Deserto do Saara

publicidade:

O deserto do Saara é oficialmente o segundo maior deserto na terra e o primeiro quando o assunto é deserto mais quente. Tem sua localização ao norte da África com um total de área 9.065.00 km², algo que gire em torno de comparação a Europa conhecida e também a área dos EUA.

Tem sua extensão bem maior do que muitos países que aqui se localizam como o próprio Brasil, Índia e Austrália. Esse deserto faz parte dos seguintes países conhecidos: Tunísia, Argélia, Sudão, Burkina Faso, Senegal, Chade, Níger, Egito, Mali, Líbia, Mauritânia, Saara Ocidental e Marrocos. E por mais que seja um deserto, há cerca de 2,5 milhões de pessoas que lá habitam.

Com mais de 9 milhões de quilometros quadrados, o Saara é o maior deserto quente do mundo, e o segundo maior deserto da terra, perdendo apenas para a Antartica.

publicidade:

Clima e Animais no Deserto do Saara

Quem vê o clima assim não imagina que lá já foi mais ameno e também detentor de grandes florestas tropicais. Estudos nesse sentido inclusive determinou que o rio Nilo corria antigamente para o Oceano Atlântico e não para o Mar mediterrâneo. Bastou uma inclinação a mais na terra para que os graus se elevassem e a temperatura secasse dessa forma. Ainda assim, com o clima árido, vemos a presença de fauna com dromedários e cabras, que são considerados animais que sobrevivem predominantemente nessas condições. Por sua capacidade, o dromedário é o animal preferido dos grupos nômades. Outro animal presente é o escorpião Leirus Quinquestriatus que pode chegar a 10 cm. A cobra do Saara é conhecida pelo nome de Cerastes que tem por sua média, algo em torno de 50 cm de comprimento.

publicidade:

Atualmente, o Saara conta com a temperatura média de 50 graus Celsius, podendo chegar até 53 graus nas tardes, por volta de uma hora da tarde. É comum que os ventos soprados do nordeste formem verdadeiros moinhos de areia.

Galeria de Fotos do Deserto do Saara

157076887

publicidade:

Oasis at Um Al Ma salt lake, Sahara desert, Ubari, Libya --- Image by © Frans Lemmens/zefa/Corbis

c7ebabda475d0ecb30844b1ad35e82da
Deserto-do-Saara

saara

 

Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *