Como prevenir a Lepra

0
anúncios:
anúncios:

Ao saber como prevenir a lepra ou hanseníase, isso lhe permitirá estar precavida de contrair uma doença desnecessariamente. Por isso, sua importância de evitá-la é fundamental visto que é uma das mais antigas e presentes na história da humanidade e da medicina.

A lepra é causada por um parasita chamado de bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae. Esse parasita ataca a pele e também os nervos periféricos, porém também pode atingir outros órgãos como os olhos, testículos e o fígado.

Se você está interessada em como prevenir a lepra, deve também conhecer um pouco os seus sintomas e causas. Também saiba que a lepra tem cura e, atualmente, existe tratamento muito eficaz para eliminá-la de sua vida.

publicidade:

lepra

anúncios:

Veja abaixo mais informações a fim de compreender essa lepra doença que atinge poucas pessoas, mas que se faz necessário ter mais conhecimento sobre sua atuação.

Como prevenir a lepra?

É fundamental que você saiba que a lepra ou hanseníase é infecciosa, bactericida e contagiosa. Se você estiver perto de pessoas que contraiam essa doença, é bem provável que seja atingido por ela. Por isso, deve ter o cuidado de se manter isolado dessa pessoa até que seja feito tratamento adequado.

anúncios:

 

Você poderá prevenir a lepra baseando-se no exame dermato-neurológico e com a aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que venham a compartilhar do mesmo domicílio com o portador dessa doença.

hanseniase

Dentre as formas eficazes para você prevenir a lepra doença estão a manutenção do sistema imunológico eficiente, por meio de ter uma boa alimentação, prática regular de atividade física, condições de higiene aceitáveis, enfim, você sempre deve manter o seu organismo forte, a ponto de combater a doença, caso entre em contato com o bacilo de Hansen.

Se você tem contato diário em sua casa com alguém que tenha adquirido a lepra ou hanseníase, especialmente as crianças, deverá ser examinada anualmente por pelo menos até cinco anos depois do último contato. As pessoas com menos de 25 anos que tenha contado diário podem receber tratamento preventivo.

Hanseníase – Saiba mais

Segundo a OMS, o país é líder mundial em prevalência da hanseníase ou lepra. Em 1991, foi assinado pelo governo brasileiro um termo de compromisso mundial, comprometendo-se a eliminar esta doença até 2010. Entretanto, a cada ano, há mais de quarenta mil novos casos tendo, entre eles, vários indivíduos em situação de deformidade irreversível. (Fonte Ministério da Saúde).

Se você tem dúvidas e deseja saber mais detalhes, agende já a sua consulta com um especialista da Rede TEM pela Central de Atendimento 0800 836 88 36.

Hanseníase – Sintomas e diagnóstico

Para você saber os sintomas e reconhecer o diagnóstico, deverá observar, principalmente, quando fizer a avaliação clínica. Essa avaliação consiste na aplicação de testes de sensibilidade, palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos e força motora.

Os exames laboratoriais realizados na clínica como, por exemplo, a biópsia, pode ser necessária. Assim, os sintomas principais da lepra são:

  • Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, inchaço de mãos e pés
  • Úlceras de pernas e pés
  • Encontrará manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade
  • Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade
  • Entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz
  • Área de pele seca e com falta de suor
  • Edemas, dor nas juntas e febre
  • Área da pele com queda de pelos, especialmente nas sobrancelhas
  • Ressecamento nos olhos
  • Sensação de formigamento (Parestesias) ou diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato. A pessoa se queima ou machuca sem perceber
  • Nódulo (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos
  • Locais com maior predisposição para o surgimento das manchas: mãos, pés, face, costas, nádegas e pernas
  • Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos
  • Emagrecimento e mal estar

Infográfico Sintomas da Lepra

hanseniase

Hanseníase – Fotos

lepra2 lepra3 lepra6 lepra7

Importante!

Você vai observar que em alguns casos, a lepra ou hanseníase pode ocorrer sem o aparecimento de manchas. É importante que você saiba que o aparecimento desses sintomas acima citados irá se expor variando de 9 meses a 20 anos.

Deixe seu comentário abaixo com o que pensa dessa doença da lepra ou hanseníase.

Deixe um comentário!

anúncios:
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA