Custo Fixo

0

anúncios:

O custo fixo é um parâmetro que toda empresa coloca para ter uma base do quanto ela gasta com os seus produtos e serviços. Ele está associado a uma média porque muitas contas que o compõem sofrem variações. O custo fixo não é atrelado ao quanto a empresa produz e vende.

Custo Fixo

Como o próprio nome sugere, ele é fixo, isto é, o valor não muda a cada mês (há casos em que a mudança pode ocorrer por índice anual), apesar de ser influenciado por variações. A sua freqüência é constante, recorrente.



Muitos empresários buscam saber em como calcular custo fixo de um produto e qual o ideal para a sua empresa. Isso já ocorreu com você? Será que você não está fazendo uma planilha custo fixo de maneira errada?

Veja Também: saiba tudo sobre a tabuada de divisão

Aqui no Portal Brasil 10 iremos esclarecer para você o que é custo fixo, exemplos custos fixos de uma empresa e como você pode calculá-lo corretamente.

O que é custo fixo?

Segundo o SEBRAE, custo fixo é uma despesa constante na empresa independentemente do aumento ou diminuição na quantidade produzida e vendida. Se você vendeu muito ou vendeu pouco, isso não importa para o custo fixo, pois ele sempre irá existir.

Custo Fixo

A sua empresa precisa conhecer quais são esses custos fixos bem como defini-los. Certamente, você já deve ter ouvido falar que toda empresa possui a existência de custo fixo e o custo variável. Ambos são opostos, diferentes, o que acabam por influenciar nos resultados finais do seu negócio.

Enquanto que o custo fixo é habitual, definido e recorrente, o custo variável muda conforme a necessidade da empresa, o que ela precisa e é inconstante. Os custos variáveis dependem exclusivamente da quantidade produzida e vendida, sendo na mesma proporção.

Descubra abaixo alguns exemplos custos fixos de uma empresa para poder visualizar o seu real significado.

Custos fixos de uma empresa: Exemplos

Para você compreender melhor o que são custos fixos nada melhor que dar exemplos, não é verdade? Lembrando que a quantidade de custos fixos na empresa vai depender de alguns fatores, por isso, podem ser os descritos abaixo como podem ser adicionados outros.

  • Contas de água, luz, telefone, internet
  • Salários dos colaboradores
  • Materiais de limpeza
  • Aluguel
  • Impostos
  • Além de outros

Como calcular o custo fixo de um produto e na empresa

Para saber como calcular o custo fixo de um produto e também na empresa é importante avaliar alguns fatores. O índice é concluído a partir de uma análise precisa que você fará a partir da observação de:

  • Tipo e porte de sua empresa – o tipo se define como a atividade que a empresa exerce e quanto mais especializada ela for, mais gastos ela terá. Já o porte é definido ao volume de faturamento que a empresa tem.
  • O segmento de seu negócio – é determinado pela grande ou menor concorrência que possui e os seus preçoscusto-fixo
  • O seu concorrente – você precisa analisar quem são os seus concorrentes diretos, como atuam nas vendas dos seus produtos, se oferecem constantemente promoções ao público, em que nível de influência exerce no mercado etc
  • Faturamento de sua empresa – o valor do custo fixo está intrinsecamente ligado ao que a empresa fatura. É preciso que você reconheça o ponto de equilíbrio onde há o volume mínimo de faturamento para que possa sobrepor ou cobrir todos os custos.
  • Qual padrão que sua empresa deseja ter? Existem empresas que ofertam os seus produtos ou serviços conforme o padrão que possuem atual. No entanto, é importante que você considere o que deseja ter lá na frente, pois isso acarretará na definição do seu custo fixo.

Pensando em todos esses aspectos e fatores que influenciam na determinação do custo fixo de sua empresa, o cálculo deve ter como base uma média. Para que venha a aplicar, considere alguns pontos no índice conforme abaixo:

  • Setor de indústria de pequeno porte de 15 a 20%
  • Setor de indústria de médio e grande porte até 15%
  • Setor do comércio de pequeno porte de 10 a 20%
  • Setor de comércio de médio e grande porte até 10%
  • Setor de serviços de pequeno porte de 15 a 25%
  • Setor de serviços de médio e grande porte até 15%

Como calcular o custo fixo – Tutorial e Vídeo

Gostou do que leu? Então, comente abaixo algo sobre!

Deixe um comentário!

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA