As 10 Doenças mais Graves do Mundo

0
anúncios:
anúncios:

O mundo é um lugar fantástico com muita beleza e cultura onde a humanidade vive aparentemente bem, mas por trás há muita história de sobrevivência e luta pela vida, isso porque há bactérias e vírus mortais que são transmitidos ao organismo do homem, causando morte.

Veja Também:

Neste artigo separamos o top 10 das doenças mais graves do mundo, para lembrarmos dos feitos que vencemos e que ainda necessitamos vencer.

publicidade:

Os dados são fornecidos pela Organização Mundial de Saúde, assim poderemos compreender como um pouco de cada doença, para que possamos de alguma forma identificar e precaver uma comunidade.

anúncios:

10 doenças mais graves do mundo

Vejamos as 10 doenças mais graves do mundo:

anúncios:
  1. Dengue

Uma nova doença se comparada as demais da lista, uma doença que mata aproximadamente 25mil por ano e com crescimento espantoso de contaminação e focos registrados no mundo.

Só para que possa entender, em poucos anos os registros de foco passaram de 9 para 100 em poucos anos, isso porque é transmitida por um mosquito que se prolifera em água parada, necessitando de um ambiente propício.

A doença em si, não é fatal quando cuidada no entanto a variação da doença é perigosa, quando dengue hemorrágica por exemplo, apresenta grande risco a vida.

  1. Leishmaniose

Uma doença progressiva, que causa feridas na pele ou nos órgãos, um mal que não tem cura, sendo necessário prevenir ou tratar os sintomas.

A transmissão é feita por um inseto chamado mosquito palha, que se alimenta de sangue animal ou humano para o desenvolvimento dos seus ovos, outro caso de transmissão é se o mosquito picar um animal ou humano e estes forem infectados, o organismo seguinte que for picado será infectado.

Esse fato acontece em 47 países pobres que estão sujeitos a essa serem infectados, até 400 mil pessoas são contaminadas por ano, principalmente na África.

  1. Cólera

É uma doença que parece simples, quando na verdade é bem complicada, isso porque pode matar com facilidade e rapidez.

A doença não mata com a mesma frequência que outros males apresentados nesse artigo, no entanto o número de pessoas infectadas anualmente é alarmante, chegando até 5 milhões de casos no ano em todo o mundo.

A transmissão ocorre pelo consumo de água ou alimentos contaminados, ataca o intestino delgado, causando diarreia e desidratação do organismo.

Um ambiente que não conta com condições sanitárias adequadas pode ser motivo de infecção.

  1. Doença do sono

Uma doença que mata aproximadamente 300mil pessoas por ano, em 36 países, o Brasil não está na lista, pessoas que visitam países da África estão sujeitas a infecção.

A transmissão acontece pela picada do tsé-tsé, geralmente alcança moradores da área rural, atacando o sistema nervoso central, fazendo com que a pessoa infectada não consiga dormir à noite e facilmente durma durante o dia, alterando o ciclo, além de outros sintomas, o não tratamento da doença, causa a morte,

  1. Malária

Uma doença fácil de tratar, além da possibilidade de evitar a contaminação, no entanto estudos mostram que 700 mil a 1,2 milhões de pessoas morrem na África por ano, isso porque muitos moradores não têm acesso a rede de saúde pública.

A transmissão é feita pela picada de um mosquito fêmea, que causa febre muito alta que causam uma serie de sintomas que causam a morte.

  1. Pneumonia

Essa deveria ocupar o primeiro lugar entre a causa de mortes no mundo, principalmente nas crianças de até 5 anos de idade, é uma doença que afeta os pulmões, causando uma grande inflamação por vírus.

A contaminação pode acontecer em vários lugares, o que piora tudo, então todos os ambientes estão sujeitos, no entanto é possível tratar a doença, mas países pouco desenvolvidos são contam com a sorte de saúde pública eficaz, causando morte, certa de 1 milhão de pessoas por ano.

  1. Tuberculose

Uma doença que é transmitida pelo ar, logo ficar próximo de uma pessoa contaminada poderá ser um risco, a doença mata até 1,5 milhões de pessoas por ano.

Cerca de 2 bilhões são infectadas por ano, o tratamento dura 6 meses, no entanto países que não contam com sistema de saúde eficiente, distribuição de medicamentos ou desenvolvimento socioeconômico, sofrem com a doença que poderia ser evitada, a África por exemplo, é um país que tem índices alarmantes.

  1. Câncer

Uma doença que mata 1,8 milhões de pessoas por ano, isso porque é um mal que tem baixo índice de sobreviventes, isso ainda é pior em países com pouco desenvolvimento.

O câncer não e contagioso, mas fatores genéticos podem influenciar para seu desenvolvimento, isso porque pode aparecer em mais de 100 variações, causado pelo aumento fora de ordem de células que atingem órgãos e tecidos espalhando-se por todo o corpo, nesse aumento as células saudáveis se desenvolvem quando necessário e morrem quando o nosso corpo não precisam mais delas, o câncer é diagnosticado quando essa quantidade de células perde o controle, aumentando ainda mais e com tendências agressivas, forma tumores.

  1. HIV ou AIDS

A contaminação pode ser evitada com uso de proteção sexual ou troca de fluídos corporais, no entanto o número cresce em todo o mundo, para você ter uma noção, cerca de 36 milhões de pessoas foram mortas pela doença desde sua existência.

Quando infectado não há cura, no entanto pesquisadores tentam achar cura dia e noite, devido ao sintomas e facilidade com que é transmitida, para se ter ideia, 35 milhões de pessoas atualmente estão infectadas, acreditamos que esse número tenha crescido.

  1. Aterosclerose

Afeta as artérias coronárias que reduz a circulação do sangue no coração, baixando a oxigenação do principal órgão do corpo, o principal sintoma e angustia ou infarto.

A qualidade alimentar e hábitos são fatores influenciadores nessa doença, apesar de seguirmos nossa vida, achando que está tudo bem, quando na verdade não está nada bem, que gozamos de plena saúde.

A doença chegou a matar 7,4 milhões de pessoas no mundo, os maiores causadores são:

  • Pressão alta
  • Obesidade
  • Tabagistmo
  • Diabetes

Essa doença é bem popular em países ocidentais, no entanto outros países estão sujeitos a doença se não melhorar a qualidade de vida e hábitos saudáveis.

Deixe um comentário!

anúncios:
COMPARTILHAR

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA