Brincadeiras para crianças hiperativas

0
publicidade:

A hiperatividade atinge as crianças e geralmente se manifesta antes dos sets anos, sendo caracterizada pela atividade ininterrupta da criança, que fica ativo 24 horas por dia, até com o sono agitado e toda esta atividade leva a criança a exaustão, mas ela ainda sente a necessidade de estar em atividade, apesar do corpo já não aguentar mais, pois a mente continua funcionando a mil.

Dicas de Brincadeiras para Crianças Hiperativas

Por exemplo, se a criança estiver em idade escolar, os pais devem escolher uma escola que tenha bastante espaço para as brincadeiras ou uma brinquedoteca. Já se a criança ainda for muito pequena, os pais ou responsáveis devem leva-la a um parque, pracinha ou playground do próprio prédio onde a família mora.

501766-Crianças-que-roncam-alto-tem-maior-risco-de-problemas-comportamentais

publicidade:

Os pais ou responsáveis também podem promover brincadeiras instrutivas como montar junto com a criança uma teatro de fantoches, onde é possível confeccionar os bonecos, juntamente com a criança e depois montar uma encenação com eles, o que vai manter a criança atenta e ocupada por um bom tempo.

publicidade:

Também pode-se criar brincadeiras com materiais que serão calmantes para a criança como argila, tinta para pinturas, areia e água, até porque a experiência de sentir esses materiais nas mãos ajuda as crianças hiperativas a se concentrarem mais e se tornarem mais conscientes de si mesmas. Outra boa dica é colocar uma música clássica enquanto a criança brinca com esses materiais, para que haja mais relaxamento ainda.

Outras brincadeiras ótimas para crianças hiperativas são aquelas onde elas podem correr, como a brincadeira de pega-pega, brincadeiras em grupo, onde as crianças tenham de caminhar, conversar uns com os outros e fazer escolhas.

Pois a criança hiperativa mais que as outras crianças, precisa tomar decisões para reforçar o seu eu e deve ter a oportunidade de exercitar sua vontade e julgamento positivamente. Então as brincadeiras de amarelinha, bola de gude ou de bola, e até mesmo as brincadeiras mais intelectuais como damas, xadrez, cartas, memória, quebra-cabeça, são indicados também.

publicidade:

As brincadeiras que envolvam os jogos com regras, são ótimos para a criança hiperativa pois trazem o desenvolvimento social e noções de limite, de participação, de saber perder e ganhar, além do desenvolvimento cognitivo e a possibilidade de ter uma noção de saber onde está, o porque, se errou e que tipo de erro cometeu, mas com a chance de tentar novamente e dessa vez acertar.

COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA