Atividades educativas para educação infantil para imprimir

2
anúncios:
anúncios:

 

Antes da entrada no ensino obrigatório, a criança deve iniciar com atividades pré-escolares onde a sua criatividade é estimulada através de jogos e atividades lúdicas. A ideia também é exercitar as suas capacidades cognitivas e promover novas descobertas durante o processo de alfabetização.

A educação pré-escolar pode ser ministrada por creches, berçários, jardins da infância e entre outros.

publicidade:

História da Educação Infantil

A história da educação infantil no Brasil, inicia por volta de 1970, com as mulheres lutando para aumentar o número de creches surgindo assim a necessidade de criar um lugar para os filhos da massa operária.

anúncios:

Em 1988 a educação infantil foi colocada como parte integrante da Constituição, e em 1990 surge o Estatuto da Criança e Adolescente concedendo o atendimento em creches e pré-escolas em crianças de até 6 anos de idade, definindo claramente, os direitos para essa faixa etária como um dever do Estado.

Veja Também: Situação atual da educação no Brasil 

anúncios:

Nas grandes cidades a situação atual é um pouco preocupante, por exemplo, em São Paulo, em média 125 mil crianças estão aguardando por vagas em creches, sendo que 42 mil estão frequentando a pré-escola.

Mas este não é o único desafio da educação, pois atrair a atenção dos alunos também se mostra uma tarefa complicada para os professores, especialmente nesta idade, em que a criança quer brincar e interagir com seus amiguinhos. No entanto, se as atividades educativas selecionadas forem realmente interessantes, elas podem unir o útil ao agradável, sendo possível conseguir resultados almejados.

Atividades Educativas – Dicas

Veja algumas dicas interessantes para manter a atenção e foco de seus alunos em atividades educativas:

Frases criativas – criar frases divertidas que promovam a interação com os seus alunos é fundamental. Por exemplo, sempre que você falar “hey”, além de ser um sinal para que eles foquem nas atividades, eles podem respondê-lo com “ho”. O alerta pode ser útil em um momento em que a ordem da classe estiver muito afetada.

Aulas interativas – para permitir que as crianças desenvolvam as suas expressões artísticas, promova atividades com desenhos e danças, e separe-os em grupos para montar projetos, faça também exposições desses conteúdos.

Mude o ambiente de aula – fazer atividades sentado o dia todo pode ser um tanto quanto monótono. O espaço da instituição em que você leciona pode ser aproveitado de muitas maneiras, como por exemplo, montando um círculo e contando histórias educativas a eles em um parquinho. Sempre que possível planeje atividades aos arredores da escola envolvendo algo relacionado a disciplina a ser estudada.

O entretenimento é a chave – é claro que você não precisa ser um humorista para conseguir dar aulas, mas é importante que tenha alguns artifícios para manter a atenção de seus alunos, para isso, você pode até investir em algumas piadas envolvendo o tema trabalhado na sala de aula.

Uso de diversas mídias – uma forma de tornar a aula mais atrativa é utilizando diferentes meios de aprendizado. Você não precisa se restringir apenas a lousa e giz para transmitir seus conhecimentos, experimente levar alguns vídeos, cartazes, filmes e músicas relacionados ao tema estudado, utilizando diferentes recursos, cada aluno pode extrair mais informações em algum deles.

O esforço, mesmo que pequeno de alguém que está tentando aprender deve ser valorizado. As crianças podem se sentir mais encorajadas a se dedicarem mais ao perceber que os resultados de seus esforços estão sendo reconhecidos, com isso chegamos a outro ponto fundamental: elogie-os, sempre que possível!

Ao utilizar a tecnologia, como a internet, por exemplo, você pode incentivá-los a conhecer mais sobre assuntos diversos e fazendo com que eles participem das aulas dizendo o que viram online.

É importante que você estabeleça algumas metas e objetivos baseados no ritmo de aprendizado de sua turma, desta forma você conseguirá aproveitar melhor o tempo dedicado à sala de aula e otimizar ao máximo o aprendizado de cada um deles.

Tenha um certo cuidado com condutas negativas e que possam refletir como tal na autoestima de seus alunos.

Desafios são sempre estimulantes e uma excelente forma de potencializar o aprendizado. Em algumas atividades educativas, você pode promover desafios para ver como a turma consegue se sair, tenha a certeza de que eles te surpreenderão muito!

Atividades Educativas para Imprimir

Abaixo separamos algumas atividades educativas para impressão que podem auxiliá-lo em seu plano de aulas, confira:

atividades-educativas atividades-educativas-1 atividades-educativas-2 atividades-educativas-3 atividades-educativas-4 atividades-educativas-5 atividades-educativas-6 atividades-educativas-7

Deixe um comentário!

anúncios:
COMPARTILHAR

2 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA