Morfologia dos Pulmões

0
Morfologia dos Pulmões
5 (100%) 1 vote

A morfologia dos pulmões se concentra no órgão do sistema respiratório sendo uma importante área da anatomia humana a ser estudada.

A essa anatomia pulmonar inclui o parênquima pulmonar, que transporta parte do sistema de condução, mas está principalmente envolvido na troca gasosa ao nível alveolar. O parênquima pulmonar é ainda subdividido em lóbulos e segmentos.

anúncios:

Pulmões

Existe alguma simetria entre os pulmões que se situam no lado direito e esquerdo. Ambos os pulmões são divididos em lobos. As sub-unidades funcionais brutas de cada pulmão são chamadas de segmentos e têm uma estreita relação com os brônquios segmentares.

anúncios:

Aqui abaixo, você terá um pequeno resumo da morfologia dos pulmões para que conheça o seu correto funcionamento, características e variações.

Veja Também: confira tudo sobre a Ascaridíase

Resumo da morfologia dos pulmões

anúncios:

O pulmão direito compreende a 10 segmentos:

  • 3 no lobo superior direito (apical, anterior e medial)
  • 2 no lobo médio direito (medial e lateral)
  • 5 no lobo inferior direito (superior, medial, anterior, lateral e posterior).

O pulmão esquerdo compreende 8 segmentos:

  • 4 no lobo superior esquerdo (apicoposterior, lingula superior e lingula inferior)
  • 4 no lobo inferior esquerdo (superior, anteromedial, lateral e posterior).

Características dos pulmões

Os pulmões são cobertos pela pleura visceral (a pleura é uma membrana lisa a qual permite que os pulmões se movam levemente e suavemente enquanto se respira).

Ela é contígua com a pleura parietal à medida que reflete a partir das superfícies laterais do mediastino.

A pleura visceral forma invaginações em ambos os pulmões, que são chamados fissures.

Pulmões

Existem 2 fissuras completas no pulmão direito e 1 fissura completa à esquerda.

Estes separam os diferentes lobos pulmonares. A pleura também forma o ligamento pulmonar, que é uma camada dupla de pleura que se estende como cauda ao longo do mediastino da veia pulmonar inferior ao diafragma.

À medida que um ser humano se desenvolve de um feto para um adulto completamente desenvolvido, ocorrem várias mudanças. Algumas dessas mudanças seguem padrões regulares e outras compensam certas condições ou ocorrem por razões desconhecidas.

Variantes anatômicas dos pulmões

As variantes anatômicas congênitas dos pulmões estão presentes nas seguintes formas:

  • Agenesia

A ausência congênita completa de um ou ambos os pulmões, sendo este último incompatível com a vida (a condição está associada a outras anomalias congênitas e é rara).

  • Aplasia ou hipoplasia

A presença de um brônquio rudimentar que termina em uma bolsa cega sem evidência de vasculatura pulmonar ou parênquima pulmonar.

  • Lóbulos acessórios e fusão de lobos

Variações sobre os lobos pulmonares, as quais são causadas principalmente pela obliteração incompleta das pregas pleurais viscerais.

Elas resultam da presença de vasos anormais (criando lobos extras), ou ocorre secundariamente a fusão total ou parcial de lóbulos de obliteração das fissuras pulmonares normais.

Pulmão direito e esquerdo

Os pulmões desenpenham funções essenciais para a vida do ser humano. Ele é totalmente responsável pela sua respiração e se encontra situado no ladinho do coração. Está dividido em pulmão do lado direito e pulmão do lado esquerdo como foi dito acima.

O pulmão do lado direito é mais espesso e largo que o do lado esquerdo. Também o direito é mais curto devido o diafragma ser mais alto desse lado, pois é ele que acomoda o fígado.

Já o pulmão esquerdo tem uma concavidade chamada de incisura cardíaca. Os pulmões, um de cada lado, lembram muito o formato de uma pirâmide. Eles possuem ápice, 3 bordas, 3 faces e uma base.

Morfologia do Sistema Respiratório

Curiosidades dos pulmões

Portal Brasil 10 separou algumas curiosidades sobre o pulmão para você conhecer! Veja abaixo!

  • Possuem em média 700 gramas
  • Tem em média a altura de 25 centímetros
  • O pulmão direito possui 3 lobos divididos por 2 fissuras
  • O pulmão esquerdo é dividido em lobo superior e um lobo inferior por uma fissura oblíqua
  • A região do hilo do pulmão localiza-se na face mediastinal de cada lado, sendo formado pelas estruturas que chegam e saem dele, onde temos: os brônquios principais, artérias pulmonares, veias pulmonares, artérias e veias bronquiais e vasos linfáticos.

Pulmões – Resumo em vídeo

Você leu um pouco esse resumo da morfologia dos pulmões e aprendeu que ele possui uma estrutura organizada cumprindo eficazmente a sua função. Esperamos que o aprendizado tenha sido útil!

Caso deseje comentar algo sobre o que leu, fique à vontade! Compartilhe também um pouco sobre o que pensa a respeito desse órgão do sistema respiratório tão importante na vida!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here