Hemangioma

0
publicidade:

Há uma série de problemas que podem atingir bebês recém-nascidos, a cólica, descamações e brotoejas, a dor dos primeiros dentes, otite, pneumonia, por isso é muito importante prestar a atenção nos sintomas e as maneiras como a criança está se expressando, deste modo, poderá recorrer a um profissional se necessário e cuidar do problema para evitar que evolua, ou se torne mais ofensivo.

Uma forma de garantir a saúde de seu bebê é com a amamentação adequada, o leite da mãe possui muitos das vitaminas e nutrientes necessários para os primeiros meses de vida. Lembre-se também do calendário de vacinação, é preciso que ele esteja sempre em dia.

publicidade:

O hemangioma é caracterizado pelo acúmulo anormal de vasos sanguíneos na pele ou em órgãos internos. Eles podem ocorrer praticamente em qualquer parte do corpo. A estimativa é que 30% já estejam presentes desde o nascimento, sendo que o restante aparece já nos primeiros meses de vida.

publicidade:

Comumente, os hemangioma são mais observados no pescoço, couro cabeludo, ou seja, no segmento cefálico. Não há razões ou fatores que possam ser atribuídos as causas do problema, mas os estudos apontam que pode se tratar de alteração hormonal, mecânico, relacionado ao meio ambiente e ainda sofrer influências genéticas.

O tratamento era feito por observação apenas a com a constatação da regressão natural. Estima-se que 50% dos Hemangiomas Fragiformes e Tuberosos apresentam uma regressão até os três anos de idade.

No entanto, há aqueles persistentes que podem vir a melhorar mais tardiamente, por volta dos 10 a 12 anos idade, estes podem deixar resquício fibrogorduroso exuberante e cicatriz que necessitam de correção. As equipes especializadas reconheceram a importância do tratamento ainda no período pós-natal, sem permitir que o hemangioma progrida com técnicas e tratamentos específicos.

Hemangioma-1

Os fatores de risco indicam que qualquer pessoa pode estar sujeita ao problema, porém existem casos mais favoráveis para o seu aparecimento, que se dão em:

  • Pessoas do sexo feminino
  • Bebês prematuros
  • Crianças pequenas caucasianas

Sintomas de Hemangioma

Hemangioma-2

Surge como uma mancha de cor vermelho vivo, plana que pode ocorrer em qualquer parte do corpo, sendo mais comum no segmento cefálico. Os hemangiomas nas pálpebras podem interferir no desenvolvimento da na visão normal, por isso ele é tratado assim que detectado, o mesmo é válido para aqueles que obstruem as funções vitais como respiração, a alimentação e etc.

Se você ou seu filho possuem um hemangioma do tipo, o ideal é buscar o auxílio médico o quanto antes.

O beta bloqueador é um medicamento utilizado para tratar problemas cardíacos, o mesmo também consegue interferir de maneira surpreendente prevenindo e evitando o crescimento do hemangioma e pode apressar consideravelmente seu desaparecimento.

Até pouco tempo atrás os corticosteroides eram bastante utilizados, mas foram abandonados em função dos seus efeitos colaterais, embora sejam usados para os casos em que não há resultados eficientes com beta bloqueadores.

Hoje, mais opções de tratamento que não resultam em efeitos colaterais estão sendo estudadas. Somente o médico pode recomendar o remédio correto para o seu tipo de caso, é importante que siga à risca as recomendações e evite a automedicação.

Para o caso do hemangioma têm se usado bastante o Meticorten. Para os casos em que há a complicação, o local afetado pode se romper e evoluir para uma ferida, nesse estado, causa dor, cicatrizes e até mesmo uma infecção, embora a probabilidade disso acontecer ainda é baixa.

Quais são os especialistas recomendados para uma avaliação?

Cirurgião vascular

Indicado para o tratamento e cirurgia de doenças do sistema vascular.

Dermatologista pediátrico

É um profissional voltado para identificar os distúrbios de pele, unhas e cabelos na infância.

Pediatra

É recomendado para prestar assistência a bebês, crianças e adolescentes.

Clínico geral

Previne, diagnostica e trata doenças.

Cirurgião

Realiza cirurgias para tratar doenças.

Dermatologista

Voltado para tratar problemas de doenças da pele, unhas e cabelo em jovens e adultos.

Hemangioma-3

publicidade:

A incidência dos hemangiomas são de 3 a 5 para cada 100 nascimentos, eles são classificados em quatro tipos: Plano; Fragiformes; Tuberosos; Cavernosos. Os planos e cavernosos são resultantes de má formação congênita, enquanto que os fragiformes e tubersos são proliferativos, com um desenvolvimento mais acentuado após o período pré-natal.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA