O que é um modem?

0
anúncios:
anúncios:

Você sabe o que é um modem? Muitas pessoas e até mesmo você pode confundir a respeito do que ele é e para que serve. No entanto, é muito fácil identificá-lo quando passa a obter conhecimento mais profundo. O modem está no dia a dia facilitando o acesso à internet.

Modem

Algumas pessoas também confundem modem com roteador e aqui no Portal Brasil 10 iremos esclarecer também sobre essa dúvida que você tem mais adiante. Por isso, não deixe de continuar lendo esse post.  

publicidade:

Há grande diferença quanto ao seu uso, cada um possui a sua particularidade e, por isso, se diferenciam. Você, talvez, já tenha usado um modem, seja com um colega da escola, trabalho ou até mesmo na casa de seus familiares. Saiba a sua definição a seguir.

anúncios:

Veja Também: Confira dicas de como ganhar dinheiro comprando na internet

O que é um modem?

ModemUm modem é um dispositivo ou programa que permite que um computador possa transmitir dados por meio do telefone ou cabo, por exemplo.

anúncios:

As informações sobre o computador é armazenado digitalmente , ao passo que as informações transmitidas através de linhas telefônicas é transmitida na forma de ondas analógicas. Um modem converte entre estas duas formas.

 

1 – Interface do Modem Padrão

Felizmente, existe uma norma de interface para ligar modems externos para computadores chamados RS-232. Por conseguinte, qualquer modem externo pode ser conectado a qualquer computador que tenha uma porta RS-232 em sua porta.

Quase todos os computadores pessoais têm. Há também modems que vêm como uma placa de expansão que você pode inserir em uma vaga slot de expansão. Essas são, algumas vezes chamadas, de bordo ou modems internos.

2 – Protocolos para Formatação de Dados

Enquanto as interfaces de modem são padronizadas, certo número de diferentes protocolos para a formatação de dados é transmitido através da existência de linhas telefônicas.

Alguns, como o CCITT V.34, são as normas oficiais, enquanto outros foram desenvolvidos por empresas privadas.

A maioria dos modems tem built-in suporte para os protocolos mais comuns – a velocidades de transmissão de dados são lentas, pelo menos, a maioria dos modems podem se comunicar uns com os outros. Em velocidades de transmissão elevadas, no entanto, os protocolos são menos padronizados.

Para você tirar o máximo proveito de um modem, providencie um pacote de software de comunicações e um programa que simplifica a tarefa de transferência de dados.

Como configurar o modem?

Segue um tutorial em vídeo que vai lhe ajudar a configurar um modem.

Para que serve o modem?

 

O modem serve para fornecer comunicação ponto-a-ponto entre dois dispositivos digitais usando circuitos analógicos. Os modems convertem sinais digitais em sinais analógicos, os transmitem e depois convertem os sinais analógicos de volta em sinais digitais.

Os circuitos digitais transmitem dados usando uma série de pulsos discretos que indicam um zero ou um. Os circuitos telefônicos transmitem a voz como uma série de ondas eletromagnéticas.

 

O envio de dados digitais através de um fio telefônico requer modulação, por meio das quais os pulsos digitais se tornam formas de onda que viajam como sinais de voz, mas possuem uma forma distinta.

Na extremidade receptora, o desmodulador detecta as formas de onda e converte-as de novo em impulsos digitais. O termo “modem” vem de uma combinação destas duas funções: (mo) dulation e (dem) odulation. Este tipo de comunicação em rede requer um modem em cada extremidade do circuito analógico.

Diferença entre modem e roteador

Muitos provedores de serviços de Internet oferecem unidades de modem e roteador que se combinam, mas um modem não é a mesma coisa que um roteador. Entender exatamente o que um modem faz é importante para que você possa comprar o seu próprio.

Um roteador e um modem são realmente dois dispositivos separados. Se você está comprando seu próprio modem, talvez seja necessário comprar um roteador se ainda não tiver um.

Caso tenha ficado alguma dúvida, segue uma explicação em vídeo:

O que um modem faz?

O seu modem se comunica com a rede do provedor de serviços de Internet. Se for um modem a cabo, ele se conecta à infra-estrutura do seu provedor de cabo por meio de um cabo coaxial. Se for um modem DSL, ele se conecta à sua linha telefônica.

O modem se comunica com o provedor de serviços de Internet e você precisará do tipo correto de modem que funcionará com a infraestrutura do seu ISP.

O modem se conecta a qualquer tipo de infra-estrutura que você tem – cabo, telefone, satélite ou fibra – e dá-lhe uma saída de cabo Ethernet padrão que você pode conectar a qualquer roteador (ou um único computador) e obter uma conexão com a Internet.

O que um roteador faz?

O seu roteador compartilha essencialmente sua conexão do Internet entre dispositivos múltiplos. Um roteador típico é agora um roteador sem fio, cria e hospeda uma rede Wi-Fi com a qual vários dispositivos podem se conectar. Provavelmente, tem várias portas Ethernet, também, permitindo que você se conecte vários dispositivos.

O roteador então se conecta à Internet através do modem e o próprio roteador recebe um único endereço IP público na Internet. Os servidores de Internet se comunicam com o roteador e o roteador roteia esse tráfego para os dispositivos apropriados em sua rede doméstica.

Deixe seu comentário sobre o que entendeu!

Deixe um comentário!

anúncios:
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA