Escudos de times de futebol Brasileiro

0
publicidade:

O futebol é um esporte muito popular no Brasil e no mundo. Mas especialmente aqui, começamos a contá-la a partir de 1895, por influência dos ingleses, assim como na maioria dos países, foi quando os primeiros clubes nacionais começaram a se formar. A prática do esporte, no entanto, era restrita apenas a elite branca.

Há quem diga que Charles Wiilliam Miller foi quem trouxe para o Brasil a primeira bola de futebol, no ano de 1894. Até 1920, as classes mais pobres, e os negros, apenas podiam assistiam as partidas, mas foi a partir deste ano que também passaram a ser aceitos, aí então houve a massificação do esporte, sendo que em 1933 surge a possibilidade de se profissionalizar.

Os clubes que foram formados fora do Rio de Janeiro e São Paulo, ainda resistiam a algumas mudanças e continuavam amadores, mas aos poucos passaram a se acostumaram melhor com as novas propostas.

publicidade:

No governo de Vargas, houve uma forte mobilização para tentar alavancar o esporte no Brasil, nesta época podemos citar como um grande marco, a construção do Maracanã e a Copa do Mundo em 1950 foram eventos de grande importância para o país.

publicidade:

jogando-futebol

No ano de 1958 tivemos a grande vitória da seleção com um time comandado por Didi e Pelé, o mestiço Garrincha e pelo capitão paulista Bellini que tornou o futebol uma das nossas paixões, e um forte elemento de identifticação da personalidade brasileira.

Qual o primeiro time brasileiro?

O primeiro time brasileiro foi o São Paulo Athletic Club, ele surgiu no ano de 1894 por Charles Miller. O Associação Atlética Mackenzie College foi fundado em 1898 e era voltado para brasileiros, posteriormente tivemos o Sport Club Germânia e Esporte Clube Pinheiros.

O Sport Club Rio Grande é um únicos times da época que ainda está em atividades. O segundo time mais antigo, após o Sport Club Rio Grande é a Associação Atlética Ponte Preta, sua fundação aconteceu no ano de 1900, mais precisamente no dia 11 de Agosto que também se mantém ativo até os dias de hoje.

O ano de 1933 foi marcado pelo torneio Rio-São Paulo. E no mesmo ano ainda surge a Liga Paulista de Futebol.

Durante a popularização do futebol em nosso país, o esporte ainda não era visto com ‘bons olhos’, a exemplo do escritor Graciliano Ramos que escreveu uma crônica intitulada “Traças e Esmo” com foco em destacar a superioridade do povo europeu ao brasileiro e afirmava que tudo não se passava de algo passageiro, confira um trecho do final, e a ironia utilizada pelo autor:

“Os verdadeiros esportes regionais estão aí abandonados: o porrete, o cachação, a queda de braço, a corrida a pé, tão útil a um cidadão que se dedica ao arriscado ofício de furtar galinhas, a pega de bois, o calto, a cavalhada, e o melhor de tudo, o cambapé, a rasteira. A rasteira! Esse sim é o esporte nacional por excelência!”

Outro escritor que criticou muito a chegada do esporte no Brasil foi Lima Barreto, ele afirmava que o futebol era “primado da ignorância e da imbecilidade” chegando a criar até mesmo a “Liga Contra o Foot-ball”.

Escudos de times de futebol Brasileiro

Nosso país conta com uma variedade grande de clubes nacionais, mas você sabe quais são as maiores torcidas e qual o time mais odiado pelos torcedores? Também separamos algumas imagens contendo os escudos de times de futebol brasileiros e seus respectivos nomes, confira:

Ranking das maiores torcidas brasileiras

Não torce para nenhum – 19,4%;

Flamengo – 16,5%;

Corinthians – 13,6%;

São Paulo – 7,9%;

Palmeiras – 5,6%;

Vasco – 4,5%;

Cruzeiro – 4 %;

Grêmio – 3,3%;

Santos – 3,2%;

Atlético – 2,8%;

Inter – 2,6%;

Bahia – 1,8%;

Botafogo – 1,8%;

Fluminense – 1,6%;

Sport – 1,5%;

Outros times – 10%;


Clubes mais odiados

Corinthians – 14,6%;

Flamengo – 8,6%;

Vasco – 5,9%;

Palmeiras – 5,3%;

São Paulo – 3,2%;

Atlético – 1,9%;

Cruzeiro – 1,6%;

Internacional – 1,6%;

Grêmio – 1,4%;

Outros times – 9,1%;

escudos-times-brasileiros

escudos-times-brasileiros-1

escudos-times-brasileiros-2

escudos-times-brasileiros-3

publicidade:

escudos-times-brasileiros-4

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA