Diferença entre cargo e função

0
anúncios:
anúncios:

Apesar de muitos pensarem que há semelhança ou até que é a mesma coisa, porém existe uma leve diferença entre cargo e função. Quer saber qual é? Então, aprenda com as informações descritas abaixo!Diferença entre cargo e função

No mundo corporativo é natural você se deparar com algumas nomenclaturas habituais, tais como: chefe, líder, coordenador, supervisor, gerente, motorista particular, recepcionista, atendente, dentre tantos!

 

publicidade:

Sendo assim, definir o que é cargo e o que é função acaba confundindo não apenas quem está na frente da empresa, mas que irá ser contratado também.

anúncios:

Muitas vezes, o responsável pelo setor peca usando de forma incorreta tais nomenclaturas, o que acaba por interferir no salário, nas atividades realizadas e também em como o funcionário se comportará.Diferença entre cargo e função

Por isso, você precisa ter em mente nitidamente e claramente o que tais atribuições se referem. Eles possuem objetivos diferentes e, conseqüentemente, atuam de forma distinta na empresa.

anúncios:

Saber diferenciá-los é de sua obrigação visto que uma informação errada gera sérios questionamentos lá na frente. Aqui no Portal Brasil 10 irá esclarecer para você que cargo é diferente de função e daremos exemplos a fim de que entenda melhor. Portanto, continue lendo!

Diferença entre cargo e função

Na sua vida bem como no âmbito de trabalho, o cargo e a função acaba sendo um atributo muito corriqueiro. Quantas e quantas vezes, você já se colocou diante de seu líder de setor e disse à ele: “Ah, essa tarefa não é de minha responsabilidade”.

Diferença entre cargo e função

Isso geralmente acontece bastante por conta da falta de clareza quanto ao que esse funcionário tem como sua função, e não cargo que exerce. É por isso que conflitos constantes ocorrem, mas eles podem ser evitados com alguns esclarecimentos.

Assim, de forma bem simples é possível diferenciá-los tratando o cargo como uma posição de destaque e a função seriam as tarefas que esse cargo lhe dá. Ambos precisam ser definidos claramente para que não ocorra o que citei anteriormente.

O que significa cargo?

É uma posição que a pessoa ocupa.

O que significa função?

É atividade que a pessoa executa por meio do cargo que exerce.

O cargo sempre leva a pessoa a executar determinadas funções. Existe apenas um cargo, mas as funções são diversas. Uma pessoa pode exercer o cargo de professor tendo a função de ensinar, fazer a chamada, disciplinar, corrigir provas, tirar dúvidas dos alunos, enfim.

Diferença entre cargo e função

Portanto, o cargo sempre está acima da função em questão de postura, posicionamento. Nunca uma função definirá o cargo, mas o cargo é que defini quais funções o colaborador irá exercer. Por essa razão, primeiramente, o cargo é atribuído e, depois, as suas atividades.

Para entender melhor, o Portal Brasil 10 te dará uns exemplos práticos que constantemente ocorrem no dia a dia. Leia abaixo!

Exemplo de cargo e função

Veja alguns exemplos interessantes que fazem com que o cargo seja diferente da função.

Cargos se definem como:

  • Secretáriacargo
  • Auxiliar administrativo
  • Empregada doméstica
  • Operadora de caixa
  • Gerente de projetos
  • Professor
  • Orientador de escola
  • Gerente financeiro
  • Dentre outros

Funções se definem como:

  • Atender o telefone
  • Organizar a agenda
  • Limpar, varrer, fazer a comida, faxina na casa
  • Preparar a planilha de gastos, faturamento
  • Lecionar, fazer a chamada, corrigir provas
  • Supervisionar os professores, dar suporte
  • Redigir os contratos

Viu como existem diferenças entre o cargo e a função? Visualizando pelos exemplos fica mais fácil de saber escolher o cargo e as funções que esse cargo deverá executar.

Diferença entre cargo e função pública

Já citamos o que ocorre no meio de empresas privadas, mas e na área pública? Será que existe a mesma diferença? Iremos fornecer alguns conceitos abaixo!

Cargo público é…

“Cargo público é o lugar instituído na organização do serviço público, com denominação própria, atribuições e responsabilidades específicas e estipêndio correspondente, para ser provido e exercido por um titular, na forma estabelecida em lei”.

Função pública é…

“Função é a atribuição ou o conjunto de atribuições que a Administração confere a cada categoria profissional ou comete individualmente a determinados servidores para a execução de serviços eventuais”.

(Fonte: Extraído do Livro de Direito Administativo cujo autor é Hely Lopes Meirelles).

Business people shaking hands, finishing up a meeting

É importante que você lembre que todo cargo tem função, mas pode existir função sem cargo.  

Comente abaixo se você entendeu e o que achou desse post! Compartilhe também se gostou e se lhe foi útil ou esclareceu a sua dúvida!

Deixe um comentário!

anúncios:
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA