Morfologia humana

0
anúncios:
anúncios:

A morfologia humana trata da estrutura do corpo. De maneira mais ampla, o estudo e a morfologia corporal entra em conexão com o seu desenvolvimento e vital atividade, a qual inclui anatomia, biologia e histologia.

Sem esse estudo morfológico seria impossível determinar corretamente as semelhanças e diferenças entre os humanos ou a história da formação das raças. Também seria impossível avaliar a relação entre o homem contemporâneo e os seus fósseis ancestrais.

Morfologia humana

publicidade:

A morfologia humana é dividida em duas subdivisões: Anatômica e Somatologia. A anatômica estuda as variações e relações individuais de órgãos e tecidos. A somatologia estuda a variação e a interdependência das características estruturais inteiras presentes no corpo humano.

anúncios:

Normalmente, a anatomia, estuda os tegumentos do corpo humano, as peças externas dos sentidos dos órgãos, tais como vísceras, vasos, dentes, músculos, crânio, esqueleto e cérebro.

A somatologia estuda as dimensões totais do corpo (altura, peso, peito, superfície e área de volume) e suas inter-relações com as proporções do corpo, formas externas das partes individuais do corpo, características do sexo, do sangue.

anúncios:

Essa parte do estudo de morfologia humana também se faz necessária por conta de usá-la como conhecimento na comunidade robótica. De acordo com Jason Wang, co-fundador e CEO para Alvanon:

“Nós usamos o nosso conhecimento especializado de morfologia humana e desenvolvimento para criar nossas formas físicas a fim de aplicaram essa mesma experiência para o desenvolvimento de nossa nova tecnologia avatar 3D”

Muito dos estudos da morfologia humana servirão para a evolução de como o homem pode ser criado como robô. Já até existe o maior robô de duas pernas do mundo conhecido como Mabel.

O que a morfologia humana estuda?

A morfologia humana consiste em um grupo de disciplinas científicas que estudam a estrutura do organismo a partir de diferentes pontos de vista:

  • A anatomia estuda a estrutura macroscópica e microscópica
  • Já a histologia e embriologia a origem e desenvolvimento pré-natal do corpo de estruturas.

Além disso, os estudos da morfologia corporal veem as mudanças que ocorrem nas estruturas durante o período pós-natal (Morfologia idade). A velha concepção da morfologia foi baseada exclusivamente no estudo de como o organismo e sua descrição se estruturam (posição metafísica).

A concepção moderna da morfologia humana estuda a única forma da estrutura do organismo, mas também investiga suas funções, desenvolvimento e relações com o ambiente circundante (abordagem dialética).

A relação da morfologia corporal com outras ciências gera uma importante descoberta que devem ser enfatizados como ciência. Sabe-se que os grupos de morfologia em conjunto são vários ramos científicos biológicos.

No entanto, fatores sociais (vida e de trabalho) têm sido fundamentais para o processo de formação e desenvolvimento do homem. A isso se dá a fim de expandir o conhecimento científico, então, a morfologia superou seus próprios limites e estabeleceu relações com outros ramos da biologia, principalmente a medicina, estudando aspectos específicos dessas ciências.

Veja Também: saiba como tratar e o que pode causar as Dores nos Rins

A morfologia funcional lida com o estudo da forma orgânica e características em relação à função. Já a morfologia clínica permite determinar as possíveis alterações causadas por qualquer condição. De acordo com as suas características, também podem ser diagnosticadas ou identificadas como uma doença.

Quando você estuda a morfologia humana no ensino fundamental e médio, o maior foco é dado a parte sistêmica, isto é, como o organismo funciona sistematicamente.

Os sistemas estudados geralmente são:

  • Tegumentar, esquelético, muscular, nervoso, cardiovascular, respiratório, digestório, urinário, endócrino e reprodutor.

Saiba um pouco mais sobre cada um deles abaixo:

1 – Sistema tegumentar

Sua formação é na pele. É responsável por isolar o seu corpo, protegê-lo contra a entrada de patógenos e também cuida de regular a temperatura.

2 – Sistema esquelético

É constituído por ossos e cartilagens. Esse sistema é o que fornece sustentação e garante movimento ao seu corpo.

3 – Sistema muscular

É formado pelos músculos estriados cardíacos, estriados esqueléticos e não estriados. Esse sistema age, por exemplo, na locomoção, nos movimentos do coração e no transporte de alimento por meio do tubo digestório.

4 – Sistema nervoso

Sua formação é por encéfalo, medula espinhal e nervos. Esse sistema ajuda na percepção de mudanças no meio externo e interno do seu corpo.

5 – Sistema cardiovascular

É formado pelo coração e vasos sanguíneos. Esse sistema age na distribuição de substâncias para todas as células do corpo.

6 – Sistema respiratório

Constituído pela faringe, laringe, nariz, traqueia, alvéolos, brônquios, bronquíolos e pulmões. Esse sistema garante a entrada do oxigênio no seu corpo e ajuda a eliminar gás carbônico.

7 – Sistema digestório

Sua formação é pela faringe, boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e glândulas acessórias. A sua principal função é retirar e absorver os nutrientes dos alimentos que você ingere.

8 – Sistema urinário

É formado pela bexiga, rins, ureteres e uretra. Esse sistema é responsável por eliminar substâncias tóxicas ao corpo.

9 – Sistema endócrino

É formado por todas as glândulas endócrinas do seu corpo e está envolvido com a produção de hormônios, os quais regulam as mais variadas funções do seu organismo.

10 – Sistema reprodutor

Na mulher, é constituído por ovários, tuba uterina, útero, vagina e vulva; no homem, é formado por testículo, epidídimo, ductos deferentes, uretra, pênis e algumas glândulas. A função desse sistema é assegurar a reprodução da espécie.

Que tal? Gostou? Então, comente abaixo!

Deixe um comentário!

anúncios:
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA