Cabo de Rede Crossover

0
anúncios:
anúncios:

O cabeamento é um processo fundamental para interligar computadores e notebooks. Quem possui, dois ou mais computadores, seja no escritório ou na sua empresa e precisa conectá-los para compartilhar impressoras e arquivos, certamente fará um bom proveito deste recurso.

cabo_de_rede

No caso, a ação mais comum é a criação de um cabo em crossover ou cabo direto, falaremos de ambos os procedimentos para que você saiba qual utilizar e entenda as diferenças entre os mesmos.

publicidade:

Antes de começarmos, é preciso que você disponha de alguns materiais básicos para realizar a crimpagem tanto do cabo crossover quanto direto, são eles:

anúncios:

Só é possível prender a ponta do cabo UTP nos conectores RJ45 utilizando o alicate de crimpagem. Após o processo eles podem ser conectados diretamente à placa de rede de seu computador ou então ao hub/switch.

Veja Também: Senhas Padrões de Roteadores

anúncios:

Cabo Crossover ou Cabo Direto?

Depende da situação. Para montar um cabo para interligar dois computadores, o mais indicado é o cabo crossover, no caso não há a necessidade de utilizar hubs, já que a intenção é justamente fazer a conexão direta de uma máquina à outra.

Porém, quando desejamos fazer a conexão de três computadores ou mais, se faz necessário ter à disposição um hub, sendo preciso criar um cabo do tipo direto para o procedimento, já que o crossover não serve para este propósito.

Resumidamente podemos concluir que o cabo crossover possui a disposição de cores diferentes em relação a uma ponta e outra, enquanto que o cabo direto, ambas são idênticas.

A sequência conhecida como EIA/TIA 568A é utilizada para fazermos a ligação no cabo direto (duas pontas iguais), o padrão é o seguinte:

  • Verde Branco
  • Verde
  • Laranja Branco
  • Azul
  • Azul Branco
  • Laranja
  • Marrom Branco
  • Marrom

Para esta ligação, é importante tomar o cuidado para que cada fio entre no orifício correspondente do conector RJ45, certifique-se de que o tamanho de todos os fios sejam uniformes para facilitar o encaixe. Se você notar que o tamanho de algum dos fios está diferente, sendo um menor que o outro, por exemplo, refaça o processo de corte.

crossover

Se estiver tudo correto, é a hora de crimpar, para isso insira o conector no espaço correspondente do alicate de crimpagem e pressione-o garantindo que o conector está devidamente preso. Aperte bem, só tome cuidado para não exagerar e acabar danificando o conector.

Só salientando mais uma vez que, para a conexão direta, ambas as pontas são iguais, então se você optou por esse modelo, deve fazer a crimpagem da outra ponta utilizando o mesmo padrão de cores.

Cabo Crossover – Montagem

Para a montagem em crossover – No caso do cabo crossover, que seria o foco do nosso artigo, você deve fazer a crimpagem de uma das pontas no padrão EIA/TIA 568A, como já foi exemplificado nos passos anteriores (Atenção: apenas uma das extremidades devem ser crimpadas nesse sistema), sendo que a outra, deve seguir o padrão EIA/TIA 568B, cuja disposição de cores é o seguinte:

  • Laranja Branco
  • Laranja
  • Verde Branco
  • Azul
  • Azul Branco
  • Verde
  • Marrom Branco
  • Marrom

Se é a primeira vez que você está realizando a crimpagem do cabo, provavelmente terá algumas dificuldades e terá que refazer o processo, isso é bem comum, porém com um pouco de persistência e atenção você conseguirá o que deseja.

Outra dica bem importante para quem vai fazer a crimpagem dos cabos é fazer a utilização do testador de cabo, o equipamento poderá indicar ao usuário se há alguma falha ou está funcionando perfeitamente. Há muitos modelos de testadores de cabo no mercado, procure por uma loja especializada caso tenha interesse em adquirir o seu. Especialmente se trabalha como técnico, o aparelho pode ser bastante útil.

Veja Também: 2 roteadores na Mesma Rede

Você também pode optar por comprar os cabos de rede prontos, os valores variam de acordo com o tamanho, e podem ser encontrados em lojas como Americanas, ou até mesmo o Mercado Livre.

Cabo Crossover – Tutorial em Vídeo

Para tornar o nosso tutorial ainda mais intuitivo, iremos compartilhar um vídeo exemplificando o passo a passo da crimpagem de cabos através do processo de crossover, sendo assim, se você ficou com alguma dúvida, poderá facilmente esclarecê-la ao assisti-lo, confira-o abaixo:

Deixe um comentário!

anúncios:
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA