Drogas lícitas e Ilícitas

0
anúncios:
anúncios:

Não é comum você encontrar entre os seus amigos a discussão sobre os tipos de drogas lícitas e ilícitas, seus efeitos, problemas que causam e quais os tipos. Certamente, já ouviu comentar bastante sobre a legalização da maconha, o qual já repercutiu todo o país.

Drogas lícitas e IlícitasMas, você saberia dizer se a maconha é uma droga lícita ou ilícita? No Brasil, por enquanto, ela se enquadra como ilícita sento proibida o seu consumo bem como o uso para tratamento medicinal. Já em algumas partes do mundo, ela é totalmente lícita.

Sendo assim, é bem interessante saber diferenciá-los antes de descobrir quais os tipos de drogas lícitas e ilícitas. Aqui você terá uma pequena explanação dos que existem atualmente e os efeitos que causam na sua vida bem como de todas as pessoas que venham a consumir.

publicidade:

Veja também: os famosos que ficaram pobres ou perderam tudo

anúncios:

Drogas lícitas e ilícitas – Diferenças

Para que você compreenda como cada uma dessas drogas se manifesta em você e na sociedade, convém saber as suas diferenças. É muito importante destacar que tanto a droga lícita como ilícita geram efeitos negativos em sua vida.

E, quando consumidos exageradamente, podem provocar a sua morte ou de alguém. Por isso, é fundamental que possa controlar o seu consumo, independentemente, se for lícita ou não.

anúncios:

Debate sobre as Diferenças entre Drogas lícitas e ilícitas

Drogas lícitas

São drogas legalizadas no país, isto é, é produzida e permitida por Lei comercializar, consumir e usar como quiser (livremente). Os que se destacam mais como drogas lícitas são o cigarro e o álcool sendo totalmente disponível para você consumir, desde que atinja a idade permitida por Lei.

Há outros exemplos menos comuns que são remédios, os quais são:

  • Benzodiazepínicos – servem para diminuir a ansiedade.
  • Anorexígenos – servem para equilibrar o apetite.

Drogas ilícitas

drogas-ilicitasSão drogas que não são legalizadas no país, isto é, é proibido qualquer tipo de produção e comercialização. Também são menos aceitas pelas pessoas pelos danos que causam à saúde.

Como exemplo, é possível citar: maconha, craque, heroína, cocaína, ecstasy etc.

Tanto uma como outra provoca grandes estragos na vida e abaixo você saberá o porquê lendo mais os efeitos que cada uma gera no organismo, na vida social e em todos os aspectos!

Drogas lícitas e seus efeitos

As drogas lícitas geram necessidades incontroláveis visto criarem dependência no seu organismo. Eles alteram todo o seu funcionamento correto tanto no âmbito físico como mental de sua vida.

A esses efeitos, se você consumir, pode ter:

  • Doenças respiratórias, rompimento de veias, ansiedade, perda do autocontrole, ataque cardíaco, enfisema, dor de cabeça, insônia, úlceras, irritabilidade, cirrose hepática, alterações na memória, danos no fígado, gota, gastrite e outras reações semelhantes a essas.

É importante salientar que as mortes causadas por álcool, por exemplo, não atinge apenas ao indivíduo. Se este dirigir alcoolizado, pode acarretar uma fatalidade envolvendo mais pessoas.

Por isso, não é porque se caracteriza como lícita que é certa o seu consumo ou uso demasiado. É preciso ter a consciência de que sob efeito de alguma droga lícita, as conseqüências podem ser irreversíveis.

Drogas ilícitas e seus efeitos

As drogas ilícitas causam maior dependência em você se começar a consumi-la. O perigo reside em se consumir aos poucos chegando ao ponto de não possuir mais forças para parar e, por isso, são de extremo perigo.

Além das conseqüências no organismo, elas geram mudanças no funcionamento neural (mente/cérebro) dificultando a psique e podem causar mortes também e prejuízos sociais.

Um dos seus maiores efeitos é a vontade compulsiva e incontrolável de consumirem mais e mais. Necessitando, assim, um bom tratamento para desregular as reações químicas que elas produzem no organismo.

Veja abaixo alguns tipos e seus efeitos:

Heroína

Exagero ao se relaxar, diminui a capacidade de aprendizagem, baixa rentabilidade nas tarefas, menor capacidade de raciocinar, sonolência elevada, reflexos mais lentos etc.

heroina

Cocaína

Sensação de euforia e agitação, rapidez na fala, estado intenso de excitação, alta freqüência cardíaca e pressão, redução do apetite e sono, dentre outros.

Maconha, LSD 25 e ecstasy

provocam alucinações principalmente visuais, sensação enorme de prazer, delírios por perseguições e roubos, facilidade de se colocar em pânico e de se exaltarem, sensação de medo intenso ou sentimento de alto prazer etc.

maconha

Essas drogas ilícitas podem até gerar bem estar em sua vida em curto prazo, porém, em longo prazo pode acarretar dependência e doenças irreversíveis.

Os efeitos em longo prazo que geram são: problemas no coração, câncer, mau funcionamento nos rins, doenças contagiosas, alterações na capacidade de pensar, lesões no fígado, dentre outros.

Drogas lícitas e ilícitas – Conclusão

Como lido, as drogas lícitas e ilícitas causam efeitos desastrosos em sua vida e na sociedade sendo recomendável evitá-los o tanto quanto for possível.

Se gostou do que leu, comente abaixo!

Deixe um comentário!

anúncios:
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA