Doenças de Lesmas

2

anúncios:

As lesmas são animais gastrópodes e hermafroditas, que se reproduzem rapidamente e colocam em média 80 ovos, sendo mais comum nas plantas. Tem como costume viver em lugares úmidos, escondendo-se sob pedras.

Veja Também:

É um grande problema em hortas, pois se alimentam de grandes variedades de plantas ou em casas, onde há também variedades de plantas. Elas transmitem uma doença chamada angiostrongilose abdominal, pelo verme angiostrongylus costaricensis. 



4085689

Doenças Causadas por Lesmas

Angiostrongylus

Esse verme é um parasita comum em fezes de ratos, quando lesmas e caracóis entram em contato com essas fezes. Existem dois tipos de parasitas:

 Angiostrongylus Cantonensis

Ele atinge o sistema nervoso central, causando meningite eosinofílica.

 Angiostrongylus Costaricenses

Ele causa doenças abdominais, entre outros sintomas. É a doença mais comum.

A Transmissão das doenças através das lesmas

É de costume e cultural alimentos exóticos como o Escargot, feito com Caramujos Africanos. Porém, se não bem cozidos ou crus, a possibilidade dessa doença infestar-se no corpo humano é grande. Também pode ser transmitido por verduras mal lavadas ou pelo contato a esses animais ou seu muco.

Sintomas das Doenças Causadas pelas Lemas

Tem como sintomas febre, fraqueza muscular, cefaleia, dores que simulam apendicite, anorexia, vômito, dores na nuca e em casos mais graves,

mas raros, a morte do indivíduo.

Prevenção da Doença das lesmas

Evitar andar descalço, caso seja o local propenso a lesmas, como lugares úmidos, pois o muco é o principal transmissor dessa doença. Caso isso ocorra, fazer a desinfectação imediata. Elimine plantas e vegetais caso houver criação. Elimine também ratos, pois também é um dos transmissores  dessa doença.

Como Eliminar Lesmas

Há maneiras caseiras de eliminação de pragas, como a cerveja e leite, pois ambos atraem as lesmas e funcionam como “iscas”. O sal também ajuda,  devido a osmose, ou seja o derretimento.

Algumas plantações também podem ajudar no afastamento das lesmas, como a uva, o maracujá, hortelã, alho, entre outros. Quanto aos caramujos africanos, o escargot, deve ser cozido por 3 ou 5 minutos ou congelá-los a -15°, por 24 horas.

Deixe um comentário!

COMPARTILHAR

2 Comentários

  1. Nossa eu tava tendo muito trabalho c essas lesmas,nunca cheguei a ter contato c elas,mas na minha casa no quintal tinha muita eu ficava a noite acordada pra poder mata Las com sal e água sanitária (que eu acho melhor)pois com o sal ela se derrete e sai uma gosma marrom muito nojenta,eu coloco água sanitária no borrifador, recentemente estavam invadindo a minha área de serviço,mas deu uma sumida de umas semanas pra cá,mas é bom ter cuidado com o muco dela,olha eu sei que não é toda lesma que transmite doença,mas não sei bem,se não tiver tranquila procura um médico,ele vai te orientar corretamente. Olha mas morro de medo de encontrar alguma na minha cama,ou alguma subir em cima de mim,ou o meu filho que ainda é pequeno tocar numa delas.

DEIXE UMA RESPOSTA