Cisto Pilonidal

0
anúncios:
anúncios:

Cisto pilonidal ou abscesso pilonidal atinge mais homens jovens entre 15 a 30 anos. Já homens acima de 40, dificilmente, contraem essa doença. É importante que você saiba das causas e a forma de tratamento para que, caso ocorra com você, possa executar o procedimento correto.

Ele se caracteriza como uma lesão que ocorre na fenda na parte superior das nádegas provocando dor intensa e, muitas vezes, pode ser infectado. Geralmente, ele contém cabelo, detritos e sujeira. Caso o cisto pilonidal seja infectado em você, pode provocar pus e sangue tendo um odor estranho.

Cisto Pilonidal

publicidade:

É muito comum que a pessoa apresente esse abscesso pilonidal ou cisto pilonidal por se manter sentada por muito tempo como, por exemplo, os motoristas de táxi. A sua condição pode tanto em homens como mulheres, mas é comum entre homens mais jovens.

anúncios:

Não há muitas complicações provocadas desse tipo de doença embora você venha a sentir muito desconforto. Você pode encontrar dificuldade quanto ao tratamento mais profundo ou que tenha causado um problema grave, mas isso acontece apenas em alguns casos.

O mais correto é você procurar ajuda médica para que possa diagnosticar se contraiu esse cisto pilonidal e iniciar rapidamente o seu tratamento correto.

anúncios:

Aqui no Portal Brasil 10 você saberá as causas e tratamentos que poderá realizar para que fique curado do abscesso pilonidal voltando, assim, às suas atividades normais.

Veja também: conheças as doenças que podem ser transmitidas por baratas

O que é cisto pilonidal?

Cisto PilonidalDe acordo com o Dr. Drauzio Varella, “o cisto pilonidal é uma lesão que se desenvolve na região terminal da coluna vertebral (região sacrococcigiana), bem no início do sulco que separa as duas nádegas, alguns centímetros acima do ânus. Pode surgir também no umbigo, axilas e couro cabeludo”

Ele ainda afirma que “quanto a sua estrutura, é formado por uma bolsa revestida por células epiteliais, que contém pelos, fragmentos de pele, glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas em seu interior. O acúmulo desse material gera um processo inflamatório que pode apresentar sinais de infecção e acúmulo de pus, dando origem a um abscesso (abscesso pilonidal). Portanto, a palavra pilonidal, que significa “ninho de pelos”

Portanto, o cisto pilonidal chega a ser uma inflamação na região das nádegas podendo ser adquirido e reaparecer após a cura. Por isso, deve-se ter todo cuidado de não contraí-lo novamente.

Cisto pilonidal é perigoso?

cisto4Ele passa a ser perigoso devido ao não tratamento da inflamação ocasionando um problema mais grave. No geral, quando tratado adequadamente, não gera perigo maior. No entanto, há casos em que você deverá ser submetido a uma cirurgia conforme o médico especialista Euna Chi, MD recomenda abaixo:

“O cisto pilonidal(quando infectado) pode ficar muito inflamado causando muita dor. Devido à localização usual do cisto no lado direito, na parte superior das nádegas, ele pode ser perigoso. Tratar da infecção, no entanto, deve aliviar a dor. O seu médico pode abrir e drenar o pus, por um procedimento feito na sala cirúrgica da clínica. Infelizmente, o cisto, por vezes, pode retornar. Se isso continuar a ocorrer, no entanto, o cirurgião pode operar para remover toda a estrutura (incluindo as vias que ligam a superfície da pele), fazendo com que o seu retorno seja  muito menos provável de aparecer”.

Causas do cisto pilonidal

A causa exata dessa condição não é exatamente conhecida, mas acredita-se que pode ser uma combinação de mudança de hormônios (porque ocorre após a puberdade), o crescimento do cabelo, e fricção da roupa, ou quando se passa muito tempo sentado.

As atividades que causam o atrito como sentar, podem forçar o cabelo a crescer na área que toca de volta sob a pele. O corpo considera estranho esse cabelo e lança uma resposta imune contra ele, similar à forma como iria reagir quando se lida com uma lasca.

cisto5

Cisto pilonidal – Tratamento

Se o seu caso é diagnosticado no início, você não está experimentando a dor severa, e não há nenhum sinal de inflamação, é provável que o seu médico irá prescrever um antibiótico de largo espectro, que é um antibiótico que trata uma ampla gama de bactérias.

É importante perceber que isto não vai curar a fístula, mas ele vai te dar alívio da infecção e desconforto. Seu médico irá recomendar que você obtenha um exame de acompanhamento, regularmente remover o cabelo ou raspar o local, e prestar especial atenção à sua higiene.

Se você tem cisto pilonidal de maneira recorrente ou se tiver mais de uma fístula (conexão irregular entre os órgãos), o seu médico irá recomendar um procedimento cirúrgico.

Caso você tenha gostado de saber dessas informações importantes, deixe seu comentário abaixo.

Deixe um comentário!

anúncios:
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA