Cpex

0
publicidade:

O exército brasileiro é responsável pelas operações de defesa do nosso país. Seu comandante supremo é o Presidente da República. Em tempos de paz, há uma incessante busca por meios e maneiras de aprimorar e garantir o preparo para atuar em situações de conflito ou guerra.

Somos o segundo maior efetivo exército da América Latina, apenas atrás da Colômbia com 219.585 soldados, e uma reserva de 280.000 homens que são convocados anualmente para a apresentação, o processo pode ocorrer até 5 anos subsequentes ao seu desligamento. Também possuímos a maior quantidade de veículos blindados da América do Sul.

Existem unidades especialistas em combates baseados na diversidade de biomas do nosso país, tal como pantanal (17º Batalhão de Fronteira), a caatinga (72º Batalhão de Infantaria Motorizado), a montanha (11º Batalhão de Infantaria de Montanha) e a selva. Somo reconhecidos internacionalmente como as melhores unidades de combate em selva existentes no mundo. As unidades são enquadradas pela 1ª, 2ª, 16ª, 17ª e 23ª Brigada de Infantaria de Selva.

publicidade:

cpex-como-se-cadastrar

publicidade:

Sobre o início do exército brasileiro

Tudo começa com o surgimento do Estado brasileiro, ou seja, com a independência do nosso país. Participamos da primeira Batalha dos Guararapes (19 de abril de 1648), mediante as invasões neerlandesas do Brasil cujo adversário foram os Países Baixos.

No ano de 1822 e 1823, o exército brasileiro derrotou a resistência portuguesa à independência, mais especificamente nas regiões norte-nordeste do país e na província da Cisplatina o que evitou a dissolução do território nacional nos anos posteriores. Era formado pela 1ª Linha, que era o Exército de fato; e o de 2ª Linha, a Guarda Nacional que era comandada por líderes regionais, latifundiários e proprietários de escravos, os tradicionais Coronéis. Desde então a história do exército brasileiro se desenvolveu em outros eventos, alguns muito expressivos, como a Primeira Guerra mundial onde enviou em 1918 a Missão Militar à Frente Ocidental e, em 1944, durante a Segunda Guerra mundial, quando contribuímos no combate ao Nazifascismo.

cpex-como-se-cadastrar-1

Cpex é o Centro de Pagamentos do Exército. O órgão tem a finalidade de executar as atividades de pagamentos centralizados no Comando do Exército por intermédio de plataformas online.

Seu site é totalmente direcionado para assuntos de caráter militar, especialmente quando se trata do exército brasileiro. Ao acessar você encontrará informações sobre a legislação relacionada ao Cpex, tópicos com as dúvidas mais frequentes, opiniões de usuários, e etc.

Missão, visão e valores

A missão da Cpex é executar o pagamento centralizado no Comando do Exército, oferecendo o suporte e também a manutenção da credibilidade da instituição. Sua visão consiste no reconhecimento, no âmbito da Administração Pública, contendo um padrão de excelências nas suas atividades. Os valores são: Comprometimento, Pontualidade, Flexibilidade e Segurança.

cpex-como-se-cadastrar-2

Cpex: Como se cadastrar

O cadastro é essencial para utilizar o site da Cpex, sem ele você não terá acesso as informações de que precisa, no entanto o procedimento é simples, e estamos aqui para auxiliá-lo através de um passo a passo intuitivo e objetivo. Você pode definir a sua senha já no primeiro acesso, e começar a usar o site sem problemas dentro de poucos minutos, basta seguir as recomendações:

– Acesse o site da Cpex;

– Localize no lado direito da tela a opção “Acesso ao usuário” e depois clique sobre a opção “Faça Login”;

cpex-como-se-cadastrar-3

– Uma mensagem alertará o usuário que para o primeiro acesso, será necessário o uso como Senha, o Identificador de margem de um dos dois últimos contracheques.

cpex-como-se-cadastrar-4

Além do contracheque, o identificador de margem pode ser extraído no terminal de autoatendimento de seu banco ou via internet banking. Porém, os bancos: Itaú, Unibanco, Citibank e BRB ainda não disponibilizam o contracheque, se houver necessidade, de solicitá-los, indicamos que entrem em contato com com a Ouvidoria do CPEx para obter mais informações.

– Após seguir as orientações propostas, o usuário do site pode entrar no sistema para modificar a senha e colocar uma pessoal e de sua preferência.

– Para fazer os próximos acessos, será necessário apenas informar a sua senha (que foi alterada ou não no processo de inscrição) e número do CPF.

publicidade:

Boa sorte!

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA