Fotos e Nomes de Cobras

0
Fotos e Nomes de Cobras
Rate this post

As serpentes são répteis poiquilotérmicos, sem patas, considerados parentes próximos do lagarto dos quais partilham a ordem Squamata.

Existe uma hipótese que diz que as serpentes, inicialmente, evoluíram no oceano para posteriormente colonizar na terra. Esta hipótese está ligada a relação entre cobras e repteis marinhos que já foram extintos, os chamados mosassauros.

anúncios:

Veja Também: Deserto do Saara

A outra possibilidade associada à ideia relata que as cobras são resultado da evolução de lagartos escavadores, desta forma as cobras e mosassauros obtiveram a sua evolução de maneira independente a partir de um ancestral.

anúncios:

O esqueleto das cobras basicamente é composto por crânio, maxilares, coluna vertebral e costelas. A coluna vertebral pode possuir de 200 a 400 vértebras ou mais, dependendo do animal. Abaixo algumas fotos, nomes e detalhes sobre algumas espécies de serpentes interessantes, confira.

Fotos e nomes de Cobras

Cascavel

cascavel

Esta é uma cobra que pode ser facilmente identificada pela ponta de sua cauda em função do chocalho. As cascavéis pertencem à família das jararacas e são extremamente venenosas. Seus filhotes são considerados até mais perigosos pois não conseguem controlar a quantidade de veneno injetado na vítima.

anúncios:

O veneno da cascavel consegue destruir os tecidos causando coagulopatia (interrupção da coagulação do sangue). Caso você seja picado, tenha certeza que ficará com uma cicatriz permanente, ainda que o tratamento seja imediato, existe a possibilidade da perda do membro ou até mesmo à morte.

Cobra-da-morte

cobra-da-morte

Só pelo nome já dá para identificar que se trata de uma cobra bem perigosa. Esta serpente está entre as mais agressivas do mundo e pode ser encontrada especialmente na Austrália e Nova Guiné.

Ela também é conhecida por caçar outras serpentes, e costuma injetar de 40 a 100mg de veneno em suas vítimas. A neurotoxina causa paralisia e leva a morte no período de 6 horas por insuficiência respiratória.

O antiveneno é eficiente para o tratamento da mordida em função da progressão lenta dos sintomas. Seu ataque também é um dos mais rápidos entre as serpentes, possuindo 0,13 segundos.

Víbora

vibora

Estão presentes em quase todas as partes do mundo, mas são encontradas mais facilmente no Oriente Médio e Ásia Central, costumam ser bem ativas após as chuvas. Sua picada, além de causar dor e inchaço no membro afetado, há redução da frequência cardíaca e arterial. Ocorre também a necrose, limitada ao local da mordida, no entanto, mas em casos extremos, o processo pode ser mais severo. A dor pode durar de 2 a 4 semanas.

O indivíduo pode morrer por septicemia, insuficiência respiratória ou cardíaca no período de 1 a 14 dias após a mordida.

Naja

naja

Especificamente a cobra cuspideira das Filipinas do Norte possui o veneno mais mortal de todas as Najas, sendo capaz de cuspi-lo até 3 metros de distância. A neurotoxina tem a capacidade de afetar as funções cardíacas e respiratórias e também pode causar neurotoxidade, levando a paralisia respiratória e morte no período de meia hora.

Os danos provenientes de seu veneno no tecido são mínimos, no entanto, os efeitos são devastadores. Alguns dos sintomas são: dores de cabeça, náuseas, vômitos, diarreia entre outros.

Mamba-Negra

mamba-negra

É mais comum no continente africano. Dentre as suas características está a agressividade e ataque de precisão mortal. Seu ataque pode acontecer até 12 vezes seguidas, sendo que cada mordida libera de 100 a 120 mg de veneno.

Inicialmente o sintoma é causar dor no local afetado, seguido por formigamento na boca, visão dupla, febre e salivação excessiva.

Os sintomas progridem rapidamente, por isso é necessário que a vítima tenha atendimento médico o mais rápido possível. Após a picada, o indivíduo pode ir a óbito no prazo de 15 minutos a 3 horas.

Taipan

taipan

O veneno da Taipan coagula o sangue da vítima fazendo o bloqueio das artérias ou veias. Após a picada, se não receber atendimento médico a tempo, a morte pode ocorrer após uma hora.

Ainda que haja um sucesso no tratamento através dos antivenenos, a vítima ainda terá uma estadia bem extensa com cuidados intensivos.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here