Caixa PIS

1
publicidade:

O PIS (Programa de Interação Social) é uma contribuição devida pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego e do abono para os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos.

O abono do PIS (funcionários de empresas privadas) é feito na Caixa Econômica Federal, como muitos outros tipos de contribuições. A Caixa disponibiliza todo um conteúdo na internet, sobre o PIS.

O PIS é um benefício que é pago anualmente aos trabalhadores que estejam sempre dentro dos parâmetros e requisitos exigidos através do CODEFAT e ainda através do Ministério do Trabalho. No mês de julho, foi liberado o calendário com todas as datas e prazos para quem tem direito ao PIS / PASEP. Que tem direito a receber anualmente o Pis 2016 para que possa se programar. Já foi até mesmo aprovado através do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo do Trabalhador, o Codefat.

publicidade:

Calendário PIS 2016

calendario-pis-2016

publicidade:

Abono Salarial 2016

calendario-pis-2015-2016

logotipo_banco_caixa_economica_01

Quem tem direito ao Abono PIS 2016

  • Tem que estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos
  • Ter recebido até dois salários mínimos mensais
  • Tem que ter trabalhado pelo menos 30 dias com registro em carteira no ano anterior

Se você se enquadra dentro destas exigências deverá consultar a tabela de pagamentos abaixo, já que os pagamentos do PIS são feitos em relação ao mês do nascimento e todos os anos os pagamentos começam a ser feitos em agosto para os nascidos em Julho e assim por diante.

Novas Regras do PIS

O empregador que oferece todos os requisites para que seus funcionários recebam o PIS devem ficar atentos com as Novas Regras do PIS 2015, assim como o beneficiado. De acordo com as novas regras o prazo de carência que antes era de um mês, agora passa a ser de três meses de trabalho consecutivo.

Outra questão que também foi alterada é que agora o PIS não será mais pago de maneira integral, passará a adotar a mesma forma de pagamento que o Décimo Terceiro Salário, sendo proporcional ao tempo de trabalho do beneficiado.

O tempo de cadastro de cinco anos e os dados atualizados enviados a RAIS permanecem a mesma coisa, sem nenhuma alteração.

FGTS

O depósito do FGTS é uma obrigação trabalhista garantida por lei (CLT). O seu descumprimento por parte do empregador resultará em multa sobre o tempo de não recolhimento do FGTS. O trabalho pode ficar tranquilo que, ao se deligar da empresa, ele necessitará fazer homologação no sindicato da categoria e, o sindicado não faz a hamologação enquanto o empregado não saldar a dívida com o empregado e com o Estado.

Como Consultar o PIS e FGTS 2016 pela Caixa

No site você encontra informações sobre o Programa, desde como funciona até como se cadastrar. O cadastro também pode ser feito através do site, mas se preferi pode fazer em alguma Agência da Caixa.

Que tal pegar uma parte desse dinheiro e fazer uma viagem? Não adianta trabalhar a vida inteira, precisa curtir e aproveitar, porque a vida é curta!

Como Consultar PIS e FGTS 2016 pela Internet

publicidade:

Se o que você esta querendo é fazer Consultas sobre o e Saldo do PIS e sobre sua situação em relação à ele, clique aqui.

Deixe um comentário!

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA