Dores no Rim

0
anúncios:
anúncios:

dores-no-rim--

A dor nos rins é uma queixa muito comum entre as pessoas no mundo inteiro. Saiba que ela pode indicar diferentes problemas de saúde, e é necessário estar atento aos sintomas que o seu corpo apresenta para tentar identificar a sua causa.

Se você está sentindo que há algo de errado, e gostaria de entender o que pode ser, listamos aqui algumas das causas, sintomas e tratamentos. Mas devemos lembrar que qualquer tipo de tratamento deve ser assistido por um profissional e especialista. Quem está com dor nos rins, deve procura-lo o quanto antes para evitar que a situação piore ou que as dores se intensifiquem.

publicidade:

dores-nos-rins

anúncios:

No geral podemos identifica-las através da nossa urina, que pode estar muito escura, conter sangue, ou espumosa. Quem notar esse tipo de alteração deve ficar mais atento, e sempre que possível fazer exames de rotina para verificar se está tudo em ordem. Algumas doenças só apresentam dores em estágios mais avançados.

Dor nos rins: o que pode ser?

O tratamento para a dor nos rins é feito baseado na causa do problema, pode ser através de medicamentos anti-inflamatórios, antibióticos, repouso e massagem. Uma das razões mais frequentes estão as pedras nos rins. É comum que nestes casos a dor se direcione para a barria ou então órgãos genitais. Se você sente dor ao urinar, e percebeu uma cor diferente, avermelhado ou marrom, por exemplo, saiba que isto esta ligado à presença de vestígios de sangue, o que deve ser um indicativo.

anúncios:

Para o tratamento de pedras nos rins são utilizados procedimentos a laser para fazer a quebra em pedaços menores o que facilita a eliminação através da urina. Mas também se pode incluir analgésicos, e recomendações na alteração na alimentação.

Já os sintomas de dor nos rins associados à infecção se caracterizam por uma intensa dor na região das costas e urina com um cheiro muito forte. Em alguns casos também é comum que haja o aparecimento de febre, calafrios e vômitos. Recomenda-se ingerir muito líquido para eliminar o microrganismo causador e o uso de antibióticos sob prescrição médica. Há também as infecções causadas por pancadas, especialmente na altura da cintura, neste caso, você pode optar por tentar repousar e colocar bolsas de água quente para aliviar a dor nos rins. Em caso de persistência, não deixe de procurar a ajuda.

Veja Também: Dores nas Axilas

No caso dos cistos, o problema só aparece quando já atingiu um tamanho grande causando dor ao urinar, urina com sangue, infecções urinárias frequentes e etc. Um nefrologista irá recomendar o tratamento mais indicado para o seu tipo de caso. Quando identificado ainda pequeno, é possível fazer o uso de medicamentos e a cirurgia é recomendada para remover os cistos maiores.

Já a dor nos rins causada pelo câncer só irá aparecer nos casos mais avançados da doença. Apresenta-se na região lateral barriga, o indivíduo também urina sangue. O médico responsável por indicar o tratamento adequado é o oncologista. Dependendo do estado do tumor será feita a cirurgia, crioterapia, radiofrequência. No geral, os pacientes respondem bem a quimioterapia e radioterapia.

Dores nas Costas, pode ser causada pelos rins

As dores na região das costas, são dores características de dores nos rins, o que fica fácil na hora do médico diagnosticar, juntamente com outros exames e características. 

Dor nas costas na região do rim devido a doenças renais, é uma dor latejante e incômoda. A dor resultante de doenças renais é denominada como cólica renal e ocorre em ondas. A dor latejante severa vem, permanece por algum tempo e depois desaparece por si própria, enquanto a dor nas costas normal e persistente.

Dor nos rins durante a gravidez

Essas dores se caracterizam por alterações na coluna. A gestante faz um grande esforço, durante este período, em função do peso na barriga. O problema geralmente não está associado a alguma variação na condição renal, entretanto, se você está sentindo dores ao urinar, ou notou algo diferente, é interessante que busque o auxílio da sua ginecologista.

Fazendo isto você estará evitando que haja complicações. Mas uma dica para ajudar a aliviar é utilizar bolsas de água quente na região dolorida ou encostar em uma poltrona confortável com pés elevados.

dores-no-rim-

Dentre outros problemas que costumam aparecer nos rins, são: Cálculo renal; Doença policística renal; Hidronefrose (caracteriza-se pela obstrução da passagem da urina, o que resulta na dilatação dos rins); Trombose da veia renal; e Isquemia renal.

Dor nos Rins – Vídeo Explicativo

O site MD Saúde preparou um vídeo muito interessante e intuitivo que fala mais sobre os problemas diretamente associados aos rins. Quem quer saber mais e se interessa pelo assunto pode conferir. O vídeo possui cerca de 8 minutos.

Deixe um comentário!

anúncios:
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA