Dentadura de Silicone

0
anúncios:
anúncios:

Os dentes podem ser perdidos pela ação da cárie, doenças que atingem a gengiva, ou até mesmo traumatismos.  A falta de dentes também pode acarretar em mais problemas, como os desequilíbrios da arcada dentária, onde aqueles que estão lado a lado movem-se pelo espaço livre. Por isso, uma prótese ou implante se faz necessário, de modo que não se resume apenas a uma questão de saúde, mas também estética.

A expectativa por próteses que pudessem ser removíveis, com grampos acrílicos ao invés dos metálicos, fez com que surgissem as próteses de silicone. Quem está pensando em adquirir uma nova dentadura pode considerar esta opção.

dentadura-de-silicone-1

publicidade:

Dentadura de Silicone: Fotos, como funciona, é melhor?

Ao escolher as dentaduras de silicone, será preciso ter um cuidado maior com a limpeza, devido ao seu material, ela tende a acumular mais sujeira em relação aos modelos tradicionais, além de ter uma “vida útil” menor. Mais ou menos no prazo de 1 a 2 anos é preciso que se faça a manutenção, porém, sempre acabam compensando por sua beleza.

anúncios:

Os preços podem variar bastante de acordo com a clínica escolhida e também material utilizado para a composição do produto. As dentaduras de porcelana, geralmente estão na casa dos R$500,00, as de silicone podem passar facilmente de R$1.000,00. Antes de mandar fazer a sua, faça um orçamento em diferentes estabelecimentos e pesquise para identificar a opção mais acessível.

O processo de montagem da prótese dentária de silicone é feito através de um molde da boca na parte de cima e em baixo. Todo o processo é indolor, mas há o desconforto do tempo de espera para que o material de impressão possa endurecer. Até lá, o paciente precisa ficar com a boca aberta. Após removido, ele é enviado para um laboratório de próteses dentárias onde se iniciam os trabalhos para a sua montagem.

anúncios:

O paciente é chamado ao laboratório para fazer as provas e dar as suas opiniões, desta forma são feitos os ajustes que irão garantir o melhor conforto e aparência possível. Pode acontecer de precisar repetir novamente os passos de impressão ou moldagem para o caso de extrações muito recentes ou quando é detectado algum defeito.
dentadura-de-silicone-2

dentadura-de-silicone-3

dentadura-silicone-5

dentadura-silicone-

As vantagens da dentadura de silicone

Dentre as vantagens da dentadura de silicone está a preservação dos dentes remanescentes (aqueles que ainda fazem parte da boca) e também o conforto que oferece ao usuário. Por ser um material maleável, ele adere a sua boca de maneira mais natural.

O fato dos grampos ou ganchos de retenção no tom do dente ou da gengiva, conforme o local onde se situa, permite que a sua implantação fique com uma aparência mais uniforme, passando a impressão de que não se trata de uma prótese dentária. Já na esquelética temos uma estética um pouco comprometedora em função dos grampos metálicos.

Desvantagens da prótese de silicone

A começar pelo preço, que é bastante elevado, também há quem diga que é mais difícil de retirar ou inseri-la na boca. Alguns pacientes relatam de aftas com mais frequência, e em algumas circunstâncias, mau odor, no entanto, para o último caso, os fabricantes recomendam a lavagem através de alguns produtos específicos para a desinfeção.

O uso da prótese flexível pode não ser indicada para o caso em que não estão em falta todos os dentes, esta inclusive, talvez não seja a melhor solução. Compete ao dentista falar com o técnico de prótese aconselhar o paciente. Se comparada a ponte dentária fixa a implantes ainda é uma alternativa inferior quando levamos em consideração a questão custo-benefício. Existe também a questão de gosto, muitos não gostam de próteses flexíveis.

Considerações finais

Se você se interessou por uma prótese de silicone, não se esqueça de averiguar as condições de garantia oferecidas pelo fabricante e se ela vem acompanhada do certificado. É aconselhável que você se informe se é oferecida a cobertura para o conserto em caso de problemas e se o arranjo também está coberto pela garantia.

Pondere os prós e contras e avalie se atende ou não as suas necessidades.

Deixe um comentário!

anúncios:
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA