Padrão para instalação de tomadas e interruptores

0

anúncios:

O padrão para instalação de tomadas e interruptores existe para que haja segurança e proteção contra eventuais perigos na parte elétrica de sua casa. Desse modo, você poderá colocá-la em pontos estratégicos e pré-definidos ficando tranquilo quanto ao uso diário.

Por essa razão, a medida deve ser estabelecida corretamente seguindo os moldes da ABNT que determina sobre altura e o local que estas devem ficar. É preciso que você as coloque no lugar certo e respeite esses padrões a fim de que tudo possa ocorrer bem, tranquilamente.

Padrão para instalação de tomadas e interruptores



Sendo assim, os projetos residenciais, comerciais precisam se adequar a uma série de medidas, tais como: altura, comprimento, largura. Isso precisa ser feito ainda em plano no papel a fim de que possa cumprir o que ali está exposto em cada parte da casa, na forma prática.

Dentro de todo esse plano de projeto residencial ou comercial se enquadram as tomadas e interruptores. Assim, você precisa saber a altura padrão tomadas ABNT e desses interruptores também a fim de que possa fazer o procedimento correto e ideal.

Veja também: Saiba tudo sobre os Elevadores Residenciais

Qual o Padrão para instalação de tomadas e interruptores?

Uma das vantagens de você seguir o padrão para instalação de tomadas e interruptores é que cada membro de sua família poderá ligar os seus aparelhos eletroeletrônicos de maneira rápida, fácil e sem gerar qualquer problema na eletricidade.  

Padrão para instalação de tomadas e interruptores

Saiba agora qual a medida ideal para usar uma altura padrão tomadas ABNT e seus interruptores.

Quem determina o modelo de padrão a seguir de medida e altura para colocar tomadas e interruptores em sua casa é a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Sendo assim, deverá seguir de acordo com estes parâmetros abaixo:

  • Distância do piso

Caso você queira tomada e interruptores fixas próximo ao piso, então, deverão ser colocadas a uma distância de 30 cm em relação ao piso assentado.

  • Distância média

Se você pretende usar tomadas e interruptores em altura média, estas devem ser colocadas a uma distância que varia entre 1.20 m a 1.30 m em relação ao piso assentado.

  • Distância próxima do teto

Se a sua vontade é colcoar tomadas fixas próximo ao teto, então, estas devem ser colocadas a uma altura que varia entre 2 m a 2.25 m em relação ao piso assentado.

É importante que você considere essas medidas devidamente iguais para a sua casa para que haja harmonia e o instalador possa fazê-la de modo correto. Sabendo essa altura tomada baixa e alta, certamente, não haverá incoveniências vindouras em sua residência.

Dicas para ajustar altura padrão tomadas ABNT e interruptores

Portal Brasil 10 separou também algumas dicas que irão te ajudar a colocar tomadas e interruptores devidamente no lugar certo e na medida correta. Siga as dicas e faça de modo assertivo.

  • Posição das tomadas e interruptores

De modo geral, as tomadas e interruptores devem ser instalados na posição vertical. Então, use também nessa posição em sua casa.

  • Instalação de caixinhas

Você deverá colocar as caixinhas que são feitas em lojas especializadas na parede, sempre rente ao reboco finalizado, que vai receber a tinta.

  • Caixinhas externas

Você também pode usar outra opção de instalação que são as caixinhas externas. Elas permitem que você instale tomada e interruptores sem que seja necessário quebrar as paredes. Também podem ser colocadas em ambientes tanto comerciais como residenciais.

  • Coerência na decoração

É certo que a estética do ambiente deve ser levada em consideração para que haja beleza e harmonia. Dessa maneira, você pode colocar as tomadas e interruptores na mesma altura em todos os cômodos da casa, para que a decoração siga um padrão linear.

Posição das tomadas e interruptores

Altura tomada baixa

Para a ocasião de você ter uma TV na sala de estar ou escritório bem como no quarto ou qualquer outro ambiente, as tomadas geralmente devem ficar em baixo, pois o seu uso é mais indicado nessas situações.

Altura tomada alta

Existe um objetivo pelo qual você deve colocar uma tomada na altura de cima ou alta. Por exemplo, uma pessoa pode construir a sua casa e colocar pelo menos duas tomadas em cima na parede por uma necessidade específica. Pode ser por conta do exaustor na cozinha e a outra altura tomada alta para o ar condicionado na sala. Isso você pode escolher o que mais lhe convir!

Altura tomada meio

Você pode colocar também algumas tomadas no meio da parede (a maioria fica assim na cozinha). Quando ficam emcima da pia e do balcão acabam por acompanhar a pia que se usa eletricidade. Mas também caso queira colocar no quarto principal por conta de ter uma TV fixada da parede, a sua altura é no meio da parede para cima. Dessa forma, haverá uma tomada dupla, sendo uma de entrada para a TV e outra para o receptor da TV a cabo ou satélite.

Se esse post lhe ajudou, então, comente abaixo!

Deixe um comentário!

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA