Gás Metano

0
Gás Metano
4 (80%) 2 votes

O gás metano pode ser muito perigoso quando exposto por algum mecanismo de processos naturais como a junção da água e ar. Ele é um metano (CH4) que não possui cor (incolor) e nem cheiro (inodoro). É formado naturalmente pela decomposição dos materiais naturais presentes no ambiente como esgotos, aterros sanitários, sistemas sépticos e pântanos. Também é um componente prejudicial sendo um gás intestinal em você. Ele é um gás inflamável. Por isso, todo o cuidado é pouco para lidar com esse tipo de gás.

Ele se caracteriza como um dos mais simples hidrocarbonetos possuindo pouca solubilidade na água. No entanto, quando adicionado ao ar, o metado pode provocar uma explosão.

anúncios:

Gás MetanoPor essa razão, é muito importante que você conheça informações, riscos, como ele é provocado e tudo que puder saber sobre esse componente químico presente no dia a dia.

Veja Também: Saiba mais sobre o Aquecimento Global

anúncios:

Como é produzido o gás metano?

O gás metado é produzido por diferentes processos naturais, mas normalmente você irá notar uma acentuada quantidade oriunda de:

  • vaca-pastandoGás metano produzido pelo lixo orgânico
  • Digestão de animais herbívoros
  • Metabolismo de certos tipos de bactérias
  • Vulcões de lama
  • Aquecimento de biomassa anaeróbica
  • Extração de combustíveis minerais (principalmente o petróleo).

Na atmosfera é possível encontrar o gás metano em uma proporção de 1,7 ppm (partículas por milhão). Como a sua produção pode ser por meio de material orgânico, o gás metano pode ser chamado de biogás. Dessa maneira, pode ser utilizado como fonte de energia para muitos lugares.

Gás metano que problemas provoca?

Um dos efeitos negativos gerados pelo gás metano é quanto à formação do efeito estufa no mundo. Em conseqüência desse fenômeno, o aquecimento global tende a aumentar progressivamente afetando o meio ambiente e causando muitos estragos.

anúncios:

Mas, não é apenas no meio ambiente que ele pode causar sérios problemas, os perigos em sua saúde também podem ocorrer quanto exposto a esse componente químico, os quais são:

Gás MetanoQuando inalado, o metano pode causar asfixia, inconsciência, parada cardíaca e danos no sistema nervoso central.

Também você irá notar que o metano junto com oxigênio, nitrogênio, hidrogênio e dióxido de carbono, produz no corpo durante a digestão a criação de gases intestinais.

Isso pode até causar dor intensa em você, mas normalmente se torna breve até que o gás seja expelido a partir do corpo.

O metano, quando produzido como resultado de gases intestinais, não é geralmente considerado um sério problema de saúde em longo prazo, mas você deve ter todo o cuidado caso apareça outros sintomas.

Origem do gás metano

O gás metano provém de muitas fontes, mas a principal delas é fonte animal. Já quanto ao processo de extrativismo que podemos citar a mineração, o metano torna o fator humano como um dos maiores produtores do gás no mundo inteiro.

Também o gás metano se origina de animais e fontes naturais. Apesar de não existirem diferentes tipos de gás metano, há distintas formas como esse gás se produz e emite para o ambiente.

Algumas fontes de metano relacionadas com o ser humano são a mineração de recursos naturais e a decomposição do lixo. As fontes de metano naturais incluem água e animais selvagens.

Sendo um principal componente do gás natural, ele é liberado quando o produto é processado, depois, armazenado e, em seguida, distribuído.

O metano também é emitido quando o petróleo bruto é produzido e distribuído. Os depósitos de carvão possuem metano aprisionado em si. Além disso, o metano também se emite durante o processo de mineração de carvão.

No ano de 2007, a mineração e o processamento de recursos naturais se transformaram nos responsáveis por quase 33% das emissões de metano no ambiente, tornando essa causa humana a maior contribuinte entre as emissões de metano.

Os aterros de lixo emitiram aproximadamente 23% de todo o metano do mundo no ano também de 2007. Quando o lixo se decompõe sem oxigênio em aterros e lixões, o metano é liberado.

metano3

A decomposição de lixo ocorre sem oxigênio quando ele se decompõe por baixo da primeira camada de lixo. As práticas de gestão de resíduos e níveis de umidade do lixo contribuem para que o metano seja produzido em grande quantidade.

Existem programas em vigor nos Estados Unidos e na Europa incentivando os sistemas de aterros para usar metano produzido no local a fim de fornecer instalações de energia e para contribuir de alguma forma nas comunidades.

Como visto, o gás metano pode ser tanto benéfico como maléfico dependendo de como ele é usado, produzido e distribuído. Esperamos que esse post tenha lhe ajudado a compreender melhor os riscos e como se produz no meio ambiente.

Se quiser, contribua com o seu comentário abaixo!

anúncios:

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here