Cubismo no Brasil

0
anúncios:

O cubismo no Brasil revolucionou a arte de sua época com o seu modo de expressão e até hoje é fonte de inspiração para muitos artistas. É possível você notar nas obras de Tarsila do Amaral muito bem representadas, além de alguns outros nomes importantes.

Cubismo no Brasil

Apesar da sua grande influência no país, não existem artistas exclusivamente cubistas, isto é, que tenham se dedicado a esse único movimento.

anúncios:


O que existe são algumas características encontradas em suas obras como cores e formatos diferentes. Mas, eles também representam outros movimentos além do cubismo.

anúncios:

Para que você entenda onde surgiu o cubismo, suas fases, características, quando iniciou, iremos aqui abaixo fazer um pequeno resumo de tudo que o cubismo no Brasil vivenciou!

Resumo do Cubismo no Brasil

O cubismo no Brasil foi um movimento influenciado pelo exterior, especificamente, na França. Recebeu influência dos países mexicanos, norte-americanos atingindo, assim, o mundo todo. Ele ganhou espaço no país um tempo após a Semana de Arte Moderna no ano de 1922.

anúncios:

Cubismo no BrasilOs principais artistas que evidenciaram esse movimento no Brasil foram Anita Mafaltti, Tarsila do Amaral, Brecheret, Rego Monteiro e Di Cavalcanti. No entanto, não foi um período passado ou que morreu ali naquela época. Os seus traços nas várias obras são vistos até hoje em muitos lugares!

Ele teve forte impacto nas artes plásticas no século XX se expandindo para a poesia e literatura. Quem fundou o cubismo foi Pablo Picasso e também o Georges Braque.

A expressão artística que antes era retratada na natureza de forma fiel apreciada bastante pelo Renascimento, agora toma outro rumo. Essa nova forma de expressão representava a paisagem de maneira completamente distinta, particular e peculiar.

Onde surgiu o Cubismo

paul-cubismo
Paul Cézanne

Surgiu na França por meio do artista francês Paul Cézanne introduzindo em suas obras distorções nas formas e nos formatos bidimensionais. No Brasil, o cubismo surgiu no século XX por meio de Oswaldo de Andrade como também na década de 60 com o concretismo.

Artistas no Cubismo

Há artistas cubistas no mundo todo. Os que tiveram maior destaque no Cubismo tinham a sua origem na Europa, o que começou a crescer em outros países chegando no Brasil.

Entre os principais artistas que vale a pena destacar são:

  • Pablo Picasso, Juan Gris, Braque, Robert Delaunay, Albert Gleizes, Marcel Duchamp, Fernand Léger, Francis Picabia, Roger de La Fresnaye.

Fases do cubismo

Devido às formas na natureza receberem representação através de figuras geométricas, o que se podem notar as partes vistas de um objeto sob um mesmo plano. Ele visa muito a decomposição sem ter nenhum compromisso com a realidade das coisas.

As fases do cubismo são divididas em duas:

Cubismo: Fase Analítica

  • Durou até 1912
  • O uso das cores eram mais moderadas
  • As formas eram predominantemente geométricas e sem estrutura pelo desmembramento de suas partes
  • Houve a necessidade de não apenas observar a obra, mas tentar entender e decifrar o seu real significado

Cubismo: Fase Sintética

  • Surgiu a partir de 1912
  • O uso de cores eram mais fortes
  • As formas eram usadas para reconhecer as suas figuras
  • Era utilizado colagens com letras e também pequenas partes de jornais

Cubismo características

O cubismo possui várias características nas pinturas e literatura. Destacam-se na pintura cubista as formas geométricas para se expressar. A essas formas você pode notar por meio dos cubos, esferas, pirâmides, cilindros e prismas.

cubismo4

Um dos principais aspectos para que esse movimento cubista tivesse sucesso e fosse bem sucedido era que a imagem nesse formato geométrico pudesse ser visto nitidamente em diferentes ângulos. E devido a essa possibilidade, ele se destacou e alcançou grande destaque!

Muitos dos artistas cubistas trouxeram a ruptura do que viam em sua arte, isto é, de uma só perspectiva e ângulo passando a usar montagens, colagens, superposição de figuras, a simultaneidade. Todas essas características permitiram que o cubismo fosse reconhecido dessa maneira.

Cubismo no Brasil

Agora que você descobriu alguns aspectos, características, fases, artistas e onde surgiu o Cubismo, que tal deixar um comentário com o que acabou de ler? Você gostou desse movimento que influenciou as artes plásticas, literatura, pintura e muitas obras?

Será que você saberia reconhecer uma imagem com traços do movimento cubista? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião.

Vídeo: O que é Cubismo?

Deixe um comentário!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here