Enguia Elétrica

0
publicidade:

Grande parte das pessoas entendem que os animais são seres indefesos, que devem ser cuidados e amados. Em partes isso pode ser até verdade, mas definitivamente não se aplica ao caso de alguns, com exceção dos domésticos.

A natureza também nos agracia com uma variedade muito grande deles, cada um com as suas características e funções que também podem trazer benefícios aos humanos e ser úteis na cura de doenças. A formiga, por exemplo, por muito suas mandíbulas eram utilizadas pelos povos antigos para auxiliar no fechamento de ferimentos.

enguia-eletrica

publicidade:

Os cangurus são bichos muito mais agressivos do que a sua aparência demonstra, podendo ser até letais. Quando nervosos podem cortar os seus adversários com as garras e aplicar chutes poderosos e muito fortes. Basicamente todos possuem os seus mecanismos de defesa, e mesmo aqueles que julgamos serem dóceis ainda podem trazer riscos diante de algumas situações.

publicidade:

O reino animal é muito rico e cheio de curiosidades, por isso, hoje resolvemos falar um pouco mais sobre a enguia elétrica, um animal único e com características muito especiais, tanto que entrou para o livro dos recordes como o peixe elétrico mais forte do mundo e pode ser encontrado especialmente aqui no Brasil, na Amazônia!

Além de curioso, a Enguia Elétrica também é perigosa, e vamos explicar o porquê. Pelos pesquisadores, ela é um parente distante da Carpa, apesar da sua aparência não ser exatamente como a de um peixe.

enguia-eletrica-1

Há muitos que dizem que a eletricidade é uma lenda para afastar os mais curiosos, mas de fato, a ciência mesmo já provou que ela pode sim, utilizar esse recurso em sua defesa ou ataque. A intensidade dos choques pode ser tão alta, que ela é capaz de matar até mesmo um cavalo.

Curiosidades sobre a enguia elétrica

Também é conhecida como Poraquê, é o peixe com a maior potência elétrica do Brasil e do mundo. O animal pode ser encontrado tipicamente na Amazônia, mas também é possível encontra-lo em alguns rios da Colômbia e Venezuela.

enguia-eletrica-2

O peixe adulto mede em média três metros de comprimento. As descargas produzidas pela enguia elétrica podem variar de 300 a 1500 volts e elas são produzidas por células musculares especiais que são conhecidas como eletrócitos, cada uma delas consegue gerar o equivalente a 0,14 volts e ficam situadas em sua cauda, este número pode variar de 2 mil até 10 mil, a depender do seu tamanho.

A distribuição dessas células é em série e podem ativar simultaneamente na hora de capturar as suas presas ou se defender dos predadores. Toda a energia é canalizada pelo ambiente, e através de suas adaptações, faz com que a mesma fique imune, ou isolada de sua própria descarga.

enguia-eletrica-3

São comumente encontrados na coloração negra, com manchas amarelas, vermelhas ou brancas. Possui também um corpo cilíndrico e bem alongado, além de suas nadadeiras que chegam a percorrer uma parte do abdômen. Na média de 8 em 8 minutos, ele retorna a superfície para respirar.

Mas você sabe o que significa “Poraquê”? Esta palavra é de origem indígena e significa ‘o que faz dormir’ ou ‘o que entorpece’, bem conveniente a maneira é colocada como um predador ou se presa. Outros nomes comuns pelo qual o poraquê ou enguia elétrica é conhecida, são: muçum-de-orelha, pixundé, pixundu, pixunxu e peixe-elétrico.

enguia-eletrica-4

Além do peixe-elétrico, também existem as arraias-elétricas, elas são mais frequentemente encontradas nos mares tropicais, e são conhecidas como treme-treme.

No rio Nilo, é possível encontrar uma espécie de bagre que assim como o poraquê e a arraia-elétrica, produz eletricidade, porém longe da mesma intensidade da enguia.

Seu nome científico (enguia-elétrica) é Electrophorus electricus. O que podemos analisar de seu comportamento é que basicamente ele funciona como uma bateria elétrica, sendo que o polo negativo fica localizado na parte da frente, e o positivo na parte de traz. O choque pode se tornar ainda mais forte quando ambos os polos tocam a vítima.

enguia-eletrica-5

Há alguns anos atrás, um vídeo muito interessante apareceu no YouTube que mostra um jacaré sendo eletrocutado ao tentar atacar uma enguia elétrica. O que aconteceu é realmente surpreendente e merece a atenção, confira:

publicidade:

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA