Horta Vertical com Garrafa Pet

0
anúncios:
anúncios:

Hortas são locais utilizados para realizar o cultivo de verduras ou hortaliças. Mas também é comum plantar temperos ou ervas medicinais que podem ajudar a garantir mais saúde a toda a sua família. As hortas tradicionais ficam em terrenos, sob a ação do sol o dia inteiro que pode ser adubadas e organizadas em canteiros.

Veja Também: Folhas Verdes Comestíveis

Reciclagem é algo que nos remete a redução do impacto das ações humanas na natureza, se pudermos dar utilidade e reaproveitar tudo aquilo que utilizamos, já é um grande passo. Uma ótima forma de dar utilidade as garrafas pets e uma alternativa para a decoração de design de sua casa, são as hortas verticais com garrafa pet. Ao optar por fazê-la, além de contribuir com o meio ambiente, decora o seu lar, e ainda usufrui dos benefícios de se ter uma horta em seu lar.

publicidade:

horta-vertical-com-garrafa-pet

anúncios:

Utilizando as garrafas é possível cultivar pequenos vegetais, temperos ou ervas medicinais, por exemplo. E a sua utilidade não para aí, também é possível fazer vassouras, vasos, puff, brinquedos, e etc. No caso da horta vertical com garrafa pet, você pode apoiá-la em um muro, parede, diferentes suportes ou materiais, fica a sua escolha.

Como Fazer Horta Vertical com Garrafa Pet

horta-vertical-com-garrafa-pet-3

anúncios:

Horta Vertical com Garrafa Pet: Passo a Passo

Para fazer a nossa horta vertical, precisaremos de:

  • Garrafas PETs de 2 litros limpas;
  • Tesoura;
  • Corda de varal, cordoalha, arme (no caso de arme ou cordoalha, também serão necessárias duas arruelas por garrafa pet) ou barbante;
  • Terra;
  • Muda de planta;

– O primeiro passo é cortar a garrafa pet como você vê na foto abaixo:

horta-vertical-com-garrafa-pet-1

horta-vertical-com-garrafa-pet-2

É recomendado que a parte cortada tenha no máximo 15cm de comprimento, e 12cm de largura, mas essas medidas podem variar dependendo do tamanho das garrafas.

– Faça também dois furos no fundo e na parte superior para permitir que o barbante ou corda de varal seja passado por estes orifícios, eles devem ser feitos na mesma reta. É importante que não haja muita folga, pois, a água pode escorrer por ali, o ideal é que sejam do tamanho suficiente para permitir apenas a passagem do fio. A parte recortada deve sempre ficar voltada para cima, e não inclinada.

Veja Também: Aproveitamento da Água da Chuva

Para uma precisão maior, você pode utilizar as linhas já existentes na garrafa como referência, geralmente, as garrafas pet possuem duas linhas na horizontal, uma de cada lado. Agora que você já finalizou o processo, pode adicionar a terra para e plantar o que desejar.

Está com dúvidas? Quem precisa de uma “mãozinha” a mais pode conferir o vídeo que iremos compartilhar abaixo, ele é bem intuitivo e detalha o passo a passo exemplificando o como os procedimentos devem ser feitos:

Horta Vertical com Garrafa Pet – Atenção

Verifique o clima do local, ele pode ser determinante na plantação de certas culturas. Vale ressaltar que cada tipo de espécie possui um tipo de tratamento especial que deve ser respeitado para que o cultivo possa acontecer, por isso, na hora de comprar as suas sementes, verifique se aquele tipo de muda consegue se adequar ao seu tipo de horta.

Selecionamos algumas espécies que podem ser cultivadas o ano inteiro sem problemas, confira a lista:

Abobrinha, acelga, agrião, alface, almeirão, berinjela, beterraba, cebolinhas, cenoura, chicória, couve manteiga, espinafre, feirão-vagem, jiló, milho, mostarda, pepino, rabanete, rúcula e salsa.

horta-garrafa

Para montar a horta em espaços pequenos, pode dar preferência também aos vasos, eles podem ser de qualquer tamanho, só é necessário que você assegure que seja o suficiente para plantar as espécies que deseja ali.

Veja o nosso passo a passo:

  • Escolha um vaso com furos;
  • Você pode encher um terço do vaso com brita ou pó de brita, para facilitar na drenagem;
  • A mistura deve ser feita com duas partes de terra, uma parte de composto orgânico e os húmus devem estar até a borda do vaso;
  • Espalhe um pouco de areia;
  • Plante as mudas;

Quem dispõe de espaço suficiente, ainda pode fazer uma horta tradicional, embora seja um processo trabalhoso, certamente trará várias recompensas. É indicado um terreno ou quintal, desta forma ela pode ser estruturada para uma maior variedade de alimentos.

Deixe um comentário!

anúncios:
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA