Está ou Esta

0
anúncios:
anúncios:

O uso de está ou esta tem gerado muitas dúvidas entre as pessoas. A verdade é que a Língua Portuguesa tem sido um grande desafio! Você já deve ter notado o uso errado constantemente nas redes sociais, publicações em blogs e até jornais. Será que você saberia identificar se está ou esta tem sido empregada de forma correta na oração?

gramaticaÉ importante antes de tudo que você tenha em mente que o contexto onde eles são empregados é que irá definir se o uso pode ser aplicado ou não. Por isso, verifique primeiramente o seu contexto para que possa saber a resposta mais certa!

Aqui no Portal Brasil 10 iremos te fornecer o emprego tanto de está como esta. Ambos, são escritos de forma correta e são usados seguindo um padrão de emprego. Caso queira saber a diferença de está e esta, então, aproveite para continuar lendo e acompanhando esse post.

publicidade:

Diferença entre Esta e Está?

O uso desses dois itens na língua portuguesa é fácil de identificar. Exige apenas que você preste um pouco de atenção em que contexto eles estão sendo empregados, pois essa observação será crucial para o seu correto emprego.

anúncios:

Está ou Esta

Uso de Esta

O uso de Esta se emprega como um pronome demonstrativo feminino. Ele é usado para indicar algo no espaço, posicionando um objeto em relação a alguém.

anúncios:

A sua sílaba tônica é “es” e não há necessidade de acento gráfico, pois é paroxítona terminada em “a”. Por essa razão, usa-se “esta” sem esse acento.

Exemplos no uso de esta

  • Esta caneta é ótima para escrever levemente.
  • A sua obrigação é esta.
  • Esta menina é filha da minha tia
  • Esta borracha é sua?
  • Esta garota é sensacional!
  • Esta oportunidade é a sua chance!

Outro aspecto interessante para o uso de “esta” que você deve considerar é em relação a objetos que estão próximos de quem fala. Caso contrário, você deverá usar outros pronomes demonstrativos femininos como “essa” ou “aquela”.

Uso de Está

Diferença ente Está e EstaO uso de está quer dizer que é uma flexão do verbo “estar” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. (Eu estou, tu estás, ele/ela está…) ou na segunda pessoa do imperativo afirmativo (está tu).

Esse verbo “estar” indica estado, uma condição. Ele pode sugerir na posição de um ser ou coisa e é nesse significado que mais ocorrem dúvidas em relação ao pronome “esta”.

Caso você se depare com uma oração que lhe cause algum questionamento quando ao uso, então, é só fazer a pergunta para o sujeito. Se você conseguir obter alguma resposta, ele é um verbo, portanto, deverá usar o “está” e não o “esta”. Sempre se volte para o sujeito da oração, pois é ele que irá definir o seu uso ou não.

Veja Também: Saiba quais são os tipos de sujeito

A sílaba tônica é “ta” e, portanto, é uma palavra oxítona terminada em “a”, o que justifica o acento gráfico. Não esqueça que nesse caso, ele vem com acento.

Você pode notar ao pronunciar esse pronome demonstrativo que a pronúncia de “esta” jamais permite que ela seja confundida com “está”. Para você ter a certeza de que deve usar “esta”, substitua-a, então, por “este”:

  • Este senhor (= esta senhora) é inteligentíssimo!

Sendo assim, quando você for possível usar “este” é porque você deve usar “esta”. Sempre faça essa substituição que dá certo e você conseguirá chegar a uma resposta certa e eficaz.

Exemplos de uso está

  • Está tu contente?
  • Onde você está?
  • Aline está estudando cinco horas por dia e nos fins de semana.
  • Ela está doente?
  • Com quem você está agora?

Como você já aprender o uso de está e esta, agora é bom praticar diariamente. Sempre que você se deparar com essas duas palavras, observe bem o seu contexto e todas essas dicas que aprendeu aqui no Portal Brasil 10.

estudoEsperamos que tenha esclarecido as suas dúvidas e possa daqui para frente escrever corretamente bem como identificá-los da maneira correta na oração.

Se quiser, comente algo interessante sobre esse aprendizado e conhecimento. Caso ainda tenha alguma dúvida, pergunte escrevendo nos comentários.

Compartilhe também com os seus amigos e conhecidos para que eles também aprendem como empregar da forma mais certa e de acordo com o padrão da norma culta (gramática).

Deixe um comentário!

anúncios:
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA