Implante Coclear

0
anúncios:

implante coclearImplante coclear, o que é? Talvez, você já tenho ouvido falar em algum lugar ou algum parente lhe disse sobre essa cirurgia, mas ainda não tem conhecimento do que se trata.

O implante coclear é um dispositivo eletrônico que restaura a audição parcialmente em pessoas com deficiência auditiva severa e profunda.

 

anúncios:


Ele se torna ideal para você que não quer se beneficiar de um aparelho auditivo convencional vendido no mercado há muito tempo.

anúncios:

Veja Também: Conheça os perigos e o tratamento para cisto pilonidal

Esse tipo de cirurgia é bem recente e mostra que a tecnologia está avançando para todos os segmentos de serviços como a área médica, não é mesmo? É a evolução facilitando e proporcionando conforto e praticidade para milhares de pessoas no mundo todo.

anúncios:

implante coclearO Portal Brasil 10 traz para você muitas informações interessantes a respeito de como funciona o implante coclear, o seu custo, as vantagens e desvantagens em você se submeter a essa cirurgia.

Será que realmente vale a pena? Você terá a sua audição 100% restaurada? Confira detalhes abaixo e, lá ao final, deixe seu comentário com o que achou desse avançado procedimento que já está fazendo sucesso no Brasil e exterior!

Implante Coclear – Como funciona?

O implante coclear é implantado cirurgicamente no ouvido interno e ativado por um dispositivo usado fora da orelha. Ao contrário de um aparelho auditivo, não gera quaisquer barulhos nem faz soar alto.

Em vez disso, o dispositivo ignora as peças danificadas do sistema auditivo e estimula diretamente o nervo da audição, permitindo que você, ao ter profundamente deficiência auditiva, possa receber o som de maneira audível, claro e sem quaisquer ruídos.
implante coclearOs implantes cocleares ignoram células danificadas, ciliadas e convertem a fala e os sons ambientais por meio de sinais elétricos enviando esses sinais para o nervo auditivo.

Um implante coclear tem dois componentes principais:

1 – Um componente interno que consiste de um pequeno dispositivo eletrônico que é cirurgicamente implantado sob a pele atrás da orelha. Ele é ligado a elétrodos que são inseridos no interior da cóclea.

2 – Um componente externo, normalmente usado atrás da orelha, que é constituído por um processador de voz, o microfone, e o compartimento da bateria.

implante-coclear

O microfone capta o som permitindo que o processador da fala venha a traduzir em sinais elétricos distintos. Esses sinais ou “códigos” são transmitidos através da pele por meio de ondas de rádio para o estimulador eletrônico interno.

O estimulador interno, em seguida, envia os sinais para os elétrodos implantados na cóclea. Os que são elétrodos? São sinais que faz estimular as fibras do nervo auditivo para enviar informações para o cérebro, onde ele é interpretado como um som significativo.

Costo do Implante Coclear

Os planos privados de saúde no Brasil são autorizados a fazerem a cirurgia de implante coclear. O seu custo está em torno de R$ 50 mil reais caso você pague por conta própria (manutenção e troca de implante não é coberto). No entanto, a rede de saúde pública fornece que se faça sem custo, pelo governo, mas pode demorar bastante tempo.

Modelos de Implante Coclear

implante-coclear-2

Vantagens do Implante Coclear

Os implantes cocleares são concebidos apenas se você não alcançar quase nenhum benefício por meio do aparelho auditivo. A cirurgia é feita a partir de 12 meses de idade ou mais (a menos que a meningite na infância é responsável pela surdez).

O Otorrinolaringologista (especialista no ouvido, nariz e garganta) realiza a cirurgia de implante, embora nem todos eles façam esse procedimento. O seu médico local pode encaminhá-lo para uma clínica de implante a fim de ser avaliado.

 

implante-coclear-4A equipe de implante (otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, enfermeiro e outros) irá determinar a sua candidatura para um implante coclear e avaliar o que você pode esperar com o seu resultado.

 

A equipe de implante também irá realizar uma série de testes e, por isso, ele se torna muito vantajoso para você. A esses testes estão inclusos:

1 – Orelha de avaliação (otológica): O otorrinolaringologista examina o canal auditivo e do ouvido médio para garantir que nenhuma infecção ativa ou outra anomalia impeça a cirurgia de implante.

2 – Exame físico: O seu otorrinolaringologista também realiza um exame físico para identificar eventuais problemas com o uso de anestesia geral necessária para o procedimento de implante.

3 – A avaliação auditiva (audiológica):  O fonoaudiólogo realiza testes de audição extensivos para descobrir o quanto você pode ouvir com e sem um aparelho auditivo.

4 – Raios-X (radiografia) de avaliação: os raios X especiais são feitas, geralmente, por tomografia computadorizada (TC) ou ressonância magnética (MRI), para avaliar a sua anatomia da orelha interna.

imp

Como visto, é bem interessante passar pela cirurgia desse Implante coclear, pois os cuidados são levados a sério para lhe proporcionar as melhores condições e que possa realmente ouvir com clareza.

Ativação do Implante Coclear – Vídeo Emocionante

Comente abaixo o que achou e se pretende realizá-lo!

Deixe um comentário!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here