Multas Atrasadas

0
publicidade:

Quem dirige sabe que cada dia é mais complicado o transito, uma manobra aqui outra ali e pronto uma multa é aplicada, uma grande porção da população brasileira já tomou uma multa da mais simples a mais grave, mas a questão da multa é pagá-la, isso porque cada infração corresponde a um valor.

Em alguns distritos há incentivos para pagar as multas, para que não fique em atraso, oferece até 20% de desconto nas multas, lembrando que isso pode mudar de cidade para cidade.

Mesmo com o incentivo de pagamento, um pratica muito errada que o brasileiro tem é deixar para pagar a multa no licenciamento, seguindo o calendário do Detran, onde é necessário efetuar toda quitação dos débitos no mês de sua placa.

publicidade:

Saiba como recorrer e cancelar multas

publicidade:

Multas Atrasadas

No entanto muitos preferem se arriscar e deixam para pagar quando podem, pulando o licenciamento e pagamento das multas atrasadas, o que é um pratica que futuramente pode gerar transtorno, por dois motivos:

  1. Seu nome será incluso no CADIN (cadastro informativo), é como se fosse um SPC/Serasa, mas pode haver complicações sérias num futuro próximo, logo falaremos disso.
  2. Sua concessão de crédito dica limitada, quem tem uma linha de crédito e pensa em comprar algo de valor significativo, como outro carro, saiba que a análise de crédito pode ser negada.

O melhor e aconselhável é pagá-las em dia, além de poder aproveitar o desconto oferecido em muitos distritos, ao contrário disso é enviada o seu nome para o CADIN, é uma listagem federal que consta o nome de todos os cidadãos que não quitaram seus débitos fiscais.

Uma sugestão que o próprio Detran faz, é pagar as multas em atraso de uma vez, mas se você tiver muitas, o que pode acontecer, não se desespere, há algumas opções que podem ajudar a você a quitar os débitos.

Antes de falar sobre as possibilidades, é necessário mencionar sobre a juros, toda multa paga fora da data tem juros, baixo mais possui.

Uma das facilidades que é oferecido quando se tem uma grande quantidade de multas, é o parcelamento, isso mesmo é possível parcelar todos os débitos pendentes do veículo, lembrando que os juros estão inclusos no valor, talvez não sinta tanto.

Saiba mais sobre os valores das multas

Como consultar as Multas Atrasadas

Antes de pagar, é necessário consultar os débitos do veículo, você tem duas opções de consulta:

  1. Entre no site do Detran da sua região e consulte os débitos, para essa consulta tenha em mãos o número do Renavan e a placa do carro.

Caso não saiba onde localizar o número do Renavan, ele está escrito no documento obrigatório.

publicidade:

Acessando o site é possível emitir um boleto para pagamento das pendências.

  1. Poderá pagar direto no banco do seu estado, ele fará a consulta dos débitos e em seguida poderá quitá-lo, em alguns casos está disponível o pagamento, no caixa, no caixa eletrônico, internet banking.

Atenção, a um detalhe, quando se tem uma multa RENAINF, a baixa demora até 5 dias úteis para constar o pagamento, então se pretende tirar o documento do veículo é necessário aguardar.

Isso porque essa multa é registrada em vários órgãos:

  • Polícia Rodoviária Federal (PRF),
  • Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)
  • Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes-DNIT.

Se quiser você também pode fazer a consulta pessoalmente no DETRAN do seu estado, além de pode obter detalhes da multa.

No entanto é necessário comparecer com os documentos de identificação pessoal e mais o documento do veículo, caso não possa comparecer, parente de primeiro grau, poderá realizar alguns serviços ou pessoa com procuração registrada em cartório.

Como pagar multas atrasadas

Quando você é multado, você recebe primeiro uma notificação, mostrando os detalhes da infração, onde foi, que horas, qual infração cometida, pontos e por ai vai, além disso dá a possibilidade de indicar uma pessoa para assumir a infração.

No entanto, após o prazo, receberá uma carta, com o valor, podendo pagar antes melhor, se não há juros e complicações.

O pagamento é simples, basta gerar o boleto direto no site do DETRAN, na impossibilidade do acesso, você pode também ir direto ao banco saldar o débito.

Outras facilidades

Como o mundo está cada vez mais evoluído, o Detran tem que acompanhar o ritmo, pensando nisso, modernizou também alguns serviços, uma delas são aplicativos que podem ser instalados no celular, que podem consultar os débitos, calcular juros e multa por atraso, facilitando na hora de pagar.

As infrações aplicadas são para inibir ações perigosas no trânsito e manter a harmonia do fluxo, algo diferente disso é sujeito a penalidade das leis de trânsito, cada ação possui um valor, então o ideal é respeitar as leis para evitar multas.

Se você gostou desse artigo, compartilhe com seus amigos e entendam um pouco mais sobre multas de trânsito atrasas, se tem juros e como pagá-las e se você tiver alguma dúvida, registre aqui nos comentários, juntos chegaremos a uma conclusão.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA