Doenças causadas por bactérias

0
anúncios:
anúncios:

As bactérias são seres unicelulares, isto é, formadas por uma única célula, e procariontes, ou seja, não apresentam a membrana que separa o material genético. Trata-se de um dos maiores grupos de seres vivos do planeta, superadas apenas pelos vírus, podendo fazer bem ou mal aos seres humanos.

Algumas bactérias vivem em harmonia com os seres vivos, enquanto outras são patogênicas, causando diversos tipos de doenças.

Veja também: Doenças que podem ser causadas por vírus

publicidade:

As bactérias são sensíveis a antibióticos, sendo esta a maior arma já encontrada pela medicina contra as doenças bacterianas, e devem se usados de acordo com a prescrição médica, já que as bactérias podem se tornar resistentes, podendo sobreviver ao tratamento.

anúncios:

bacterias(1)Doenças provocadas pelas bactérias são transmitidas através da saliva, como é o caso da tuberculose, da lepra, da difteria, e da coqueluche; através de contato com alimentos ou objetos contaminados, como em casos de disenteria bacilar, de tracoma e de tétano; ou através do contato sexual, como no caso de sífilis e gonorreia.

Principais doenças provocadas por bactérias

Veja a seguir as doenças mais comuns e conhecidas que são transmitidas por bactérias:

anúncios:

Coqueluche

Coqueluche é uma doença que ataca geralmente crianças, trazendo uma tosse seca característica, sendo causada pela Bordetela pertussis. O tratamento da coqueluche é feito com antibióticos, sedativo para tosse, boa alimentação e repouso.

Difteria

A difteria pode ser fatal, sendo causada pelo bacilo diftérico, atacando principalmente crianças e produzindo dor de garganta, febre e fraqueza. O tratamento deve ser aplicado de imediato, ao descobrir-se a doença. As crianças são vacinadas contra a difteria através da vacina tríplice (contra tétano, coqueluche e difteria).

Disenterias

As disenterias bacterianas são a principal causa de mortalidade infantil, principalmente em países subdesenvolvidos, onde as crianças vivem em más condições de higiene e de moradia. A disenteria pode ser provocada por diversos tipos de bactérias, como a salmonela e a shigella, além de outros bacilos patogênicos. Sua transmissão é sempre através da água e de alimentos contaminados e o tratamento deve ser feito com antibióticos, embora só possam ser eliminadas as causas através do saneamento básico.

Gonorreia

A gonorreia também é chamada de blenorragia, e é causada pela Gonococo, transmitida através de contato sexual. A gonorreia provoca corrimentos pela uretra e ardência, devendo ser tratada com antibióticos segundo a recomendação médica.

Lepra

Também chamada de hanseníase, a lepra é transmitida pelo bacilo de Hansen, causando lesões na pele e nas mucosas. O tratamento deve ser feito a tempo, para que haja recuperação total do paciente.

Meningite

A meningite meningocócica é uma infecção provocada nas meninges pelo meningoccoco, provocando febre alta, vômitos, náuseas, rigidez dos músculos e da nuca. O tratamento para a meningite deve ser imediato, submetendo o paciente a antibióticos, já que a doença pode ser fatal.

Sífilis

A sífilis é provocada pela bactéria Treponema pallidium, também sendo transmitida por contato sexual. O principal sintoma da sífilis é o surgimento de uma ferida de bordas endurecidas junto aos órgãos sexuais, o chamado cancro duro, que pode regredir mesmo sem tratamento, mas isto não significa que o paciente está curado, devendo fazer exames médicos e seguir um sério tratamento, já que a sífilis pode provocar problemas no sistema nervoso e em outros órgãos do corpo.

Tétano

O tétano é provocado pelo bacilo Clostridium tetani, que penetra no corpo através de ferimentos na pele ou, em recém-nascidos, através do cordão umbilical. Trata-se de uma doença bastante perigosa, que pode levar à morte. A vacina antitetânica é um dos medicamentos preventivos, devendo ser tomada a cada dez anos.

Tracoma

A tracoma é uma inflamação da conjuntiva e da córnea, podendo levar à cegueira quando não tratada. É provocada pela bactéria Chlamydia trchomatis, semelhante a um vírus, sendo sua transmissão feita por contato com objetos contaminados. O tratamento inclui a higiene, sulfas e antibióticos.

Tuberculose

A bactéria que provoca a tuberculose é o bacilo de Koch, que ataca os pulmões. O tratamento deve ser feito com antibióticos nos pacientes acometidos, mas deve-se fazer a vacinação com BCG, para a sua prevenção, além de abreugrafias periódicas e condições de higiene.

Deixe um comentário!

anúncios:
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA