O que significa SZ?

0
publicidade:

A linguagem utilizada na internet trouxe muitas novidades a maneira como interagimos com as pessoas. Basicamente, tudo é feito para tornar a comunicação mais rápida e direta, a exemplo das abreviações, “vc”, “tbm”, “blz” e etc. Na época dos mensageiros instantâneos houve a adição de emoticons, onde as pessoas podiam acioná-los através de alguns caracteres especiais.

A partir daí as simbologias e representações de emoções através desses caracteres passaram a ser cada vez mais frequentes.

o-que-significa-sz-3

publicidade:

Mais sobre os os internetês

O internetês é um neologismo utilizado na linguagem de internet com o objetivo de fazer com que as palavras sejam abreviadas, mas em vários casos há um desmoronamento da acentuação pelo uso da fonética em detrimento da etimologia. Os emoticons são responsáveis por fazer a expressão das emoções humanas. Em inglês, estes símbolos são conhecidos como “smileys”.

publicidade:

Nos emoticons os olhos são representados por: ;, =, 8 ou ainda x ou X, a boca também ganha a sua representação através dos caracteres sendo possível nos seguintes: (, ), *, /, \, T e D. Outro recurso muito utilizado é a representação das risadas que é feita por: “rs”, “kkkkk”, “hahaha”, “hehehe”, ou apertando algumas letras em ordem aleatória como: “husahushasu”.

o-que-significa-sz

O  emoticon tem origem na junção das palavras emotion (do inglês, que significa emoção) mais icon (que significa ícone). Uma curiosidade bem interessante, é que o primeiro uso de caracteres para representar uma expressão facial ocorreu no jornal New York Herald Tribune, em 10 de Março de 1953, página 20, colunas 4-6. O objetivo era fazer uma propaganda do filme Lili, estrelado por Leslie Caron. A sequência foi a seguinte:

Original em Inglês Tradução
Today Hoje
You’ll laugh 🙂 Você vai rir 🙂
You’ll cry 🙁 yes Você vai chorar 🙁 sim
You’ll love S2 (heart-shaped face) Você vai amar S2 (formato de coração)

Já em meios eletrônicos e redes sociais, os emoticons foram utilizados pela primeira vez pelo professor Scott Fahlman (Pittsburgh, EUA) através de um fórum virtual da Universidade Carnegie Mellon.

Mas foi só no ano de 1997 que o CEO da The Simley Company percebeu o crescente uso dos emoticons em textos ASCII e começou a fazer algumas experiências com rostos animados com o objetivo de criar ícones correspondentes aos já existentes que poderiam ser feitos com a combinação de sinais de pontuação. Foi então que surgiu o dicionário de emoticon online, eles foram classificados por categorias, sendo elas: clássicos, expressões de estados de espírito, bandeiras, festividades, diversão, desportos, meteorologia, animais, comida, países, profissões, planetas, zodíaco e etc.

o-que-significa-sz-1

Veja abaixo uma tabela com a representação de algumas emoções através dos caracteres especiais:

Emoticon textual Significado
: ) / = ] / = ) felicidade, sorriso
: ( / = ( / : / tristeza, decepção
: D / = D / x D sorriso
8 ) óculos ou óculos escuros
; ) piscadela
: * / = * beijo
: x / = X boca fechada (segredo) ou insatisfeito
: o / = O cara de surpreso
: ~( / T.T / Y.Y / ='( / :’ ( lágrimas
sz / S2 / <3 coração
: B / = B / = 3 / : 3 mostrando os dentes, geralmente
para expressar ironia

O que significa SZ?

Fora da internet, sz possui um significado de abreviatura para a palavra “size”, em inglês (tradução: tamanho). O mais conhecido é o formato do coração.

O fenômeno dos internetês se dá pelo grande acesso do público criando uma linguagem diferente, moderna e fácil de aprender. A representação do coração também é feita através dos símbolos: S2, <3.

publicidade:

É fato que a linguagem de internet se tornou algo comum entre os jovens e adultos, mas é importante lembrar que devemos buscar respeitar as regras de acentuação e escrita, o uso dessas expressões e linguística deve ser feita de modo consciente e exclusivamente no ambiente virtual, não transfira isso para a escola (como é o caso de muitos alunos que já utilizam expressões ou abreviações até mesmo em provas) ou ambiente profissional, a não ser que lhe seja solicitado ou necessário, ok? 🙂

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA