Dissídio Coletivo (CLT)

20
publicidade:

O que é Dissídio? Dissídio é um substantivo masculino. Significa dissidência, antagonismo, desinteligência. Um combate não deixa de ser um dissídio. Mas a palavra é mais usada em relações trabalhistas. O dissídio coletivo se dá quando uma classe laboral entra em posição de discutir, reivindicar.

Chega-se à expressão “data do dissídio coletivo”, que é uma data em que a classe impôs uma negociação. Dissídios coletivos são ações propostas na Justiça do Trabalho, para solucionar questões que não puderam ser resolvidas pela negociação direta entre as partes.

dissidio coletivo

publicidade:

Quem tem direito ao dissídio? A empresa é obrigada a dar?

A empresa é obrigada a cumprir a Convenção Coletiva da Categoria ou o Dissídio Coletivo, em cujas cláusulas estão determinados os aumentos percentuais cabíveis.

publicidade:

A empresa poderá descontar do aumento que foi determinado, o percentual já garantido espontaneamente no curso dos 12 meses anteriores, a título de antecipação salarial.

Exemplo: a empresa concedeu 3% em junho. Em novembro é a data do dissídio coletivo (Convenção Coletiva), que ordena uma majoração salarial da ordem de 7%. Ela é obrigada a cumprir apenas 4%, pois 3% já foram concedidos.

Qual o Valor do dissídio?

Infelizmente não encontramos uma maneira de conseguir tal informação pela internet. Tente entrar em contato com o sindicato da categoria de sua empresa.

Atualização: Através do site da FIEP, é possível ter acesso a tabela de atualização de salários e dissídio do ano recorrente e anos anteriores.

publicidade:

Tabela de Reajuste salarial e de dissídio
http://www.fiepr.org.br/para-sindicatos/assistencia-sindical/tabela-de-reajuste-salarial—20142015-1-11188-243860.shtml

COMPARTILHAR

20 Comentários

  1. Bom dia!

    Gostaria que me fosse esclarecido uma dúvida por favor!

    Moro em um condomínio onde a administradora informou que quando sair o dissídio dos porteiros, que será em março de 2016, deveremos pagar o retroativo até janeiro. Procede essa informação ou deverei iniciar o pagameto com o dissídio a partir da informação do aumento?

    • a empresa tem esse direito de pagar o dissidio com ‘atraso’ mais assim, o dissidio gerou um aumento de 100$ no seu salario, a empresa pagará 100$ pelo meses que ela atrasar, Ex:
      vc ganha 1.000 e terá 10% de dissidio e foi acordado que será pago em janeiro e a empresa optar em pagar em março… em março seu salario será 1.100R$ + 100$ de janeiro + 100$ fevereiro

  2. O dissidio tem haver como aumento anual que o governo da, ou o dissidio e um aumento da própria empresa?
    Se for assim o trabalhador tem 2 aumentos anuais e isso ou estou errada?

  3. Boa tarde,

    tenho uma pergunta, trabalho em uma transportadora e não foi homologado o dissídio referente ao ano de 2015, ja estamos no periodo de dissisio novamente que ocorre em 01/04 a 01/05. Como não recebemos ainda o do ano passado gostaria de saber se tem como eles prorrogarem mais ainda.

  4. Boa tarde meu marido recebe acima de 2500 e saiu o dessidio da empresa dele saiu porem alegaram a ele que ele não tem direito verdade essa informação

  5. Bom dia,

    Gostaria de saber qual o procedimento cabível no caso da empresa reajustar os salários no dissidio coletivo é não da o reajuste apenas para dois, devido ter não um aumento salarial em novembro.

  6. Olá, tenho uma dúvida.

    Fui contratado em Janeiro e em Março a empresa informou que iria pagar o Dissídio retroativo de Janeiro, Fevereiro e Março.
    Ao chegar o pagamento, constei que não foi depositado o retroativo e ao questionar, a empresa informou que como não fui contratado até Dez de 2015 não receberia o retroativo, muito menos o aumento no salário. Isso é legal ou ilegal?

  7. boa tarde eu entrei na empresa mes 06/2014 e sai mes 12/2015 ai fomos fazer a homolagação no sindicato constataram que dissidio do grupo que empresa esta não saiu ai moça fez uma ressalva mas ate´agora a empresa não pagou que eu faço nesta situaçao

  8. Olá trabalho em uma empresa, que vende e,instala equipamento contra incêndio,fui admitido em 01/09/2013,desde então nunca recebi aumento,muito menos dissidio,sou eletricista.
    Quais serão meus direito a reclamar e,sendo que tenho 30% de periculosidade.
    Qual das classe entra meu dissidio,na minha carteira esta como dos comerciarios .

  9. Gostaria de tirar uma dúvida, sendo eu um profissional do ramo industrial (metalúrgica) porém, tendo o meu próprio sindicato, neste caso, o da minha área (SINTESP – Segurança do trabalho).

    Havendo dissidio para o ramo da atividade, o que é válido para mim?
    *1 – Aumento apenas por via do ramo da atividade (sindicato dos metalúrgicos)
    *2 – Aumento por parte do sindicato de acordo com a minha profissão?
    *3 – Aumentos de ambas as partes?

  10. Boa noite! Trabalho em uma empresa filiada ao sindicato do Comércio, com data base do dissídio em 12 de maio. Entrei na empresa no dia 11/04/2016. Gostaria de Saber se tenho direito ao dissídio.
    Desde já muito obrigada!

  11. Bom dia! Trabalho em uma empresa filiada ao sindicato do comércio, cuja data bata base é Maio. Entrei na empresa dia 11/04/2016. Gostaria de saber se tenho direito ao dissídio. Já li sobre o assunto em diversos lugares mas nenhum especificou se tenho direito ou não. Desde já obrigada!

  12. Boa tarde, por favor me responda, eu entrei em maio de 2016 e a empresa estava em negociação no mês de maio sobre o dissidio. agora no final de julho teve foi aprovado o aumento de 10% e a empresa disse que não tenho direito, porque é referente ao ano passado. está certo?

  13. Na empresa onde eu trabalho, nao deram o aumento do dissídio!quero saber qual o prazo que uma empresa tem que da o dissídio?

DEIXE UMA RESPOSTA