu cuidei dela dando angu um pouquinho misturado com água e ela esta viva ate hoje ganhei ela no ano passado o nome dela e Artu mas na verdade eu não sei se ela e macho ou femea

DEIXE UMA RESPOSTA