Diferenças entre Grafite e Pichação

0
anúncios:
anúncios:

As manifestações artísticas podem acontecer de muitas formas, seja na música, na dança, e até mesmo em pinturas. No entanto um estilo de arte que causa muita polêmica é o grafite. Desde a sua criação, ele ainda é visto com um certo preconceito pela sociedade por não entender as suas propostas e origens. O grafite é considerado uma arte, diferentemente da pichação e aqui você entenderá o porquê.

Apesar de muitas pessoas confundirem grafite com pichação, estas atividades são bem distintas e possuem as suas particularidades.

Grafite X Pichação

grafitexpixacao
Aqui podemos ver a diferença entre um Grafite e uma Pixação

O grafite é uma arte baseada em desenhos e figuras que são pensados e elaborados, já a pichação já é um ato de vandalismo, e algo contestado por muitas pessoas, no entanto, os pichadores se utilizam deste meio para expressar as suas ideais e fazer com que elas sejam vistas por mais pessoas, por isso a prática é vista com frequência.

publicidade:

Para algumas pessoas a pichação é simplesmente diversão, já outras encaram como uma forma de protesto à sociedade. Baseando-se nessa premissa, vários pichadores gostariam que a prática fosse considerada como arte, porém esta controvérsia deu espaço para o nascimento do grafite, que hoje é uma forma de expressão cultural.

anúncios:

O grafite iniciou no ano de 1970, na cidade de Nova Iorque.A partir de sua criação, diversas obras foram feitas, inclusive em locais importantes e considerados pontos históricos a exemplo do muro de Berlim. Os trabalhos surgem nas ruas e até mesmo em alguns prédios com o objetivo de chamar a atenção das pessoas. Hoje o grafite é reconhecido como profissão e um sucesso em muitos países.

Veja Também: Diferenças entre: Furto, Roubo e Assalto

anúncios:

Os resultados das obras de profissionais realmente são bonitos, ao contrário da sujeira, ou crimes, gerado pela ilegalidade da pichação que só trazem dor de cabeça as autoridades e têm se tornado um problema de proporções muito grandes, especialmente em cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo.

O tema é bastante abordado nas escolas e inclusive é utilizado em debates e redações de concursos e vestibulares, sendo um assunto muito interessante a ser discutido.

Tipos de Grafite

Alguns termos e gírias são bastante utilizados no grafite, fizemos uma lista com alguns deles:

  • 3D – Estilo de arte tridimensional, o efeito é gerado através de tonalidades diferentes de brilho e sombra das letras. 
  • Asdolfinho – Visa a pintura animal, este estilo de grafite que foi desenvolvido pelos americanos.
  • Bite – Influência em um estilo de outro grafiteiro ou writer.
  • Bubble Style – letras arredondas, mais simples e “primárias”, no entanto, é um dos estilos mais aplicados nos grafites de hoje em dia.
  • Cap – Cápsula aplicável as latas para a pulverização do spray. A variação de pressão determina se o traço é mais suave ou grosso.
  • Characters – Representação através de retratos, caricaturas, ou bonecos pintados a grafite.
  • Degradé – é um tipo de efeito de transição de cores sem a adição de um corte direto. O efeito também pode ser conseguido através da graduação de uma mesma cor, mas em tons diferentes.
  • Kings – Writer que conseguiu destaque ou adquiriu mais popularidade em uma comunidade de grafiteiros. Os trabalhos geralmente possuem um nível de qualidade, técnica, postura e anos de experiência.
  • Toy – O oposto do King, geralmente o termo está associado a writer’s inexperientes e que ainda não se desenvolveram a ponto de conseguir o respeito da comunidade, ou não atingiram o nível de qualidade adequado.
  • Wild Style – Estilos de letras difíceis de se conseguir ler, porém foi um dos primeiros estilos a serem utilizados no surgimento do grafite.
  • Spot – Local onde é praticada a arte do grafismo.

Grafite e o Hip Hop

graffitiOutro detalhe interessante sobre o grafite é que ele está ligado a vários movimentos, em especial o Hip Hop, neste caso, o objetivo é expressar um pouco da opressão em que a humanidade vive, com um agravante para as pessoas menos favorecidas socialmente.

No Brasil o grafite também surgiu nos anos 70, em São Paulo. Como os brasileiros não estavam contentes com o estilo norte-americano, começaram a incrementar as suas obras dando o toque mais nacionalizado. Hoje temos um estilo de arte que está reconhecido entre os melhores do mundo.

Fotos de Grafite e Pichação

Deixe um comentário!

anúncios:
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA