Dieta Detox Volumétrica

0
anúncios:
anúncios:

Uma dieta detox volumétrica é apenas um método de emagrecimento baseado no conceito de que é volume ingerido, e não na quantidade de calorias consumidas, que traz a sensação de saciedade para nosso organismo. Na dieta detox volumétrica buscamos alimentos que deixam o nosso corpo satisfeito, com poucas calorias, conseguindo perder peso através da quantidade de alimentos que ingerimos, sem maior sofrimento e sem sentir fome, ou mesmo sem achar que estamos sendo privados de algum nutriente.

Quando fazemos a dieta detox volumétrica, utilizamos o termo densidade de energia, quando nos referimos a alimentos que devem ou não ser utilizados no cardápio. Os alimentos que trazem uma baixa densidade de energia são os mais indicados, principalmente porque proporcionam a sensação de saciedade, eliminando nossa vontade de comer mais.

Ao mesmo tempo, os alimentos que são considerados como de maior densidade de energia, que possuem mais calorias ou que exigem que o corpo tenha maiores quantidades para se sentir satisfeitos, não são recomendados, já que irão trazer mais calorias do que precisamos, se pretendemos emagrecer.

publicidade:

Dieta Volumétrica

anúncios:

A dieta detox volumétrica foi desenvolvida por Barbara Holls, pesquisadora da área de nutrição e com diploma PHD na Penn State University, que solicitou a ajuda de Robert Barnett, um escritor da área de nutrição, para escrever o livro “The Volumetrics Weght Control Plan” (em português, “Plano Volumétrico de Controle de Peso”, em tradução livre). O livro ainda não foi publicado no Brasil.

Dieta Detox Volumétrica

O funcionamento da dieta detox volumétrica é muito simples: basta que a pessoa que está fazendo a dieta entenda que a densidade de energia de um alimento é referente à quantidade de calorias por grama que ele carrega. Os alimentos mais volumosos são os que contém menor densidade de energia para o próprio peso, sendo geralmente os alimentos mais ricos em fibras ou em água, ingredientes que ajudam a trazer a sensação de saciedade ao organismo e, por isso, são mais úteis dentro do cardápio da dieta detox volumétrica.

anúncios:

Dieta Detox Volumétrica

Alimentos para a dieta detox volumétrica

Barbara Holls e Robert Barnett classificam os alimentos no livro em quatro categorias distintas:

  • Os alimentos que podem ser ingeridos em qualquer momento e em qualquer refeição, entre eles as frutas e os vegetais, como brócolis, cogumelos, caldos de sopa e tomate;
  • Os alimentos que devem ser consumidos com moderação, evitando que estejam no cardápio no mesmo dia em duplicidade, como os grãos integrais, as proteínas magras, os laticínios com baixo teor de gordura e os legumes;
  • Os alimentos que devem ser ingeridos em pequenas porções, como salgados assados, queijos, carnes com maior quantidade de gordura, além de pães e sobremesas;
  • Os alimentos que precisam ser ingeridos raramente, como os doces, biscoitos, nozes e gorduras, além de frituras.

Para funcionar corretamente, a dieta detox volumétrica deve ser acompanhada de atividades físicas entre 30 a 60 minutos por dia, com exercícios para auxiliar no processo de emagrecimento.

Calcular densidade de energia dos alimentos

Você pode calcular o valor da densidade de energia de um alimento encontrando o peso, em gramas de uma porção. Esse número pode ser encontrado na própria embalagem do alimento. Depois disso, encontre as calorias que o corpo pode obter com uma porção do alimento, O cálculo da densidade de energia é feito dividindo o número de calorias pelo peso em gramas da porção.

Assim, num alimento com 100 calorias em uma porção de 80 gramas, terá uma densidade de energia de 1,25.

Cardápio dieta detox volumétrica

Para fazer a dieta detox volumétrica, você precisa fazer 3 refeições diárias, um lanche e uma sobremesa. Assim, para ingerir 1600 calorias todos os dias, você deve consumir 400 calorias no café da manhã, 500 tanto no almoço quanto no jantar, e mais 200 em um pequeno lanche.

O número de calorias que você precisa ingerir diariamente deve ser estabelecido por um nutricionista, dependendo de suas necessidades diárias.

Deixe um comentário!

anúncios:
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA