Insulfilm Espelhado

0
publicidade:

Quem deseja ter um carro personalizado ou mais estilo, está em busca sempre de novidades para deixar o veículo com o seu gosto e nada melhor que começar com o vidro do carro, o acessório mais instalado é o insulfilm.

No entanto essas pequenas mudanças, podem ficar em desacordo com a lei de transito brasileira, o que pode ser um problema para o condutor.

A lei brasileira é uma questão muito séria em nosso país, isso porque é possível em alguns casos, a interpretação de uma mesma lei em diferentes pontos de vista, ainda mais para usuários de carro, que desejam sempre melhorar a aparência do seu veículo, instalando acessórios e aplicando insulfilm.

publicidade:

Lei sobre uso de insulfilm no carro

insulfilm espelhado

publicidade:

Nesse caso a lei é bem categórica, não dando margem a nenhuma interpretação, ainda informando quais percentuais e onde devem ser utilizados.

Uma das maiores polêmicas é o Insulfilm espelhado, será que é permitido usar? antes vamos saber o que a lei diz sobre:

A resolução número 254/2007, que “Estabelece requisitos para os vidros de segurança e critérios para aplicação de inscrições, pictogramas e películas nas áreas envidraçadas dos veículos automotores”.

Veja os itens que são importantes você saber:

Art. 3º A transmissão luminosa não poderá ser inferior a 75% para os vidros incolores dos para-brisas e 70% para os para-brisas coloridos e demais vidros indispensáveis à dirigibilidade do veículo.

(…)

§ 1º Ficam excluídos dos limites fixados no caput deste artigo os vidros que não interferem nas áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo. Para estes vidros, a transparência não poderá ser inferior a 28%.

Veja a resolução completa, Aqui e fique sabendo na íntegra, tudo sobre a resolução.

Em poucas palavras os vidros dianteiros e das laterais das motoristas, deve ter no mínimo 75% de transmissão luminosa, já os vidros de traz e das laterais traseiros devem ter no mínimo 28% de transmissão de luz.

Pode ou não pode usar insulfilm espelhado?

Significa que é permitido o uso de insulfilm espelhado, no entanto é necessário observar a transmissão de luminosidade, para que não seja infligindo a regra no artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro:

Art. 230. Conduzir o veículo:

XVI – com vidros total ou parcialmente cobertos por películas refletivas ou não, painéis decorativos ou pinturas;

Infração – grave;

Penalidade – multa;

Medida administrativa – retenção do veículo para regularização.

Quem fiscaliza o insulfilm?

Quando aplicamos insulfilm em nosso carro, ele está sujeito a fiscalização, para ver se atende as normas do órgão regulador do transito.

É possível verificar através da chancela ou por um equipamento chamado opacímetro, que mede a intensidade de quanto a luz consegue passar pelo vidro.

O equipamento é mais utilizado no Rio de Janeiro, onde é feito vistoria anual dos veículos.

Para que serve o insulfilm

Muitas pessoas acreditam que é apenas estética, mas na verdade é um acessório de segurança, além de tornar o ambiente dentro carro mais confortável para o motorista e pessoas abordo.

O insulfilm ameniza o calor ou até mesmo aquela luminosidade intensa, que pode atrapalhar a dirigibilidade do condutor, além de proteger o estofamento e também dar maior privacidade às pessoas que estão dentro do veículo.

Evita também ações criminosas, isso porque aumenta a privacidade dentro veículo, fazendo com que os criminosos, não saibam quem e quantos estão dentro do veículo, reduzindo a abordagem.

Outro benefício do insulfilm serve para impactos no vidro, sabemos que em alguns casos é impossível desviar e o acidente é inevitável, o insulfilm entra nesse momento, no mento do impacto ele não deixa que estilhaços de vidro pelo chão ou dentro do veículo, evitando cortes e maiores lesões.

Agora se você deseja aplicar insulfilm espelhado prateado ou tem tom de azul, no seu carro, saiba que esses são proibidos, isso porque fogem da determinação da resolução número 254/2007.

Então se alguém ou estabelecimento oferecer alguma película fora do que a resolução estipula, pule fora, para evitar multas e no pior das hipóteses, apreensão do veículo.

A verdade é que modernizar o carro e personalizar ele, pode ir além de chegar em um estabelecimento e instar a sua vontade acessórios no seu carro, isso porque a lei determina que algumas modificações não podem ser realizadas, para evitar dificuldades na direção e possíveis acidentes de transito provenientes das modificações.

Por isso algumas mudanças não se enquadram e não são aceitas pelos órgãos fiscalizadores, por questões de segurança e porque tais modificações não são testadas e desconhecida sua extensão de possíveis causas.

Agora que ficou tudo esclarecido se pode ou não pode, compartilhe esse artigo com seus amigos nas redes socais, assim todos os seus amigos irão saber se pode ou não instalar insulfilm espelhado no carro ou deixe um comentário aqui em nossa página sobre o que você da lei que proíbe o uso de insulfilm espelhado do tipo prateado ou mesmo do tipo azulado.

(Vídeo) Veja a aplicação na prática:

publicidade:

Deixe um comentário!

Anúncios:
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA